Beleza Extraordinária

Como cuidar da pele aos 50 anos: 5 hábitos para inserir na rotina e evitar rugas e manchas

  • Saiba os cuidados indispensáveis para cuidar da pele a partir dos 50 anos! (Foto: Shutterstock)
  • Investir em um creme anti-idade é um dos cuidados que não pode ficar de fora da rotina das peles maduras (Foto: Shutterstock)
  • O hábito de usar protetor solar todas as manhãs também faz toda a diferença na pele aos 50 anos (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Saiba os cuidados indispensáveis para cuidar da pele a partir dos 50 anos! (Foto: Shutterstock)
  • Saiba os cuidados indispensáveis para cuidar da pele a partir dos 50 anos! (Foto: Shutterstock)
  • Investir em um creme anti-idade é um dos cuidados que não pode ficar de fora da rotina das peles maduras (Foto: Shutterstock)
  • O hábito de usar protetor solar todas as manhãs também faz toda a diferença na pele aos 50 anos (Foto: Shutterstock)

A pele precisa de cuidados específicos para que fique bonita e saudável em qualquer época da vida. Mas, a partir dos 50 anos, a rotina deve ser ainda mais caprichada para que ela fique livre de marcas de expressão e continue exibindo uma aparência sedosa e hidratada! Pensando nisso, para ajudar as donas de pele madura, o Beleza Extraordinária preparou uma lista com 5 hábitos indispensáveis para cuidar da pele depois dos 50 - como investir em um bom creme anti-idade e nunca sair de casa sem protetor solar. Confira!

1 - Usar um creme anti-idade 

O cuidado mais importante para as donas de pele madura é o de adicionar um creme anti-idade para o rosto. Formulado para prevenir e amenizar as marcas de expressão já existentes, o produto deve ser aplicado todos os dias pela manhã e antes de dormir para que mostrar o resultado esperado - e, de preferência, acompanhado por uma massagem em movimento circular com os próprios dedos para ativar a circulação sanguínea. 

Na hora de escolher a versão ideal, a dica é apostar nos que contam com uma combinação de ativos específicos como Niacinamida, Retinol e Pro-Xylane para entregar hidratação à pele, promover renovação celular e, ainda, regular a produção de melanina para clarear as manchas que ficam mais evidentes com o avanço da idade. 

2 -  Não deixe de aplicar protetor solar

Mesmo que você use um creme anti-idade que também funcione como um clareador de manchas, não dá para abrir mão do protetor solar. Como o sol, a longo prazo, causa rugas e linhas de expressão, o filtro vai proteger a pele da ação dos raios ultravioleta - sendo o produto indispensável em qualquer fase da vida.

Na pele madura, é ainda mais necessário por evitar o fotoenvelhecimento e as manchas escuras que podem ser causadas pelo sol. Então, sempre que for sair de casa pela manhã, tenha o hábito de usar um protetor solar de FPS 30, no mínimo. E não esqueça de reaplicar o produto, de preferência de duas em duas horas.  

3 - Reserve um tempo para a esfoliação da pele

 

Você sabia que a esfoliação é uma grande aliada no tratamento anti-idade? É que, além de eliminar células mortas e desobstruir os poros, ela também ajuda no rejuvenescimento por promover uma maior regeneração da pele. Para investir no tratamento sem ressecar a pele - que pode ficar naturalmente ressecada ao longo da idade - é preciso seguir a frequência indicada para cada tipo de pele: para as mais secas, a dica é esfoliar uma vez por semana ou a cada 15 dias, enquanto as oleosas podem aumentar esse cuidado para até duas vezes semanais. As normais e mistas já podem receber a técnica durante um espaço de sete dias. 

4 - Tenha um hidratante para chamar de seu

A hidratação faz toda a diferença no aspecto das peles mais maduras, já que elas podem ficar ressecadas com mais frequência! Por isso, além de todos os cuidados para o rejuvenescimento, investir em um bom creme hidratante  é uma das medidas para evitar o ressecamento.

A dica é apostar em um produto específico para o seu tipo de pele e aplicá-lo toda manhã e antes de dormir. Além disso, procure sempre lavar o rosto com água gelada ou morninha, já que a quente aumenta o ressecamento e pode causar oleosidade.

5 - Use um creme para a área dos olhos

A área dos olhos, que costuma ser mais fina, também precisa de uma atenção extra para ficar livre das temidas olheiras e rugas. Na hora de cuidar do rosto, não deixe de acrescentar um produto específico para tratar a pele mais sensível da região. 

Para as mulheres que já passaram dos 50 anos, os cremes que contam com peptídeos na fórmula são os ideais por estimularem a produção de colágeno e suavizarem as linhas de expressão - como é explicado nessa matéria aqui. Por ser mais suave, esse tipo de produto ainda tem a vantagem de poder ser usado duas vezes ao dia sem risco de alergias. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais