Beleza Extraordinária

Como controlar raiz alta: dicas e truques para lidar com essa parte do cabelo

  • A raiz alta pode atrapalhar o visual, principalmente de quem tem fios crespos e cacheados. Aprenda a lidar com essa região volumosa e conquistar madeixas com caimento perfeito
Tela cheia
Previous Next
A raiz alta pode atrapalhar o visual, principalmente de quem tem fios crespos e cacheados. Aprenda a lidar com essa região volumosa e conquistar madeixas com caimento perfeito

A raiz volumosa deixa o cabelo sensual e destacado, mas esse visual nem sempre é o desejado. Para as donas de fios volumosos e com raiz alta, domar essa parte do cabelo pode não ser tarefa fácil. O cabeleireiro Leandro Bob conta que na maioria das vezes, quem tem problemas com a raiz costuma ter cabelos cacheados e crespos, que pelo formato da fibra capilar cria esse efeito alto principalmente na parte da frente da cabeça: "é interessante para quem tem esse tipo de cabeleira e faz progressiva ou relaxamento, escolher tratamentos só para a raiz. O amaciamento é uma opção, que 'abaixa' a raiz, o que favorece a finalização dos alisados".

Lisas e alisadas: como eliminar a raiz alta

Para quem já tem fios alisados e com a raiz alta atrapalhando o efeito chapado, a cabeleireira Andrea Machado ensina a apostar em óleos e defrizantes para acabar com o volume extra: "na hora de fazer a escova, faça todo o procedimento e depois separe a área afetada. Passe óleo capilar ou um drefrizante de textura leve e, com uma escova pequena, do tipo que se usa em cabelos curtos, escove os cabelos com o secador, direcionando-o da risca para baixo. Isso finaliza o caimento, deixando os fios prontos", ensinou a profissional. Andrea explica que se a raiz ficar muito junta ao couro cabeludo, é só ajeitar cuidadosamente com os dedos para dar volume controlado.

Cabelos crespos e cacheados tem mais problemas com a raiz volumosa

Para quem está em processo de transição para os crespos ou usa o cacheado e sofre com o volume da raiz, Leandro explica que produtos como leave-ins e mousses ajudam a conseguir um volume controlado, mas devem ser aplicados com pelo menos um dedo de distância do couro cabeludo para não causar problemas como oleosidade e queda. Se existe o hábito de finalizar com o difusor, Andrea aconselha usá-lo com o caimento natural do cabelo: "muitas mulheres usam o difusor com a cabeça para baixo, isso levanta a raiz naturalmente. Ao secar os fios cna direção do caimento natural, ele ganha desenho na extensão e a raiz fica seca e controlada", explicou.

Outra opção para esse tipo de madeixas é usar prendedores longos para controlar o processo de secagem. Depois de lavar e finalizar os cabelos, não deixe os deixe secar completamente. Com os fios ainda úmidos, prenda mechas largas na horizontal e deixe secar. Retire os prendedores com cuidado e o efeito será uma raiz um pouco alta porém controlada.

Para acompanhar o volume nas madeixas

Em dias em que não é possível controlar o volume da raiz, dar mais volume para a extensão pode ser o segredo de um look bem sucedido. Em cabelos lisos, a opção para criar textura na extensão das madeixas são produtos como spray, pomada ou shampoo seco. Para quem tem fios crespos e cacheados, o difusor usado depois de um modelador consegue transformar o visual, criando um visual destacado.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais