Beleza Extraordinária

Ampola de tratamento: aproveite ao máximo o produto que deixa os cabelos lindos e saudáveis

  • Aprenda a turbinar a aplicação da ampola de hidratação
Tela cheia
Previous Next
Aprenda a turbinar a aplicação da ampola de hidratação

Ampolas de tratamento conseguem dar novo visual aos cabelos em poucos minutos. A ação instantânea ajuda a dar maciez, brilho, nutrição e reparar pontas duplas, porém, para conseguir todos estes benefícios, é preciso fazer a aplicação da maneira correta. Usar as ampolas do modo certo pode turbinar sua hidratação e deixar as madeixas mais saudáveis.

Cabelos precisam estar limpos e úmidos para aplicar a ampola

O primeiro passo é ter cabelos limpos. Antes de aplicar a ampola, lave os fios com o shampoo indicado para seu tipo de cabelo até sentir que as madeixas estão limpas. Não há necessidade de usar o condicionador, a menos que seu cabelo precise de ajuda para ser desembaraçado. O cabeleireiro Vini Meireles ensina que o segredo é secar os fios até deixá-los apenas úmidos, pois o excesso de água dificulta a ação da ampola: "Geralmente lavo o cabelo, tiro o excesso de água e coloco a ampola. Aplico a uma distância de mais ou menos dois dedos da raiz, do meio até as pontas", explicou.

O cuidado de não aplicar na raiz, é importante, pois assim como o condicionador, as substâncias presentes na ampola podem, a longo prazo, entupir os bulbos que produzem a oleosidade natural no couro cabeludo, o que pode aumentar a produção de óleo ou até levar à queda, caspa e dermatite.

Segredo da aplicação da ampola é a massagem nos fios

O maior responsável pelo resultado final é o modo de aplicar. O ideal é massagear os fios para que as substâncias sejam absorvidas pela fibra capilar, movimento que pode ser feito durante o banho, devido à ação rápida do produto. Segundo Vini, o ideal é dividir o cabelo, e aplicar mecha a mecha, massageando-as e depois repousar de acordo com o tempo de espera.

Dose única é suficiente para cabelos cheios, longos ou muito ressecados?

A maioria das ampolas, como as da L'Oréal, têm a quantidade ideal para apenas uma aplicação nos fios, mas segundo Vini Meireles, pode não ser o suficiente para alguns tipos de cabelo: "A ampola rende bastante, mas depende da situação do cabelo. Se for muito grande ou muito seco, há a necessidade de mais de um produto", explicou.

A explicação para a rápida absorção do produto a ponto de necessitar mais uma unidade de ampola mostra que os fios estão muito danificados. Segundo o cabeleireiro, para melhorar a saúde dos fios, o ideal é, em vez de usar a ampola a cada 15 dias, aplicá-la semanalmente, até o aspecto e textura das madeixas melhoraram.

É importante respeitar o tempo de espera e enxaguar bem

A maioria das ampolas precisa de enxágue depois do tempo de espera. Vini explica que é preciso respeitá-lo para que o produto faça efeito e o resultado seja o ideal. Outra dica do profissional, é enxaguar bem os cabelos para que não sobre nenhum resíduo nos fios, o que pode deixá-los pesados ou oleosos.

O profissional explica que como a ampola é uma hidratação potente, ela não precisa de finalizadores, como o leave-in. A única exceção são os casos finalizados com escova, que precisam de proteção térmica para não afetar a fibra do cabelo com o calor de chapinha e do secador.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais