Beleza Extraordinária

Como cuidar da pele e cabelo na praia: veja as dicas para apostar antes, durante e depois

  • Aprenda como cuidar da pele e do cabelo no verão (Foto: Instagram @mariaamarti_)
Tela cheia
Previous Next
Aprenda como cuidar da pele e do cabelo no verão (Foto: Instagram @mariaamarti_)

Na hora de ir à praia ou à piscina, é muito importante proteger a pele e o cabelo para evitar os danos provocados pelos raios solares. Mas esses cuidados não devem acontecer apenas durante a exposição ao sol: também é importante cuidar do seu cabelo e da pele antes e depois da praia.

Quer saber quais são os cuidados que você precisa ter com a pele do rosto, do corpo e com as madeixas em cada um desses momentos? Então vem conferir as dicas que a gente preparou para você ficar linda antes, durante e depois da exposição ao sol.

Cuidados com a pele e cabelo antes de ir à praia

Pele: Antes de sair de casa, aplique o protetor solar de FPS 30 ou superior em todo o corpo e não se esqueça do protetor específico para o rosto e para os lábios. Se você usa algum tipo de ácido na pele que seja fotossensibilizante, o ideal é suspender o uso na noite anterior. Assim, você garante que não fique nenhum resquício do produto na pele.

Cabelo: Quando for passar o protetor solar no corpo, não esqueça de usar um leave-in com proteção solar para evitar os danos aos fios. Como o sol desbota as madeixas, evite fazer coloração nos dias anteriores à ida à praia. Evite também as químicas capilares, como alisamentos definitivos. 

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Lesley (@freshlengths) em

Cuidados com a pele e cabelo durante o passeio na praia ou piscina

Pele: Reaplique o protetor solar no corpo e no rosto a cada 2 horas ou depois de cada mergulho no mar ou piscina. Evite se expor ao sol durante os períodos de sol muito forte - se estiver na praia nesse horário, prefira ficar na sombra. Lembre-se que os chapéus e óculos escuros são ótimos aliados nesses momentos.

Cabelo: Antes de mergulhar no mar ou piscina, aplique um óleo capilar nas madeixas. Isso cria uma película ao redor dos fios que ajuda a evitar os danos causados pelo sal e pelo cloro. Procure sempre enxaguar o cabelo com água doce depois de cada mergulho e use um creme para pentear - mas desembarace os fios apenas quando eles estiverem úmidos. Para proteger o couro cabeludo, aposte sempre em chapéus ou bonés.

Cuidados com a pele e cabelo depois de ir à praia

Pele: Após a praia ou a piscina, dê preferência para os banhos frios. Além de ser mais refrescante, a água nessa temperatura ajuda a aliviar as queimaduras de sol. O hidratante também é fundamental nos dias seguintes à praia, já que o sol deixa a pele ressecada. Se estiver descascando, invista ainda mais na hidratação - e não arranque as pelinhas de forma alguma.

Cabelo: O cabelo também sofre os efeitos da praia. Por isso, lave-o com um shampoo antirresíduos para retirar os resquícios de sal e areia que possam se acumular no couro cabeludo. Aposte na hidratação para recuperar a água perdida durante a exposição ao sol e água salgada. Se os fios estiverem muito danificados, você pode apostar em um cronograma capilar de verão.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!