Beleza Extraordinária

Como começar a cuidar da pele? Confira os principais passos para acabar com as espinhas, oleosidade e prevenir rugas e manchas no rosto

  • Para quem está começando nos cuidados com a pele, o esfoliante e a máscara facial são itens que ajudam a manter a pele bonita e saudável (Foto: Pixelformula)
  • Quer começar a ter uma pele saudável e bonita? Confira as dicas e aprenda os hábitos básicos (Foto: Shutterstock)
  • Para quem quer começar a cuidar da pele, produtos como água micelar, protetor solar, creme hidratante e creme antiidade são fundamentais (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Para quem está começando nos cuidados com a pele, o esfoliante e a máscara facial são itens que ajudam a manter a pele bonita e saudável (Foto: Pixelformula)
  • Para quem está começando nos cuidados com a pele, o esfoliante e a máscara facial são itens que ajudam a manter a pele bonita e saudável (Foto: Pixelformula)
  • Quer começar a ter uma pele saudável e bonita? Confira as dicas e aprenda os hábitos básicos (Foto: Shutterstock)
  • Para quem quer começar a cuidar da pele, produtos como água micelar, protetor solar, creme hidratante e creme antiidade são fundamentais (Foto: Shutterstock)

Para quem já se pegou perguntando "por onde eu começo?" quando o assunto é cuidar da pele, chegou a hora de dar os primeiros passos. Em qualquer idade, cuidar do rosto é sempre fundamental, não só porque levanta a autoestima mas também porque evita o envelhecimento precoce, a desidratação e também por diminuir a chance de aparecimento dos indesejados cravos e espinhas - além de deixar a maquiagem do dia a dia impecável. O legal é que cuidar da pele não precisa ser algo demorado ou difícil: basta ter os produtos certos e aprender quais são as necessidades básicas de cada pele. Confira! 

Para entender melhor: Pele precisa ser limpa, hidratada e protegida

Para cuidar bem da pele, os passos principais são limpar, hidratar e proteger, não importa o tipo de pele que você tenha. Existem 3 principais tipos de pele: oleosa, mista e seca, e cada uma delas precisa ser cuidada de forma específica. De nada adianta limpar e não hidratar a pele, da mesma forma que não adianta hidratar e não proteger. Se você ainda não sabe qual o seu tipo de pele, nessa matéria você pode conferir como descobrir. 

Limpar: significa remover impurezas, maquiagem e oleosidade acumuladas durante o sono ou durante o dia. É por isso que a limpeza deve ser feita 2 vezes por dia, ao acordar e antes de dormir.

Hidratar: hidratar a pele quer dizer que é preciso devolver a água retirada naturalmente do rosto, com a ajuda de um creme hidratante ou até mesmo antiidade - se você já tem mais de 25 anos.

Proteger: significa usar um protetor solar todos os dias para prevenir a ação do sol, já que os raios solares causam manchas e aceleram o envelhecimento. 

Saiba quais são os principais produtos para começar a cuidar da pele:

Esqueça aquela cena de filme onde há infinitos produtos na prateleira: você não precisa de mais de um ou dois itens para cada função. Para quem está começando a cuidar, confira os principais: 

Sabonete: o sabonete precisa ser próprio para o rosto, ou seja, nada de usar o de banho. Existem diversas texturas, como em barra, gel-creme e líquido. Para quem tem pele oleosa ou mista, a dica é usar sabonetes em gel, que são menos oleosos. Já quem tem a pele seca pode usar sabonetes em barra, que limpam sem ressecar. 

Água micelar: a água micelar é um produto multifuncional e, para quem está começando, ela pode ajudar em vários momentos. Assim como o sabonete, a solução também pode ser usada para limpar a pele e remover a oleosidade, como se fosse um tônico. Outra vantagem é que o item também remove a maquiagem, até mesmo as de longa duração. 

Creme hidratante: toda pele precisa de um creme hidratante para ficar saudável e com mais vitalidade, até mesmo as oleosas. Hoje, já existem cremes faciais próprios para cada tipo de pele e o certo é aplicá-lo de manhã - após lavar o rosto - e à noite, após remover a maquiagem. 

Creme antiidade: para quem quer cuidar da pele e também prevenir rugas e linhas finas pode ter em casa um creme antiidade. Eles podem ser usados em qualquer tipo de pele duas vezes ao dia para proteger o rosto da flacidez.  

Protetor solar: esse é o produto mais que fundamental para proteger a pele do envelhecimento, das manchas e da flacidez. Um protetor solar próprio para o rosto deve ser usado todos os dias, depois do creme hidratante, até mesmo em dias nublados porque os raios UVA e UVB podem causar câncer de pele e envelhecimento antes do esperado. 

Esfoliante e máscara facial podem impulsionar a pele 1 vez por semana

Queridinhos de quem tem a pele mista e oleosa, o esfoliante e a máscara facial turbinam os cuidados com a pele 1 vez por semana ou a cada 15 dias. Eles servem para remover as células mortas, deixando o rosto mais liso, macio e bem sequinho. Confira os detalhes de cada um:

Esfoliante: o esfoliante costuma ser mais prático e pode ser usado após o sabonete ou a água micelar. Basta aplicar fazendo massagens leves em todo o rosto, exceto ao redor dos olhos. Depois, é só enxaguar a pele com água morna ou fria e aplicar um creme hidratante para aliviar a sensibilidade. 

Máscara facial: a máscara facial consegue desintoxicar a pele de imediato e elas existem em várias funções, como anti-acne, clareadora e anti-inflamatória - que ajuda na circulação sanguínea. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha