Beleza Extraordinária

Como acabar com as rugas ao redor da boca: confira as dicas para atenuar e prevenir o envelhecimento precoce da área

  • Entenda como se formam as rugas ao redor da boca e entenda como atenuá-las
Tela cheia
Previous Next
Entenda como se formam as rugas ao redor da boca e entenda como atenuá-las

No tratamento anti-rugas e anti-idade, o rosto é o principal ponto de ação. Além das manchas, linhas finas nos olhos, flacidez e perda de elasticidade, as rugas ao redor da boca são muito comuns e podem causar bastante incômodo, especialmente ao aparecerem precocemente. Para atenuar e prevenir este tipo de sinais da idade, entenda o que os causa e saiba quais os hábitos que deve integrar já na sua rotina de beleza!

Contrações musculares por conta da fala, riso e alimentação, provocam as rugas ao redor da boca

Com o tempo, a pele do rosto vai perdendo a sua capacidade de produzir colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela firmeza e elasticidade da derme. Assim, à medida que envelhecemos, ela vai formando saliências e depressões nas regiões que mais se contraem ao longo da vida, como a testa, os olhos e a boca, encarregados de demonstrar sentimentos através das expressões faciais.

Ao falar, rir e comer, durante grande parte do nosso dia, a musculatura da região da boca vai criando pequenas rugas, que podem ser perioriais (pequenos riscos no perímetro labial) ou nasolabiais (o famoso bigode de chinês) e tendem a se aprofundar com o tempo. Além disso, alguns hábitos como o de fumar, roer as unhas, beber através de canudos e morder as canetas também contribuem para o agravamento do problema.

Uso de cosméticos enriquecidos com retinol é chave para atenuar a aparência dessas rugas

Para apagar a aparência deste tipo de rugas, a melhor estratégia é inserir o retinol na sua rotina de beleza. Isto porque o ativo ajuda na renovação celular, eliminando a camada mais superficial da derme e contribuindo para a formação de colágeno. Assim, as rugas vão ficando mais tênues e, consequentemente, menos evidentes. A dica é invistir em um hidratante enriquecido com o componente e aplicá-lo de manhã e à noite, massageando a região para uma melhor absorção.

Proteção solar diária também é essencial para a prevenção do aparecimento das rugas 

O cuidado preventivo mais eficaz, além de evitar ter hábitos como os referidos acima, como fumar e roer as unhas, é usar proteção solar adequada, de FPS 30 ou superior, em todos os dias do ano. Os raios ultravioleta destroem as ligações de colágeno, por isso é fundamental combater a sua ação. 

Já para disfarçar o problema, o truque é apostar nos cremes alisadores siliconados, como o Blur Mágico, que preenchem os sulcos da derme deixando a mesma com uma aparência bem lisa e uniforme. 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação