Beleza Extraordinária

Como cuidar da pele com rosácea durante o inverno?

  • Confira como cuidar da pele com rosácea no inverno (Foto: Instagram @imjennim)
Tela cheia
Previous Next
Confira como cuidar da pele com rosácea no inverno (Foto: Instagram @imjennim)

Quem tem rosácea sabe que não é só o calor que piora o problema: o tempo frio também pode deixar a pele mais sensível e desencadear inflamações - comuns em quem tem essa condição de pele. Por isso, durante o inverno é preciso tomar alguns cuidados especiais, para manter a rosácea controlada e evitar lesões no rosto.

Se você descobriu que tem rosácea mas ainda não sabe como cuidar bem da pele durante o inverno, a gente pode te ajudar. Separamos 5 dicas para incluir na sua rotina de cuidados com o rosto na estação e evitar que a coceira e as lesões se tornem um problema. Vem conferir e deixar sua pele linda e saudável.

Por que a rosácea precisa de cuidados especiais no inverno?

O que acontece é que o ar frio do inverno deixa a pele mais sensível e ressecada, deixando o rosto mais propenso a desenvolver as lesões que são comuns na rosácea. Por isso, é importante manter uma rotina de cuidados focada em devolver a hidratação da pele e evitar que o problema se agrave.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

1- Faça uma limpeza mais suave no rosto

Se você tem rosácea, a limpeza é importante, mas ela deve ser feita de forma mais suave, com um sabonete voltado para pele sensíveis. Evite, também, limpar o rosto muitas vezes ao dia, já que isso pode remover a proteção natural da pele. Para remover a maquiagem, prefira produtos mais suaves, como a água micelar.

2- Evite lavar a pele com água quente

Além de não limpar a pele mais vezes que o necessário, a temperatura da água também é importante para evitar as feridas comuns em quem tem rosácea. No inverno, é normal que a pele já fique mais ressecada, por isso, prefira a água fria na hora de lavar o rosto. Isso porque a água quente pode intensificar o ressecamento da pele.

3- Capriche na hidratação do seu rosto

Não precisamos nem falar como a hidratação é importante para quem tem rosácea - especialmente no inverno -, né? Essa etapa da sua rotina de cuidados é fundamental para manter a pele saudável e evitar o surgimento de coceira, manchas vermelhas ou lesões. Aposte em um hidratante suave, que não agrida sua pele.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Skincare (@lorealskin) em

4- Não esqueça de usar protetor solar

O protetor solar é daqueles cuidados que devem ser feitos diariamente e durante todo o ano, mesmo no inverno. Como a pele com rosácea é mais sensível, é fundamental protegê-la contra os raios solares para evitar os danos causados pela radiação ultravioleta. Além de prevenir as queimaduras, você também evita doenças de pele.

5- Aposte em produtos calmantes para a pele

Os produtos voltados para peles sensíveis são muito indicados para quem tem rosácea, já que agridem menos a cútis. Usar produtos com propriedades calmantes é ideal para evitar a coceira e placas vermelhas no rosto. Por isso, você pode borrifar água termal ou usar um hidratante com aloe vera.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais