Beleza Extraordinária

Como cuidar da pele oleosa? Dicas e truques para fazer a limpeza e higiene do rosto

  • Confira dicas para aprender a controlar a oleosidade da pele! (Foto: Pixelformula)
  • Reservar um tempo para usar uma máscara facial de argila verde é a dica para controlar a oleosidade e secar cravos e espinhas (Foto: Instagram @lorealskin)
  • Para proteger e hidratar a pele sem correr o risco de aumentar a produção de óleo, aposte em hidratantes e protetor solar oil free (Foto: Shutterstock)
  • Para evitar o efeito rebote na pele oleosa, a dica é higienizar o rosto duas vezes ao dia (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Confira dicas para aprender a controlar a oleosidade da pele! (Foto: Pixelformula)
  • Confira dicas para aprender a controlar a oleosidade da pele! (Foto: Pixelformula)
  • Reservar um tempo para usar uma máscara facial de argila verde é a dica para controlar a oleosidade e secar cravos e espinhas (Foto: Instagram @lorealskin)
  • Para proteger e hidratar a pele sem correr o risco de aumentar a produção de óleo, aposte em hidratantes e protetor solar oil free (Foto: Shutterstock)
  • Para evitar o efeito rebote na pele oleosa, a dica é higienizar o rosto duas vezes ao dia (Foto: Shutterstock)

Quem tem pele oleosa precisa lidar com o aspecto brilhoso que insiste em ficar no rosto, comprometendo até mesmo a maquiagem em ocasiões especiais. Mas a boa notícia é que dá para reverter o quadro seguindo uma rotina de beleza regrada com produtos específicos - como água micelar para tirar a maquiagem, esfoliante e hidratantes com fórmula livre de óleo, por exemplo. Confira a matéria para saber mais detalhes e organizar os seus cuidados!

1. Faça a limpeza do rosto duas vezes ao dia

Retirar as impurezas do rosto pela manhã e antes de dormir é um cuidado recomendado para qualquer tipo de pele; mas, por conta do excesso de óleo das mais oleosas, tem quem acredite que o ideal é acrescentar mais algumas higienizações entre as duas.

No entanto, para a surpresa de muitas mulheres, essa medida traz mais malefícios que benefícios para o rosto! O motivo é o efeito rebote que pode acontecer, já que as glândulas sebáceas entendem que precisam produzir mais óleo quando percebem a pele seca demais. Sendo assim, a dica é se ater às duas limpezas diárias, usando sabonetes específicos para controlar a oleosidade - como os que contam com ácido salicílico, por exemplo - ou água micelar. 

2. Nunca durma de maquiagem 

Mesmo com a dica de que é preciso limpar o rosto antes de dormir, não é difícil encontrar quem acabe pulando essa etapa - mesmo se estiver de maquiagem - por causa do cansaço do fim do dia. No entanto, esse pequeno descuido agrava o problema da oleosidade por conta do acumulo de resíduos; pode favorecer o aparecimento de acne; e, ainda, acelerar o envelhecimento precoce. 

Sabendo disso, mesmo nos dias em que estiver mais exausta, nada de dormir sem remover a maquiagem completa! Para encurtar os passos, a dica é apostar na água micelar - que demaquila, limpa e hidrata em uma única etapa, além de ser indicada até mesmo para as mais sensíveis por ter uma fórmula suave e livre de componentes que podem causar irritações. 

3. Aposte em um hidratante e protetor solar livres de óleo 

Além de tomar cuidado com a limpeza do rosto, outra dica que faz toda a diferença é fugir de produtos que tenham óleo na composição. O creme hidratante é um deles: quem tem pele oleosa não deve ignorar o produto para manter a hidratação em dia, mas precisa apostar nas versões oil free para que o problema não seja agravado. 

O mesmo vale para o protetor solar. Para proteger a pele dos raios ultravioleta sem preocupação, o segredo é usar um filtro - de FPS 30, no mínimo - que ajude a controlar a produção de sebo ou, ao menos, seja livre de óleo e tenha toque seco. 

4. Conte com a ajuda de lencinhos anti-brilho 

Mesmo com esses cuidados, pode acontecer da pele acabar ficando com brilho excessivo - principalmente, nos dias de calor. Mas, como você já entendeu que é não é uma boa ideia higienizar o rosto mais de duas vezes, fica a dúvida: o que fazer? 

A dica é simples: basta contar com a ajuda de lencinhos anti-brilho para deixar a pele sequinha instantaneamente. Como o nome indica, eles são lenços de papel que ajudam a absorver o excesso de óleo do rosto - e podem ser usados até mesmo com maquiagem, já que não retiram os produtos, apenas garantem um toque mais sequinho ao longo do dia. 

5. Faça esfoliações semanais

Além de ser uma importante aliada no tratamento anti-envelhecimento, a esfoliação também tem vantagens específicas para quem tem pele oleosa. Por promover uma limpeza profunda e desobstruir os poros, a técnica ajuda a controlar a oleosidade e reduzir as chances de acne - uma consequência comum para muitas mulheres que lidam com o excesso de sebo. 

Para fazer o tratamento sem sofrer com o efeito rebote, a dica é observar o nível da oleosidade para definir sua frequência ideal. Se ela estiver moderada, uma esfoliação semanal é suficiente; agora, se a produção de óleo estiver muito intensa, a dica é aumentar para duas vezes na semana. 

6. Use uma máscara de argila verde

Você sabia que a argila verde pode ser ótima para a pele oleosa? Com ação adstringente, tonificante e secativa, ela ajuda a remover o excesso de oleosidade e secar os cravos e espinhas de quem também lida com a acne.

Sendo assim, para intensificar o tratamento, vale adicionar uma máscara facial à base de argila verde para completar os cuidados com um componente natural. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação