Beleza Extraordinária

Como combater o fotoenvelhecimento em cada idade: veja dicas para se proteger dos raios UV em cada fase da vida e evitar rugas, linhas de expressão e manchas!

  • No início da vida adulta, o ideal é se proteger das lesões solares (Foto: Shutterstock)
  • Entre os 30 e 40 anos, as rugas são a principal preocupação (Foto: Shutterstock)
  • Na pele madura, é preciso estar atenta às manchas (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
No início da vida adulta, o ideal é se proteger das lesões solares (Foto: Shutterstock)
  • No início da vida adulta, o ideal é se proteger das lesões solares (Foto: Shutterstock)
  • Entre os 30 e 40 anos, as rugas são a principal preocupação (Foto: Shutterstock)
  • Na pele madura, é preciso estar atenta às manchas (Foto: Shutterstock)

Você já sabe da importância de usar o protetor solar todos os dias, já que é importante proteger a pele da ação do sol durante o ano inteiro. Os raios solares, principalmente os UVA, atuam na formação dos radicais livres, que agem sobre as ligações de elastina e colágeno deixando a pele mais flácida - o que caracteriza o fotoenvelhecimento. Como a pele tem necessidades específicas em cada faixa etária, veja algumas dicas de cuidado anti-idade para adotar na sua rotina de beleza de acordo com cada fase da vida!

Evitar as lesões solares no início da vida adulta é fundamental

No começo da vida adulta, o foco deve ser a prevenção do envelhecimento causado pelos raios solares. Nada de tomar sol de maneira despreocupada - o ideal é sempre usar o protetor solar e reaplicar o produto de duas em duas horas, além de evitar os horários em que o sol está mais forte, entre 11h e 16h. Assim, você não só evita as lesões solares e a tão temida vermelhidão, mas também danos mais profundos à pele, como manchas, alergias e o próprio fotoenvelhecimento.

Entre os 30 e os 40 anos, prevenir rugas e linhas de expressão é a maior preocupação

É na faixa etária dos 30 aos 40 anos que já se começam a notar na pele as primeiras linhas e marquinhas de expressão. Muitas vezes, elas estão relacionadas com uma exposição exagerada aos raios UVA, responsáveis por aumentar a produção de radicais livres. Eles atuam nas camadas mais profundas da derme, interferindo nas ligações de colágeno e elastina - o que deixa a pele mais flácida. Para prevenir o fotoenvelhecimento, fique de olho no rótulo do seu protetor solar: ele precisa ter um filtro de proteção UVA. O óculos de sol também ajuda a prevenir rugas mais profundas, já que evita que você deixe o rosto franzido com frequência. Usar um produto pós-sol também ajuda na recuperação da pele após a exposição solar.

Manchas são o principal sinal de fotoenvelhecimento na pele madura

As manchas escuras na pele - geralmente em áreas como colo, rosto e mãos - são resultado de uma exposição excessiva ao sol. A partir dos 50 anos, em que a pele já começa a mostrar sinais de amadurecimento, é preciso investir em produtos com propriedade anti-idade e anti-manchas e com alto fator de proteção solar. Isso vai ajudar a combater dos raios UV, minimizando a aparência de manchas já existentes e prevenindo que outras apareçam.

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais