Beleza Extraordinária

Como cuidar das box braids: confira dicas para manter o aplique de tranças, da lavagem à hora de dormir!

  • Saiba o que fazer para cuidar das box braids e manter os fios naturais saudáveis! (Foto: Instagram @faceovermatter)
  • O óleo capilar pode ser usado no couro cabeludo e no comprimento das box braids (Foto: Instagram @jai.marii)
  • Mesmo com as box braids, é importante manter a rotina de hidratação (Foto: Instagram @nnescorner)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que fazer para cuidar das box braids e manter os fios naturais saudáveis! (Foto: Instagram @faceovermatter)
  • Saiba o que fazer para cuidar das box braids e manter os fios naturais saudáveis! (Foto: Instagram @faceovermatter)
  • O óleo capilar pode ser usado no couro cabeludo e no comprimento das box braids (Foto: Instagram @jai.marii)
  • Mesmo com as box braids, é importante manter a rotina de hidratação (Foto: Instagram @nnescorner)

Compridas ou curtas, castanhas ou de tom fantasia, de jumbo ou lã... Não importa como apareçam: as box braids são mesmo garantia de um look estiloso! Além disso, também são a opção perfeita para quem quer uma produção prática para o dia a dia ou deseja disfarçar a diferença de texturas durante a transição capilar. Mas, para que o aplique de tranças tenha uma boa duração e não danifique os fios naturais, é preciso tomar alguns cuidados -  como secá-lo bem depois da lavagem e usar um pouquinho de óleo na raiz e no comprimento. Confira mais detalhes!

Aplicar óleo antes da lavagem ajuda a proteger o couro cabeludo

Fazer a lavagem correta é um dos passos mais importantes para manter as box braids impecáveis e preservar a saúde do cabelo natural. No entanto, um cuidado específico já deve começar antes da limpeza: aplicar óleo no couro cabeludo! 

Além de proteger a região - que, por causa da tração do aplique, fica bem mais sensível -, o produto também ajuda a nutrir o cabelo natural, funciona como pré-poo e pode até estimular seu crescimento. Para conseguir esse último efeito, a dica é aplicá-lo na raiz e fazer uma massagem caprichada com a ponta dos dedos por alguns minutos para estimular a circulação sanguínea. 

Shampoo antirresíduos para o couro cabeludo e condicionador para as box braids

Para garantir que o couro cabeludo fique livre de sujeira e acúmulo de oleosidade, na hora da lavagem, o ideal é apostar na ação de um shampoo antirresíduos - fazendo a aplicação com movimentos verticais com os dedos para que a raiz não fique com fios arrepiadinhos.

Mas não é apenas o cabelo natural que precisa de cuidados, certo? Para continuar com brilho, as box braids também precisam da ação de alguns produtos. Por isso, depois do shampoo, use um pouco de condicionador ao longo das mechas, tomando o cuidado de enluvar o aplique em vez de esfregá-lo. Depois, é só enxaguar bastante para que não fique resíduos e usar o secador para acelerar a secagem. 

Não dispense a hidratação enquanto estiver com as box braids

Engana-se quem pensa que, por estar usando box braids, não é preciso investir em hidratações. Para cuidar do cabelo natural e manter o aplique bonito, o tratamento pode ser feito normalmente - dividindo as madeixas em seções e enluvando todas as mechas com a máscara hidratante. 

Como o uso de creme na raiz pode aumentar a oleosidade ou causar caspas, é preciso tomar muito cuidado na hora de hidratar a parte natural. Uma boa dica para evitar o produto no couro cabeludo é fazer uma misturinha com água, máscara hidratante e óleo e colocar tudo em um borrifador para aplicar na região. 

Touca ou fronha de seda protegem as box braids durante a noite

Para impedir que as tranças fiquem arrepiadas pela manhã, uma dica simples pode resolver: troque a fronha tradicional por uma de cetim ou envolva todo o aplique em uma touca, também de cetim.

Dessa forma, não terá atrito entre os fios e o tecido - como aconteceria com a fronha de algodão - e as box braids estarão bem alinhadas, sem frizz na raiz e a parte natural mais protegida das chances de quebra. Se desejar um cuidado extra, basta aplicar um pouquinho de óleo ao longo do aplique e pronto!

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais