Beleza Extraordinária

Como cuidar de uma pele muito seca no outono-inverno? Veja quais passos não podem faltar na rotina

  •  Saiba como cuidar da pele seca no inverno e descubra quais produtos não podem faltar na rotina (Foto: Instagram @heygorjess)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como cuidar da pele seca no inverno e descubra quais produtos não podem faltar na rotina (Foto: Instagram @heygorjess)

Quem tem a pele seca sabe quanto o período de outono-inverno acaba sendo sinônimo de mais descamação, ressecamento e até sensação de repuxamento constante no rosto. O segredo para driblar esses problemas quando baixam as temperaturas? Apostar nos cuidados de pele certeiros - e, acredite, pequenos ajustes na rotina já são suficientes.

Continue lendo a matéria para saber em quais produtos investir e o que fazer para manter a pele seca hidratada durante a temporada de frio.

Para limpeza: água micelar bifásica é ideal para demaquilar e limpar o rosto sem agredir a pele

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

A pele seca é naturalmente mais sensível, mas no inverno é preciso tomar cuidado dobrado especialmente com a limpeza do rosto, para não ressecar ou sensibilizar a derme. Nesse caso, o segredinho para a rotina noturna é apostar na água micelar bifásica.

Esse produto é o mais indicado justamente por ser uma solução de limpeza leve, perfeito para remover a maquiagem sem esforço e sem agredir a pele. Por ter várias funções em um só, o líquido ainda ajuda a reequilibrar o rosto com mais facilidade na rotina.

Para hidratação: cremes antirrugas com ácido hialurônico são os mais indicados

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Uma parte pra lá de importante na rotina de skincare em temporada de frio é a hidratação do rosto. Nessa tarefa, o ideal é apostar num creme antirrugas que contenha ativos como o ácido hialurônico, que é um dos mais indicados para as peles secas.

Usando esse produto, os benefícios são em dobro: além de manter a pele hidratada, a concentração certa do ácido ajuda no combate de rugas e linhas de expressão que ficam mais evidentes com o passar dos anos.

Para proteger: protetor solar é indispensável mesmo nos dias frios

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Pode parecer que o sol está mais escondido e, por isso, não causa mais tantos problemas - mas não é bem assim, viu? O protetor solar precisa ser usado no inverno assim como no verão, e o motivo é que os raios UV continuam atingindo a pele e prejudicando o rosto.

Prefira uma fórmula leve e hidratante (com cor ou sem) e lembre-se de aplicar o filtro solar todos os dias, reforçando o produto num intervalo de 2 em 2 horas. Isso vai prevenir ressecamento, manchas e outros problemas de pele.

Para cuidar: máscara de argila preta ajuda a iluminar o rosto

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Durante a semana, um cuidado a mais que vale ser tomado é o de apostar nas máscaras de argila preta. Esse tipo, especificamente, é um dos melhores porque ajuda a iluminar, desintoxicar e uniformizar a pele - garantindo que manchinhas e cravos sejam neutralizados sem ressecar o rosto.

A frequência ideal pode ser duas vezes na semana, e a aplicação deve ser em todo o rosto ou nos pontos em que achar mais necessário (caso sua pele seja mista). Deixe o produto agir no tempo indicado na embalagem e prontinho!

Cuidados extras com a pele seca no frio: anote as dicas!

- Evite lavar o rosto com água muito quente. Embora os banhos nessa temperatura sejam muito comuns no outono-inverno, a pele seca corre o risco de ficar ainda mais ressecada pelo banho "pelando". Prefira lavar o rosto com água morna sempre!

- Não esfregue a toalha no rosto. Essa ação pode sensibilizar e até machucar o rosto, principalmente se a pele já estiver ressecada. Prefira sempre os movimentos gentis.

- Beba bastante água. O ressecamento deve ser combatido não só com produtos específicos de uso tópico, mas com a ingestão certa do líquido para que as células trabalhem perfeitamente.

- Tente espaçar mais as esfoliações. Como o período é mais seco, é importante não exagerar na frequência da esfoliação do rosto e, em vez disso, investir mais na hidratação da pele.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais