Beleza Extraordinária

Como cuidar da pele durante a TPM: dicas para controlar a oleosidade, sensibilidade, acne e espinha nesse período

  • Descubra como cuidar da pele durante a TPM (Foto: Instagram @christinanadin)
  • Retirar a maquiagem e lavar o rosto são ainda mais importantes na TPM (Foto: Instagram @symphanisoto)
Tela cheia
Previous Next
Descubra como cuidar da pele durante a TPM (Foto: Instagram @christinanadin)
  • Descubra como cuidar da pele durante a TPM (Foto: Instagram @christinanadin)
  • Retirar a maquiagem e lavar o rosto são ainda mais importantes na TPM (Foto: Instagram @symphanisoto)

É fácil perceber quando a menstruação está chegando por causa das mudanças no corpo e no humor que ocorrem durante a tensão pré-menstrual, conhecida como TPM. Alterações na pele são um dos principais indicadores: muitas mulheres reclamam do aumento da oleosidade e, claro, dos temidos cravos e espinhas nesse período. A boa notícia é que com algumas mudanças na rotina e no ritual de beleza durante a TPM, é possível amenizar o problema. Confira algumas dicas para cuidar da pele nesse momento!

Alterações hormonais contribuem para o aumento da oleosidade na TPM

No ciclo menstrual, o corpo passa por uma série de mudanças hormonais que regulam os acontecimentos que levam à menstruação. Durante a TPM, há uma alteração nos níveis de estrogênio e progesterona, o que estimula as glândulas sebáceas. Resultado: um aumento de oleosidade na pele, que pode obstruir os poros e causar cravos e espinhas. Nessa situação – quando são causados por um motivo hormonal - os pontinhos no rosto costumam aparecer no queixo e ao longo da mandíbula.

Lavar o rosto adequadamente é um dos principais cuidados com a pele nesse período

É possível amenizar o surgimento de cravos e espinhas durante a TPM com alguns cuidados extras. O primeiro deles você já conhece: lavar o rosto com um sabonete ideal para seu tipo de pele e, de preferência, com água fria. Essa etapa do ritual de beleza torna-se ainda mais importante nesse momento, já que ajuda a regular a oleosidade da pele. Se preferir, procure produtos com ácido salicílico na fórmula, substância que possui propriedades secativas e pode ajudar com os pontinhos no rosto.

Como a pele fica mais sensível durante a TPM, lembre-se de tirar a maquiagem com produtos mais suaves

Com os cravos e as espinhas mais evidentes por causa TPM, é normal que surja o desejo de disfarçar essas imperfeições com um pouco de maquiagem. Mas atenção: como a pele fica ainda mais sensível durante o período anterior à menstruação, retirar a make antes de dormir torna-se ainda mais importante. Para não agredir a pele ainda mais, evite produtos que tenham álcool na composição e busque alternativas de limpeza mais suaves, como a água micelar.

Uma alimentação balanceada pode melhorar a aparência da pele na TPM

Quem nunca sentiu uma vontade enorme de comer doces durante a TPM? Esse desejo é causado por uma queda nos níveis de serotonina, hormônio responsável pelo bom humor. O problema é que o chocolate e outras besteirinhas podem estimular um aumento na produção de óleo na derme. Como a alimentação influencia na aparência da derme, é ainda mais importante fazer refeições balanceadas nesse momento! Evitar alimentos processados, como latícinios, açúcares e óleos, ajuda a controlar a produção de sebo na pele. Procure por alimentos ricos em magnésio, que ajudam a amenizar os sintomas da TPM.

Durante a este período, é essencial beber mais água

Beber água deve ser um hábito cultivado todos os dias para uma pele mais saudável e bonita – especialmente naqueles marcados pelos efeitos da TPM. A hidratação é essencial para controlar a oleosidade da derme, além de ser fundamental para o funcionamento adequado do organismo.

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais