Beleza Extraordinária

Como acelerar o crescimento do cabelo crespo ou cacheado? Confira 5 dicas de técnicas e tratamentos para conquistar cachos compridos e saudáveis

  • 5 dicas para ter cabelos cacheados ou crespos e longos: da umectação até a frequência ideal de corte! (Foto: Instagram @chelleee_b)
  • Fazer uma umectação com óleo capilar ajuda a ativar a circulação sanguínea e assim abrir espaço para que o cabelo cacheado cresça mais rápido (Foto: Instagram @bwatuwant)
  • Cortar o cabelo cacheado a cada 3 meses e usar proteção térmica antes do difusor também ajuda os fios a crescerem mais rápido (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
5 dicas para ter cabelos cacheados ou crespos e longos: da umectação até a frequência ideal de corte! (Foto: Instagram @chelleee_b)
  • 5 dicas para ter cabelos cacheados ou crespos e longos: da umectação até a frequência ideal de corte! (Foto: Instagram @chelleee_b)
  • Fazer uma umectação com óleo capilar ajuda a ativar a circulação sanguínea e assim abrir espaço para que o cabelo cacheado cresça mais rápido (Foto: Instagram @bwatuwant)
  • Cortar o cabelo cacheado a cada 3 meses e usar proteção térmica antes do difusor também ajuda os fios a crescerem mais rápido (Foto: Pixelformula)

Para quem tem cabelo cacheado ou crespo e sonha em ter fios longos, saiba que isso é completamente possível! As donas desse tipo de fio, geralmente, são as que mais reclamam da demora no crescimento, principalmente por causa do "fator encolhimento", que faz com que os cachos pareçam mais curtos do que realmente são. Se você está na missão de deixar os cachos crescerem, o Beleza Extraordinária separou 5 dicas para você seguir: são truques e tratamentos fundamentais para os cachinhos - que são naturalmente mais secos - e outros cuidados básicos no dia a dia. Confira! 

1 - Faça umectação com óleo para estimular o crescimento dos fios

Se você já ouviu falar da umectação, sabe que ela garante brilho intenso aos cachos porque é feita com óleo capilar da raiz às pontas. Mas você sabia que a umectação também estimula o crescimento dos fios? É que a ideia da técnica, criada pelas indianas, é aplicar o óleo massageando o couro cabeludo para ativar a circulação. Com isso, os fios ficam propensos a crescerem mais rápidos e hidratados. 

Como fazer: Com os fios secos, aplique o óleo capilar da raiz as pontas, enluvando mecha a mecha, massageando todo o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Deixe o produto agir por, no mínimo, 2 horas. Depois, enxágue normalmente. 

2 - Corte as pontas dos cachos a cada 3 meses

Muita gente acha que só porque o cabelo cresce pela raiz, não é preciso cortar as pontas para que ele cresça mais rápido. Mas a questão é que, ao ficar muito tempo sem cortar os fios, as pontas ficam duplas e quebradiças, além de ganhar uma aparência "envelhecida". Assim, quando mais as pontas ficam secas, mais o fio vai quebrando em seu comprimento. Por isso, a dica é cortar as pontinhas dos cachos a cada 3 meses, para renovar eliminar os fios danificados.

Dica: Corte o cabelo cacheado seco, para saber exatamente a quantidade a ser cortada, já que os cachos encolhem. 

3 - Não fique tanto tempo sem lavar os cabelos

Quem tem cabelo cacheado e crespo sempre fica com receio de lavar muito os fios e, assim, remover sua oleosidade natural, deixando as madeixas ainda mais secas. No entanto, não lavar o cabelo com a frequência adequada pode entupir os poros do couro cabeludo, abrindo espaço para casca - principalmente por causa da quantidade de creme usado - e outras impurezas que vão impedir o cabelo de crescer. A dica, então, é lavar a cada 2 dias, escolhendo shampoos específicos para cabelos cacheados e secos. 

Dica: Para lavar o cabelo sem ressecar, a dica é usar a técnica do pré-poo, que protege os cabelos da limpeza profunda do shampoo. Aplique um óleo capilar ou condicionador cerca de 20 minutos antes de lavar. Depois, é só aplicar o shampoo por cima. 

4 - Proteja o cabelo cacheado com leave-in ou óleo capilar

Um dos hábitos mais práticos é proteger o cabelo cacheado com finalizadores para evitar que a hidratação saia com a umidade. Sem hidratação, os fios ficam secos e, assim, quebradiços e sem vida, demorando mais a crescer. Por isso, a dica é usar sempre um creme para pentear - que além de desembaraçar, também ajuda a blindar a fibra do ressecamento - óleos capilares ou leave-in, que também ajudam a dar brilho e a deixar o cabelo cacheado sem frizz. 

5 - Proteja os cabelos do difusor e do excesso de química

Muita cacheada gosta de usar o difusor para modelar os cachinhos. Mas assim como acontece com a chapinha e com o secador usados com frequência para alisar os cabelos, o difusor usado exageradamente pode ressecar e diminuir a velocidade de crescimento do cabelo cacheado. Esse tipo de fio já é naturalmente mais seco, e as altas temperaturas tiram ainda mais a água de dentro da fibra capilar, deixando os cabelos mais fracos. A mesma coisa acontece com o excesso de químicas, como coloração.

Dica: Antes de usar o difusor, proteja os cachos com um leave-in ou óleo capilar que tenha proteção térmica. Já no caso de quem usa muita coloração no cabelo cacheado, a dica é caprichar nas hidratações e reconstruções com linhas específicas que cuidem de danos como ressecamento, pontas duplas e frizz. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais