Beleza Extraordinária

Como acabar com as olheiras: saiba como disfarçar, tratar e minimizar a região escura embaixo dos olhos

  • Saiba como disfarçar e eliminar de vez as olheiras! (Foto: Instagram @ruyabuyuktetik)
  • Descubra os tratamentos mais eficazes para clarear a área das olheiras e saiba como disfarçar o problema no dia a dia (Foto: Instagram @sophiaoboshi)
  • O corretivo e o BB Cream para olhos são excelentes aliados para disfarçar a olheira (Foto: Instagram @tess_homann)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como disfarçar e eliminar de vez as olheiras! (Foto: Instagram @ruyabuyuktetik)
  • Saiba como disfarçar e eliminar de vez as olheiras! (Foto: Instagram @ruyabuyuktetik)
  • Descubra os tratamentos mais eficazes para clarear a área das olheiras e saiba como disfarçar o problema no dia a dia (Foto: Instagram @sophiaoboshi)
  • O corretivo e o BB Cream para olhos são excelentes aliados para disfarçar a olheira (Foto: Instagram @tess_homann)

As olheiras são um dos maiores incômodos de beleza das mulheres: aquela região mais escura abaixo dos olhos costuma ser uma preocupação diária para a maioria. As origens do problema são várias: pode ser genético, hábitos diários ou ainda uma combinação de estresse, cansaço e falta de sono. No entanto, hoje em dia existem várias formas de evitar, disfarçar ou até tratar as manchas abaixo dos olhos para que não apareçam de novo. Confira 3 jeitos diferentes para cada um!

O que são as olheiras?

Embora muitas mulheres possuam, naturalmente, a região ao redor dos olhos mais escura - confundindo melasma com olheira -, geralmente, o que causa o escurecimento da área é o aumento de volume do sangue, causado pela produção do hormônio cortisol. Assim, os vasos sanguíneos por baixo dessa pele, que já é bem fininha, aparecem mais, e com o afinamento cutâneo, que é uma consequência da idade, só tendem a ficar mais evidentes. 

Como clarear olheiras:

1. Retinol

Um dos ingredientes cosméticos mais eficazes no combate ao envelhecimento precoce da pele é o retinol. Ele ajuda na produção de colágeno, minimizando o afinamento da pele, o que faz com que as olheiras fiquem menos visíveis.

2. Niacinamida

Para aquelas olheiras que são genéticas e mais parecem uma mancha - ou seja, aquelas que nunca somem - a dica é usar um ativo que ajude no clareamento da pele, como a Niacinamida, que age através da regulação da produção de melanina

3. Microagulhamento

Para que os ativos cosméticos tenham uma melhor absorção na pele, uma técnica muito usada é o microagulhamento. Antes de aplicar a fórmula, o dermatologista ou profissional de estética "rolam" uma ferramenta chamada Derma Roller - que é cheia de pequenas agulhas quase microscópicas - sobre a região, o que ajuda a que essa penetre melhor na derme. Parece coisa de filme de terror, mas a gente jura que não é - mas é melhor não tentar fazer em casa! A técnica, que só deve ser feita por profissionais, também é conhecida por diminuir inchaços, melhorar a produção de colágeno e deixar o rosto mais viçoso. 

Como evitar o aparecimento das olheiras:

1. Roll-on para olhos cansados

Para prevenir o aparecimento das olheiras a longo prazo, a dica é sempre cuidar da região com produtos específicos, como é o caso do roll-on para olhos cansados enriquecido com cafeína. A ponteira esférica e metálica ajuda a resfriar e a oxigenar a região, diminuindo o inchaço, ao mesmo tempo que a fórmula ajuda a prevenir as olheiras. 

2. Alimentação

Ao mesmo tempo que vale usar cosméticos que ajudem a oxigenar a área ao redor dos olhos, também é essencial cuidar da alimentação, já que alguns hábitos podem piorar as olheiras. Excesso de bebidas alcoólicas, sal e os processados são os grandes vilões do problema.

3. Mudança de hábitos

Para evitar ao máximo as olheiras, é importante também mudar os seus hábitos de vida! A primeira dica é não esfregar muito os olhos ou tirar a maquiagem de forma brusca, já que esses movimentos poden afinar progressivamente a pele. Além disso, o exercício físico frequente também ajuda a melhorar a derme como um todo e, claro, a regulação do sono também é de extrema importância. 

Como disfarçar as olheiras:

1. BB Cream para olhos

Para quem não sai de casa sem esconder as olheiras, existem várias opções! Uma delas é o BB Cream específico para olhos, que tem uma fórmula mais delicada para hidratar, iluminar e suavizar esta região do rosto, ao mesmo tempo que disfarça o tom escurecido.

2. Protetor solar com cor

Já é sabido que sair de casa sem protetor solar traz inúmeros malefícios para a pele, e o escurecimento das olheiras é mais um deles! Usar protetor solar com cor é uma excelente opção para disfarçar aquele pigmento mais escuro nessa região ao mesmo tempo que protege a pele do sol. 

3. Corretivo

O corretivo também não poderia ser esquecido - afinal, ele é o queridinho mundial para cobrir as olheiras! Se você prefere um pouco mais de cobertura, o produto é a ideal. Dependendo do tom da região abaixo dos seus olhos, dá para apostar nos corretivos coloridos, que neutralizam a cor antes de aplicar a tonalidade tradicional.

Redação: Leonor Militão

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais