Beleza Extraordinária

Rotina de beleza para a pele sensível: 3 produtos indispensáveis para os cuidados com a pele do rosto

  • Saiba os produtos indispensáveis para cuidar da pele sensível (Foto: Pixelformula)
  • A água micelar é a melhor opção de limpeza para as peles mais sensíveis (Foto: Pixelformula)
  • Proteção solar constante e hidratação também devem fazer parte da rotina de cuidados da pele sensível (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Saiba os produtos indispensáveis para cuidar da pele sensível (Foto: Pixelformula)
  • Saiba os produtos indispensáveis para cuidar da pele sensível (Foto: Pixelformula)
  • A água micelar é a melhor opção de limpeza para as peles mais sensíveis (Foto: Pixelformula)
  • Proteção solar constante e hidratação também devem fazer parte da rotina de cuidados da pele sensível (Foto: Pixelformula)

A sensibilidade é uma condição que pode afetar qualquer tipo de pele - desde as mais oleosas às muito secas. Como a maior propensão à vermelhidão, irritações, rachaduras e ressecamentos são características de quem sofre com o problema, é preciso ter cuidados redobrados na hora de montar a rotina de beleza e escolher os produtos certos para atenuar os sintomas. Em dúvida sobre o que usar? Confira a lista com os três itens que não podem faltar na nécessaire de quem tem a pele sensível!

1 - Água micelar é a melhor opção para limpeza

Uma das etapas mais complicadas para quem tem a pele sensível é a da limpeza, já que sabonetes com componentes mais agressivos - como, por exemplo, o ácido salicílico - podem acabar causando bastante irritação e ressecamento. Demaquilantes com álcool também podem ocasionar esse problema, deixando o rosto bem sensibilizado depois de remover a maquiagem.  

Assim, o ideal é preferir produtos que tenham fórmulas suaves e limpem de forma delicada, como a água micelar. Ela contém micelas que funcionam como imãs, capazes de capturar todas as impurezas e limpar profundamente sem agredir - e, além disso, ainda conta com propriedades calmantes para tratar as irritações, deixando a pele equilibrada e fresca.

2 - Protetor solar é obrigatório no dia a dia

Todos os tipos de pele devem usar protetor solar diariamente; mas, para quem sofre com sensibilidade, esse cuidado é ainda mais importante! Por ficar mais suscetível aos danos causados pela radiação solar, ela tem mais chance de sofrer com o envelhecimento precoce e ser afetada por manchas, coceiras e até problemas mais sérios - como o câncer de pele.

Considerando tudo isso, uma dica valiosa é não esquecer de aplicar o protetor solar todas as manhãs e tomar o cuidado de retocá-lo ao longo do dia para que não perca sua eficácia. Na hora de escolher a melhor versão do produto, o segredo é priorizar as fórmulas livre de componentes agressivos e que tenham ação antioxidante e textura hidratante - sempre com FPS 30, no mínimo.

3 - Hidratante leve e refrescante também ajuda a tratar a pele sensível

Como já falado, a sensibilidade pode afetar todos os tipos de pele. No entanto, as mais secas apresentam essa condição com maior frequência, já que a oleosidade em maior quantidade ajuda a proteger o rosto de fatores externos. 

Sendo assim, um dos passos indispensáveis na rotina de beleza é a aplicação de um hidratante com bem leve, como os formulados à base de água. Além de prevenir as consequências que vêm junto com o ressecamento - como as já citadas irritações -, o produto ainda ajuda a deixar a pele com um aspecto mais iluminado e saudável, sem aumentar a oleosidade. 

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!