Beleza Extraordinária

Como colorir cabelo branco: confira as dicas e veja em qual tipo de coloração apostar

  •  Saiba os detalhes de como colorir os cabelos brancos! (Foto: Instagram @rayne_i / @brittsully)
  • Para quem tem poucos cabelos brancos, a dica é usar um tonalizante ou coloração temporária da cor base dos cabelos (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Para quem tem mais do que 30% de fios brancos, a dica é usar uma coloração permanente base, ou seja, que não tenha zero depois do primeiro número (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Saiba os detalhes de como colorir os cabelos brancos! (Foto: Instagram @rayne_i / @brittsully)
  •  Saiba os detalhes de como colorir os cabelos brancos! (Foto: Instagram @rayne_i / @brittsully)
  • Para quem tem poucos cabelos brancos, a dica é usar um tonalizante ou coloração temporária da cor base dos cabelos (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Para quem tem mais do que 30% de fios brancos, a dica é usar uma coloração permanente base, ou seja, que não tenha zero depois do primeiro número (Foto: Pixelformula)

Quando surgem os primeiros fios de cabelo branco, é normal querer saber como disfarçar e colorir as madeixas de modo uniforme e, claro, saudável. Os cuidados já podem começar mesmo se você tiver poucos fios, aqueles que só aparecem no topo da cabeça ou ao abrir os fios por dentro, já que a partir do primeiro fio grisalho, a tendência é que eles continuem nascendo pelo resto da vida, e a intensidade vai depender de cada pessoa. Há diversas maneiras de colorir os fios e tudo vai depender da porcentagem de brancos e da cor natural dos cabelos. Confira as dicas! 

Para quem tem poucos fios brancos, dica é usar uma coloração sem amônia

Para quem ainda tem poucos fios brancos, cerca de 30%, mas ainda assim quer disfarçá-los, a dica é usar uma coloração sem amônia da mesma cor da base dos cabelos, seja ela natural ou colorida. Ao contrário da tintura permanente, esse produto é menos agressivo por quem não quer mexer tanto na cor base dos cabelos, além de sair com as lavagens. O retoque é feito, geralmente, a cada 20 dias.

Para cabelos brancos bem aparentes, é necessário usar tintas permanentes

Para quem já tem os cabelos grisalhos bem aparentes, ou seja, mais de 30%, a dica é usar uma tinta permanente com base, ou seja, com numeração única e que possuem final zero, como 8.0 - loiro claro - por exemplo. O que acontece é que a composição delas são absorvidas pelos fios brancos, ao contrário das colorações com reflexo, ou seja, aquelas que possuem outros números no lugar do zero na caixinha. Além disso, a coloração permanente, ao contrário do tonalizante, penetra na fibra capilar, mudando a pigmentação dos fios e fazendo com que a cor nova dure mais tempo. 

Para cobrir fios completamente grisalhos, dica é escolher tom mais escuro do que o desejado

Quem já tem bastante fios brancos, quase 100%, deve apostar na coloração permanente de um tom a um tom e meio mais escuro do que o desejo, para que o fio branco absorva melhor os pigmentos. Para isso, a dica é guiar-se pela tabela de colorimetria: se você deseja ter um cabelo loiro claro, cuja numeração é 8.0, a dica é escolher a tintura de número 7, de tom Louro Médio. Já se você pretende ter um cabelo castanho castanho médio (4.0), é preciso aplicar uma coloração número 3, que é castanho escuro.

Cabelos com mechas precisam cobrir fio branco com mistura de tintas

Para cabelos com mechas, como o loiro, que é aposta frequente das mulheres mais velhas para cobrir o branco, o procedimento é diferente, já que há reflexos e nuances misturadas à cor base dos cabelos. Nesse caso, deve-se misturar a tinta com final zero com uma tinta com o reflexo desejado. O que acontece é que os pigmentos da tinta base vão conseguir cobrir o branco, enquanto a tinta com reflexo vai dar cor as mechas. O procedimento é um pouco mais demorado porque é preciso colorir a base para eliminar os fios brancos primeiro e, só então, fazer a técnica de mechas escolhida. Para saber a medida da mistura, tudo também vai depender da porcentagem de fios grisalhos. Confira:

De 30% a 50% de fios brancos: A dica é apostar em uma mistura de 1/4 de tinta base para 3/4 da tinta com nuance.

De 50% a 70% de fios brancos: A medida é metade de cada tipo

Acima de 70%: Misturar 3/4 de coloração base com a tinta de reflexo.

Magic Retouch: spray para retocar raiz é opção de última hora para colorir fios brancos

Sabe aquele evento que surge de última hora, quando você está com a cor natural ou a raiz branca muito evidentes? Esse é o momento em que um spray de coloração temporária, como o Magic Retouch, pode te salvar: ele vai igualar a diferença de cor nos fios crescidos do cabelo e o efeito segue garantido até a próxima lavagem com shampoo. Magic Retouch está disponível em cinco cores diferentes: loiro claro, loiro escuro, castanho claro, castanho escuro e preto — basta que você encontre a tonalidade que chega mais perto da sua cor de cabelo (seja ela natural ou colorida). 

Redação: Beatriz Doblas 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação