Beleza Extraordinária

Coloração sem amônia: saiba o que é, quando usar e quais são as vantagens para os cabelos

  • Entenda o que é coloração sem amônia e tire suas dúvidas sobre o produto na matéria (Foto: Instagram @heygorjess)
Tela cheia
Previous Next
Entenda o que é coloração sem amônia e tire suas dúvidas sobre o produto na matéria (Foto: Instagram @heygorjess)

Já ouviu falar sobre a coloração sem amônia? Também conhecida como tonalizante de cabelo ou coloração semipermanente, ela faz parte das opções disponíveis no mercado para quem procura transformar o visual mudando a cor dos cabelos.

Mas afinal de contas, ela pode ser usada em qualquer tipo de cabelo? Quais são as vantagens? Quando escolher? Chegou a hora de tirar todas as dúvidas! Continue lendo a matéria e conheça mais sobre a coloração sem amônia.

O que é e para que serve a coloração sem amônia? 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

A coloração sem amônia é uma coloração semipermanente menos agressiva, perfeita para fazer transformações mais discretas no visual. Ela também é indicada para quem quer fazer um banho de brilho em casa - técnica que ajuda a devolver a vivacidade da cor aos fios naturais ou já tingidos.

Por não ter amônia na composição - e, além disso, por também ter baixa concentração de água oxigenada -, esse tipo de coloração não entrega um alto nível de clareamento e não é capaz de penetrar na parte mais profunda da fibra capilar, criando um resultado temporário nos cabelos.

Qual é a diferença da coloração sem amônia para a coloração com amônia?

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Melissa Alatorre (@alatorreee) em

Enquanto a coloração sem amônia age mais superficialmente criando uma película de cor em volta do fio, a tinta permanente (ou seja, com amônia) consegue agir dentro da fibra capilar, entregando mudanças de cor mais intensas e resultado mais duradouro.

A escolha entre tonalizante ou tintura depende do propósito de cada transformação, mas vale lembrar que as condições do cabelo também influenciam na decisão, viu? Fios muito danificados precisam de uma atenção especial na hora de tingir as madeixas - e, para esses casos, a opção sem amônia é mais indicada.

Quais são as vantagens do tonalizante de cabelo?

Uma vez que o tonalizante não promove nenhum processo agressivo na fibra capilar, ele não é capaz de danificar ou fragilizar as mechas. Isso é uma vantagem importante a ser levada em consideração por quem está sofrendo com quebra, fraqueza ou outro tipo de dano nos fios, mas não abre mão de mudar o look.

Além disso, é importante lembrar que a ausência de amônia faz com que ele seja totalmente compatível com outros tipos de química, como as alisadoras, por exemplo. Sendo assim, se você costuma fazer progressiva, não há riscos na hora de tingir os cabelos usando o tonalizante.

5 situações em que vale a pena apostar na coloração sem amônia

1. Para um banho de brilho no visual;

2. Sempre que quiser arriscar novas nuances dentro da cor atual dos fios;

3. Para cobrir os primeiros cabelos brancos;

4. Quando quiser tirar o efeito amarelado dos cabelos loiros;

5. Para amenizar o efeito desbotado após a coloração com tintas permanentes;

Redação: Raquel Carletto

ver mais : Coloração
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais