Beleza Extraordinária

Como cuidar da pele do rosto no outono: limpeza e hidratação são fundamentais para evitar ressecamentos e descamações

  • Água micelar é um plus para uma pele bem protegida e livre de ressecamento durante o outono
Tela cheia
Previous Next
Água micelar é um plus para uma pele bem protegida e livre de ressecamento durante o outono

O clima mais seco do outono exige cuidados especiais com a pele para que ela não sofra com a mudança da umidade do ar e de outros fatores que podem influenciar na sua textura. É ela que mais sente a mudança de temperatura por estar totalmente exposta ao ar mais frio e ao vento seco. E nada melhor do que começar a hidratar desde já para evitar danos quando o inverno chegar!

Boa alimentação, filtro solar e nada de banhos muito quentes são dicas preciosas para manter a pele saudável. Para complementar esses cuidados, dermatologistas indicam hidrantes próprios para época frias, protetor labial, sabonetes específicos e até água micelar - a queridinha do momento. Saiba mais!

Limpe o rosto no máximo duas vezes por dia


A dermatologista Apolonia Sales aconselha lavar o rosto no máximo duas vezes ao dia com sabonetes que não retirem tanto a oleosidade natural da pele, já que o outono é uma época seca. Depois, aplicar um creme hidrante evitará o ressecamento. "O rosto também precisa ser hidratado, muita gente esquece disso porque já usa protetor solar", afirma. Uma boa opção para preparar a o rosto para receber a maquiagem é a água micelar, composta por agentes de limpeza que purificam e reequilibram a pele.

Dica: à noite, o processo é o mesmo. Para retirar a make, a água micelar também pode ser usada, pois irá agir como um demaquilante mais profundo.

Hidratante facial não precisa ser muito pesado 


Os cremes hidrantes têm a função de repor água, sais mineiras e gordura que a pele costuma perder nessa época do ano. De acordo com a Dra Apolonia, hidratantes que repõem esses nutrientes são os ideais, mas não precisam ser tão gordurosos, já que o inverno ainda não chegou de fato. Já a dermatologista Dra Gabriella Correa alerta para os sintomas de desitração da pele. "Devemos observar possíveis descamações, coceiras, pele mais fina ou craquelada e sensações de pinicação no rosto. Se esses sintomas não sumirem com o uso do hidrante, o ideal é procurar um dermatologista", aconselha. É importante lembrar que hidrantes para o corpo não servem para o rosto, pois costumam conter gordura além da necessária para a face.

Preciso mudar de demaquilante em dias frios?


A Dra Apolonia explica que depende do tipo de pele e do local onde a pessoa vive. "Alguns lugares ficam mais secos durante o outono, e algumas pessoas sentem a pele bem mais ressecada que outras, então podemos tentar usar os mesmos produtos do verão pra ver como a pele reage. Se não funcionar e a pele continuar ressecada, aí sim o ideal seria trocar por um demaquilante mais oleoso ou cremoso", indica.

Os tônicos, que ajudam na remoção das impurezas, também retiram boa parte da oleosidade da pele. De acordo com a Dra Gabriella, dependendo do grau de ressecamento, essa oleosidade pode ser interessante para armazenar água. Quem não abre mão do tônico deve preferir aqueles que não sejam adstringentes.

No outono, hidrate também os lábios


Os lábios também sofrem com a mudança de temperatura. Por isso, ter um hidratante labial sempre à mão é praticamente uma obrigação para quem não quer sofrer com rachaduras e ressecamento. Está permitido aplicar quantas vezes achar necessário. E os que possuem cor podem ser agregados ao batom.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!