Beleza Extraordinária

Como clarear a pele: descubra os melhores tratamentos para tirar manchas escuras do rosto

  • Os peelings e lasers são os tratamentos mais indicados para manchas escuras no rosto (Foto: Shutterstock)
  • Os cremes anti-idade com componentes clareadores, como a Niacinamida, são grandes aliados no tratamento contra as manchas escuras no rosto   (Foto: Pixelformula)
  • Quer clarear manchas escuras na pele? Confira as dicas de tratamento com dermatologista (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Os peelings e lasers são os tratamentos mais indicados para manchas escuras no rosto (Foto: Shutterstock)
  • Os peelings e lasers são os tratamentos mais indicados para manchas escuras no rosto (Foto: Shutterstock)
  • Os cremes anti-idade com componentes clareadores, como a Niacinamida, são grandes aliados no tratamento contra as manchas escuras no rosto   (Foto: Pixelformula)
  • Quer clarear manchas escuras na pele? Confira as dicas de tratamento com dermatologista (Foto: Pixelformula)

Manchas escuras no rosto são uma das coisas que mais incomodam as mulheres. Poluição, cicatrizes de acne e outras inflamações no rosto podem ser os causadores desses sinais, mas sem dúvidas, o sol é o mais forte causador das manchinhas escuras, inclusive do melasma. De acordo com a dermatologista Flavia Addor, as manchas podem, sim, ser clareadas, e os tratamentos contam sempre com a associação do protetor solar. "Tudo depende da origem, podem ser desde cremes dermocosméticos até mesmo cirurgias, passando por lasers, peelings, medicamentos", explicou a especialista. Confira mais detalhes! 

Melhor tratamento depende da origem das manchas

Existem vários tratamentos para clarear as manchas escuras do rosto, e antes de definir o melhor, é preciso saber a origem desses sinais. "As manchas podem ter várias denominações de acordo com a origem: Efelides, que são sardas, melanoses solares, que são manchas solares em pessoas claras, chamadas popularmente de senis, e hipercromias pós inflamatórias, que são as cicatrizes de acne", explicou a dermatologista Flavia Addor. Segundo ela, ainda há outras menos comuns que podem sinalizar doenças, mas somente o dermatologista pode fazer o diagnóstico.

Cremes hidratantes são coadjuvantes no clareamento das manchas escuras do rosto

De acordo com Flavia Addor, os tratamentos mais potentes para clarear manchas são os peelings e os lasers, que são recomendados para serem feitos apenas nos consultórios dermatológicos, ao invés de clínicas de estética. Segundo ela, os cremes anti-idade são grandes coadjuvantes neste processo, e podem ser aplicados em casa para agilizar o efeito e rejuvenescer a pele. "Se for um tratamento mais potente, como um peeling médico ou um laser médico ablativo, o correto é seguir a prescrição médica, dando preferência a hidratantes apropriados", explicou.

Cremes com ácidos têm vantagens e desvantagens no clareamento da pele

Hoje em dia, há vários cremes anti-idade - também chamados de antirrugas - que contém ativos clareadores, como a Niacinamida, componente que é capaz de equilibrar a pigmentação da pele e clarear as manchinhas do rosto. Mas é preciso sempre olhar todos os ativos do produto, porque muitos deles também contém ácidos como o Retinol e o hialurônico, para amenizar a flacidez. De acordo com Flavia Addor, os ácidos, de um modo geral, são uma faca de dois gumes. "Eles podem ser aliados importantíssimos, mas usados inadequada ou excessivamente, podem levar a irritações e, consequentemente, mais manchas", recomendou a dermatologista.

Por isso, a dica é apostar nesse tipo de produto para amenizar as manchinhas mais claras e suaves, como as de acne, e para prevenir esses sinais da idade antes que eles aparecem na pele do rosto. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema