Beleza Extraordinária

Como clarear a pele? Dicas para manchas escuras do rosto e da pele

  • Aprenda como tratar cada tipo de mancha na pele (Foto: Instagram @louiblog)
Tela cheia
Previous Next
Aprenda como tratar cada tipo de mancha na pele (Foto: Instagram @louiblog)

As manchas escuras na pele - seja no rosto ou no corpo - são, provavelmente, as principais reclamações entre as mulheres que buscam uma pele lisinha. Embora sejam muito comuns e aconteçam por motivos bem variados, a maioria das mulheres já tentou alguma forma de clarear as manchinhas na pele. 

O primeiro passo para acabar com o problema - ou, pelo menos, clarear um pouco - é entender a origem das manchas escuras na pele. Por isso, separamos algumas das principais causas para as indesejadas manchinhas no rosto e no corpo e o que você pode fazer para clareá-las. Confira essas dicas para conquistar uma pele bem mais lisinha. 

Qual é a melhor forma de clarear olheiras escuras?

Existem vários tipos de olheiras e elas podem ter tratamentos bem variados. No caso das olheiras escuras, você pode apostar em cremes clareadores para os olhos para amenizar o problema. Vitamina C, vitamina K, retinol e ácido kójico são alguns ativos que você pode procurar nos produtos. Procedimentos estéticos, como peelings e laser, também podem clarear as olheiras. 

Como clarear as manchas causadas pelo sol na pele?

Esse é o tipo mais comum de mancha na pele, mas a boa notícia é que é possível clarear bastante as manchas de sol e até eliminá-las. Para isso, você pode apostar em tratamentos diários e procedimentos dermatológicos. No dia a dia, o esfoliante, o protetor solar e o creme clareador são seus maiores aliados. Além disso, você pode apostar no peeling químico e no microagulhamento para clarear a pele.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por tylauren (@tylauren) em

Aprenda a clarear as manchas escuras nas axilas

As manchas nas axilas têm 3 causas mais comuns: sol, depilação e desodorante. Para clarear a região, o primeiro passo é apostar em produtos clareadores. Adicionar as axilas à sua rotina de esfoliação e hidratação também é essencial para acabar com as manchas. Por fim, o peeling pode ajudar a manter as axilas claras. No caso das manchas causadas pelo desodorante, a dica é usar um produto livre de alumínio.

Como acabar com as manchas causadas por depilação?

Algumas vezes, a depilação pode deixar manchas escuras no local, que, geralmente, são causadas por reações ao produto utilizado. As dicas para evitar o problema são simples: usar protetor solar no local depilado, evitar substâncias agressivas após a depilação e apostar em produtos cicatrizantes. Para acabar com as manchas já existentes, invista em cremes com ativos clareadores.

Dicas para manter a pele livre de manchas:

1- Use protetor solar diariamente: isso vale tanto para o rosto como para o corpo e ajuda a manter a pele livre de manchas. O protetor solar deve ser usado todos os dias no rosto e em todas as partes expostas do corpo. 

2- Esfolie a pele com frequência: a esfoliação tem o poder de eliminar as células mortas e promover a renovação da pele. Por isso, se você tem manchinhas na pele, a esfoliação é uma grande aliada no clareamento. 

3- Aposte em cremes com vitamina C: a vitamina C está presente em uma grande quantidade de cremes de tratamento, graças à sua capacidade clareadora. Ele pode ser usado em qualquer horário do dia e ajuda a clarear manchinhas na pele. 

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema