Beleza Extraordinária

Coloração pessoal: saiba o que é e como escolher a melhor cor para os cabelos

  • Veja como escolher sua próxima cor de cabelo a partir da análise de cores e da coloração pessoal (Foto: Instagram @brittsully)
Tela cheia
Previous Next
Veja como escolher sua próxima cor de cabelo a partir da análise de cores e da coloração pessoal (Foto: Instagram @brittsully)

Já reparou que diferentes cores de cabelo podem iluminar ou deixar o rosto com uma aparência mais abatida? Acredite, não é só impressão: a coloração pessoal explica! É possível descobrir quais tons mais valorizam a aparência a partir de características como o subtom da pele e a cor dos olhos.

Em áreas perto do rosto - como pescoço, colo e, é claro, a cor dos fios - isso se torna ainda mais importante. Quer descobrir qual é a melhor opção de acordo com sua paleta de cores? Confira as dicas aqui embaixo!

Análise de cores: como descobrir quais são as melhores opções para o meu cabelo?

De acordo com o método sazonal tradicional, existem quatro opções de paletas de cores: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Elas são identificadas por meio da análise de cores, que normalmente é feita por uma consultora de imagem. Mas existem alguns truques fáceis que podem te ajudar na hora de escolher sua próxima coloração.

Subtom: a pele pode ter um fundo quente ou frio, o que influencia sua paleta de cores. Pense em suas bijuterias e acessórios: a maior parte deles é dourada ou prata? Quem tem o subtom quente, costuma ficar bem com as peças douradas; o subtom frio, com as prateadas.

Contraste: pense no conjunto entre a cor do seu cabelo, dos seus olhos e da pele. Elas são muito diferentes entre si? Quanto mais parecidas, como acontece com as loiras de pele bronzeada, menor o contraste.

Características naturais: as cores naturais dos fios e a dos olhos também estão incluídas na nossa paleta de cores pessoal, e podem dar algumas pistas sobre a que melhor se encaixa em nosso estilo.

Primavera: tons de loiro e castanho claro valorizam o contraste leve da pele

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Emma Chen (@emmachenartistry) em

Pele com fundo quente e contraste leve com a cor dos olhos e do cabelo são algumas das características das mulheres da paleta de cores Primavera. Tons de loiro e castanho claro com um fundo avermelhado ou dourado são boas opções para quem se encaixa nessa classificação. Que tal experimentar a coloração strawberry blonde ou mechas no estilo cold brew? Cores como turquesa, azul-claro e verde ajudam a completar ou equilibrar o look, caso você não queira abrir mão da sua coloração atual.

Verão: invista em cores claras e acinzentadas para valorizar o rosto

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Ashlee Allen (@aaashleee) em

Quem se encaixa na paleta de cores Verão costuma ter um subtom mais quente, com contraste entre a cor do cabelo, dos olhos e da pele. Para iluminar o rosto, vale investir em tons mais acinzentados para o cabelo, como o loiro perolado e o castanho claro. As nuances mantém o contraste natural do rosto, valorizando os traços. Caso queira apostar em um cabelo mais escuro, a dica é harmonizar o visual com blusas, acessórios ou maquiagem em tons pastel, como lavanda, amarelo claro e rosa bebê.

Outono: tons de castanho médio e ruivo ressaltam o fundo quente da pele

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Brittany Sullivan (@brittsully) em

A paleta de cores Outono costuma ser a escolhida para as donas de pele com subtom quente e baixo contraste com relação aos olhos e a cor natural dos fios. Se esse é o seu caso, a dica é investir em colorações de tom intermediário, que tenham um fundo mais quente como o dourado ou avermelhado. Cores como castanho chocolate ou o ruivo acobreado são perfeitos para isso! Para aquelas que não querem abandonar os fios bem claros, vale incluir no armário peças em cores terrosas - como o caramelo, verde e o laranja - para equilibrar o visual.

Inverno: castanhos escuros e pretos destacam a pele de subtom mais frio

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Christina Nadin (@christinanadin) em

Mulheres que, naturalmente, possuem pele com subtom frio e alto contraste - pele bem clarinha e cabelo escuro, por exemplo - combinam com a paleta de cores Inverno. Para valorizar os traços do rosto, a dica é investir em colorações que mantenham essa diferença natural - castanhos escuros e tonalidades de preto. Para as fãs dos fios mais claros, vale incluir detalhes na maquiagem e acessórios em cores intensas, como o vermelho, o azul royal e o rosa pink.

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais