Beleza Extraordinária

Como cobrir a cor fantasia com coloração? 3 dicas para voltar à sua cor natural

  • Cobrir a cor fantasia com coloração é um procedimento que pode ser feito em casa em alguns casos. Confira as dicas de como voltar a cor natural do cabelo! (Foto: Instagram @paudictado)
  • Para quem tem base natural escura, é possível cobrir a cor fantasia em casa com coloração permanente. (Foto: Instagram, @sunitav_)
  • Caso você tenha raiz natural clara, será necessário fazer uma decapagem para remover a cor fantasia. (Foto: Instagram @cristalserranoo)
Tela cheia
Previous Next
Cobrir a cor fantasia com coloração é um procedimento que pode ser feito em casa em alguns casos. Confira as dicas de como voltar a cor natural do cabelo! (Foto: Instagram @paudictado)
  • Cobrir a cor fantasia com coloração é um procedimento que pode ser feito em casa em alguns casos. Confira as dicas de como voltar a cor natural do cabelo! (Foto: Instagram @paudictado)
  • Para quem tem base natural escura, é possível cobrir a cor fantasia em casa com coloração permanente. (Foto: Instagram, @sunitav_)
  • Caso você tenha raiz natural clara, será necessário fazer uma decapagem para remover a cor fantasia. (Foto: Instagram @cristalserranoo)

Como cobrir a cor fantasia com coloração é a principal dúvida de quem adere à moda dos cabelos coloridos mas, depois de um tempo, sente saudade do cabelo natural. Mudar a cor dos fios é sempre divertido, especialmente para quem gosta de acompanhar as tendências, como o cabelo rosa e o cabelo azul. Porém, após um período de manutenção do cabelo colorido, pode surgir aquela vontade de retornar ao visual que exige menos ou nenhum retoque. Existem diferentes métodos para remover o pigmento colorido e alguns deles podem ser feitos em casa. Abaixo, listamos três dicas de como voltar à cor natural do cabelo.

Para voltar à cor natural, espere a cor fantasia desbotar para cobrir com tonalizante

Esperar a cor desbotar é um dos métodos mais simples para cobrir a cor fantasia com coloração. Você só vai precisar de paciência e ânimo para lavar e hidratar o cabelo com mais frequência que o normal para que a cor fantasia comece a perder o pigmento mais rápido. 

Como o objetivo é desbotar a coloração, opte por shampoos detox, que têm maior poder de penetração na fibra capilar durante as lavagens, e evite shampoos protetores de cor. Siga a mesma lógica durante as hidratações capilares, que também devem ser frequentes, de duas a três vezes por semana - não só para acelerar o processo de desbotamento do cabelo colorido, como também para manter os fios saudáveis para receber a nova cor.

Depois de desbotado, o cabelo ficará quase platinado e aí que entra o tonalizante. Como os cabelos estarão super claros, um tonalizante de cor escura, como o Castanho Natural ou o Castanho Escuro de Casting Creme Gloss, poderá penetrar os fios com mais facilidade, trazendo o look natural de volta.

 

Você pode cobrir a cor fantasia com coloração se a sua raiz natural for escura

Quando o objetivo é escurecer os fios, pintar o cabelo sozinha em casa é um processo mais fácil do que clarear, já que não há necessidade de descoloração. Por esse motivo, quem tem o cabelo natural escuro e está com pressa para tirar o pigmento colorido dos fios, pode apenas cobrir a cor fantasia com coloração permanente escura. 

É importante ressaltar que algumas cores fantasia podem ser mais fáceis de cobrir do que outras. O cabelo azul e o cabelo rosa costumam ser menos resistentes à cobertura, enquanto algumas tonalidades de vermelho fantasia podem deixar alguns reflexos após a primeira aplicação da cor escura. Caso isso aconteça, faça o retoque dentro do tempo recomendado pelo fabricante e seguindo as orientações da caixinha de coloração. 

Para melhores resultados ao voltar para a cor natural do cabelo, utilize cores profundas como o Castanho Escuro ou o Preto Clássico de Imédia Excellence. Depois da transformação, lembre-se que serão necessários tratamentos de hidratação e reconstrução capilar no dia a dia para manter o cabelo saudável.

 

Se você tem tom natural claro, faça uma decapagem no salão para cobrir a cor fantasia

Diferente de quem tem cabelo natural escuro, quem tem o cabelo natural claro não deve cobrir a cor fantasia com coloração direto. Como tinta não clareia tinta, não é possível clarear o cabelo azul, por exemplo, jogando tinta loira por cima - o que significa que será necessário fazer uma decapagem capilar.

A decapagem é um procedimento que consiste em remover os pigmentos artificiais do cabelo e preparar os fios para receber a próxima coloração. A depender da quantidade de pigmento presente na sua cor fantasia, pode ser necessário mais de uma sessão de decapagem já que alguns pigmentos, geralmente os mais escuros, são mais difíceis de remover do que outros. Depois de realizado o processo, você poderá então voltar à cor natural clara novamente.

Outro fato importante sobre a decapagem é que ela é feita de uma mistura de água oxigenada com pó parecido com o descolorante e, por isso, não é compatível com químicas usadas para fazer relaxamento e alisamento. Assim, caso você tenha cabelos quimicamente tratados é melhor optar por esperar a cor fantasia desbotar naturalmente.

 

Como cobrir a cor fantasia com coloração sem danificar os fios: dicas para antes e depois da transformação

Agora que você já sabe como cobrir a cor fantasia com coloração, é preciso ficar atenta aos cuidados capilares necessários antes e depois desse processo, para manter os cabelos saudáveis.

Cabelos coloridos, seja com cores fantasia ou não, precisam de constantes hidratações, nutrições e reconstruções para que a fibra capilar esteja sempre recebendo todos os nutrientes que ela precisa para evitar o ressecamento e a quebra.

Antes de cobrir o seu cabelo colorido com uma nova coloração, certifique-se de que ele esteja hidratado e forte, fazendo o teste de mechas antes de aplicar a nova cor. No caso de quem vai fazer a decapagem para remover o pigmento, a hidratação também é essencial já que esse é um procedimento bastante intenso para os fios, que precisam estar saudáveis e resistentes.

Depois de voltar à cor natural, os tratamentos com máscaras de hidratação para cabelos devem ser mantidos na rotina de uma a duas vezes por semana. Esse é um cuidado fundamental com fios após a coloração, independente da sua textura, e você deve procurar produtos com componentes restauradores, como as ceramidas e proteínas que previnem a quebra, o ressecamento e a porosidade.

Redação: Amanda Cardoso 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação