Beleza Extraordinária

Como cortar a franja sozinha: confira o passo a passo para fazer em casa

  • Siga o passo a passo e aprenda a cortar a franja em casa
Tela cheia
Previous Next
Siga o passo a passo e aprenda a cortar a franja em casa

Dizem que cortar a franja em casa, sozinha, é tarefa para as mais corajosas. É certo que todo cuidado é pouco, já que é preciso conhecer algumas dicas e truques na hora de apostar nos cabelos mais curtinhos rente à testa - um movimento errado pode estragar todo o visual. Quem já exibe uma franjinha por aí sabe que ela costuma perder a forma mais rápido do que o restante do corte de cabelo e, por isso, é normal ter que apará-la com mais frequência. Para ajudar a encarar a tesoura e o espelho com segurança e não errar na mão, confira o passo a passo para ter uma franja perfeita cortada por você mesma, em casa!

Passo 1: o melhor jeito de cortar a franja é com os fios limpos e secos

Independente do tipo de cabelo e do modelo de franja - curta, reta, desfiada, lateral - a regra número um para cortar o cabelo é que os fios estejam limpos. No caso dos lisos e ondulados, não há problema em cortar o cabelo ainda molhado, já que isso facilita o deslizar da tesoura. Já para as donas de madeixas crespas e cacheadas, a dica é apostar no corte a seco, já que ele tende a encolher depois que secar. Também é importante estilizar todo o cabelo como de costume, para deixar o resultado final exatamente como você quer. 

Passo 2: forme um triângulo com as mechas frontais do cabelo 

Divida o cabelo ao meio e com um pente fino, forme um triângulo no topo da cabeça em direção à ponta das sobrancelhas, pegando uma mecha de cada lado. O volume da franja dependerá do tamanho desse triângulo, ou seja, da quantidade de mechas que você separar. Segure esta mecha de forma leve com os dedos, sem puxar. Para uma franja reta, mantenha os dedos na horizontal; já para cortar um franjão lateral, os dedos devem ficar em diagonal.

Passo 3: mantenha a tesoura em pé na hora de fazer a franja

O tipo de tesoura também interfere muito na perfeição do corte, por isso, dê preferência para as tesouras fio laser, que é ideal para cortes de precisão, que precisam ficar impecáveis, como os cortes retos. Segure a tesoura na vertical, ou seja, com a ponta para cima, e nunca em linha reta. Corte a franja um pouco abaixo da altura que desejar, já que, na hora de finalizar, quase sempre é preciso cortar um pouquinho a mais. Lembre-se de não puxar os fios no processo, o que pode acontecer instintivamente.

Passo 4: finalize a franja com a ponta da tesoura

Depois do corte, é normal que alguns fios fiquem mais longos e fora do formato da franja. Para finalizar com perfeião, a dica é manter a tesoura ainda na vertical e aparar aos pouquinhos somente com a ponta, começando do meio da franja em direção as laterais, parando na altura do final da sobrancelha.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais