Beleza Extraordinária

Como conseguir o loiro platinado perfeito: guia completo para conseguir reflexos acinzentados

  • Hairstylist Marcos Proença dá dicas para conquistar o platinado perfeito, livre de tons alaranjados ou amarelados
Tela cheia
Previous Next
Hairstylist Marcos Proença dá dicas para conquistar o platinado perfeito, livre de tons alaranjados ou amarelados

A chegada do verão sempre pede madeixas renovadas, e os reflexos loiros são quase sempre os queridinhos das mulheres. Enquanto os anos anteriores trouxeram os fios dourados como os mais desejados, nesta temporada são os platinados com tons acinzentados que ganharam os corações e madeixas das mais vaidosas. Porém, as brasileiras costumam apresentar uma base de cabelo natural escura que, quando colorida com tons muito claros, podem ganhar o indesejável efeito amarelado e alaranjado. Para consegui o platinado do momento e fugir dos reflexos amarelados, o top hairstylist de L'Oréal Paris, Marcos Proença, dá todas as dicas de como conseguir o platinado perfeito e com reflexos acinzentados.

Loiros platinados da temporada pedem reflexos acinzentados

Esqueça a ideia de que o verão só permite tons quentes para os cabelos: nesta temporada são os reflexos acinzentados que aparecem como hit. O problema é que chegar ao platinado perfeito pode não parecer uma missão tão fácil, já que os fios castanhos - cor que predomina entre as brasileiras - tendem a ganhar um tom mais alaranjado quando são descoloridos. 

Segundo o hairstylist Marcos Proença, no entanto, a dica é apostar em produtos que não exigem a descoloração do fio para conquistar o efeito platinado, utilizando apenas fórmulas de coloração e neutralização dos pigmentos. "Hoje é possível conseguir efeitos luminosos, platinados e sem o efeito indesejado daqueles tons de laranja, meio ruivo, quando descolore o cabelo. Na verdade agora não precisa mais descolorir, pode apenas usar coloração", explicou o cabeleireiro. 

Descubra para que servem e como agem os pigmentos neutralizadores 

O grande truque para conquistar o platinado perfeito, no entanto, está nos pigmentos neutralizadores que contém nas fórmulas, que agem removendo qualquer chance dos tons alaranjados ganharem as madeixas mais claras. "Os novos produtos para as platinadas tem três vezes o pigmentos cinzas, que ajudam a neutralizar os tons quentes das brasileiras", explicou Marcos Proença. 

Para descobrir como os agentes neutralizadores funcionam, basta ficar de olho no círculo cromático - o disco de cores que aponta os tons opostos e complementares. "O que vai neutralizar os pigmentos vermelhos, que são o fundo natural dos cabelos castanhos, são os pigmentos azuis", explicou o top cabeleireiro. 

É possível conquistar o loiro platinado em todos os tons de cabelo e pele? 

Cor mais amada pelas fashionistas, o loiro platinado ainda causa alguns receitos nas mulheres. Mas se antes apenas as donas de pele fria e clarinhas apostavam no tom, hoje o contraste da pele bronzeada - que é a cara do verão - com os cabelos platinados já ganhou uma atenção especial. 

Mas apesar da tonalidade estar mais que liberada para todas as tonalidades de pele e cabelo, aquelas que já possuem os fios coloridos podem ter mais dificuldade de chegar ao platinado perfeito. "Tinta não clareia tinta. Não pode aplicar em uma base colorida, pois o efeito não será o esperado e vai acabar manchando o cabelo", explicou Marcos Proença. A dica infalível para chegar ao tom platinado com reflexos acinzentados é ir aos poucos: "o ideal para uma mulher que já tenha cabelo colorido, é que ela faça microluzes em 90% dos fios, ai ela pode aplicar a coloração platinada. Pois onde foram feitas as luzes, os pigmentos cinzas vão conquistar o efeito platinado. O que sobrar de fio escuro não fica claro, mas vale ir clareando aos poucos". 

Hidratação é ponto fundamental para platinado perfeito e saudável

Antigamente, mudar o visual para um com fios claros - ainda mais quando o assunto eram madeixas platinadas - era quase sinônimo de cabelos ressecados e sem vida logo após a coloração. Mas de acordo com o hairstylist Marcos Proença, as novas tecnologias existentes nas caixinhas de colorações expostas nas prateleiras das farmácia já tratam as madeixas ao mesmo tempo que fixam a nova cor. "Antes as mulheres clareavam os cabelos e ficavam com os fios supersensibilizados. Hoje não acontece mais, é possível ter um cabelo saudável e claríssimo", afirmou.

Porém, isso não exclui a necessidade de potencializar ainda mais a hidratação dos fios, já que qualquer tipo de química tende a fragilizar ainda mais a fibra capilar. "As hidratações e reconstruções precisam ser feitas toda semana ou pelo menos a cada 15 dias", recomenda o especialista. 

Saiba como manter o loiro platinado nos cabelos por mais tempo

Apesar da hidratação ser o ponto fundamental para manter o platinado saudável, investir em produtos específicos para cabelos coloridos também vai ajudar a manter os reflexos intactos e brilhosos por mais tempo. "O shampoo para cabelos coloridos vai ajudar a não oxidar a cor, impedindo que os pigmentos cinza saiam. Shampoos com pigmentos cinza e azul também ajudam a neutralizar o efeito dourado", afirmou o hairstylist de L'Oréal Paris.

Esses cuidados extras, porém, precisam ser duplicados durante o verão, já que o sol pode ser um dos maiores vilões dos cabelos tonalizados ou descoloridos. "Devemos lembrar que estamos em um país tropical e que é principalmente agora no alto verão que acontece a fotodegradação. Isso significa que o efeito do sol faz os cabelos perderem ou alterarem a cor. É bom sempre usar filtro solar também nos fios", alerta Marcos Proença. 

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!