Beleza Extraordinária

Coloração com ouro promete esconder os inconvenientes fios brancos

  • A técnica de coloração com ouro é eficaz apenas em cabelos castanhos ou pretos
Tela cheia
Previous Next
A técnica de coloração com ouro é eficaz apenas em cabelos castanhos ou pretos

Sabe os fios brancos aleatórios que começam a aparecer a partir de uma certa idade e se multiplicam sem serem percebidos? Em vez de arrancá-los e prejudicar o couro cabeludo, os cientistas da Université Pierre et Marie Curie, na França, sugerem uma solução luxuosa para tonalizar os inconvenientes brancos de maneira menos destrutiva: a coloração com ouro.

A novidade se dá por conta de nanopartículas do metal nobre que são capazes de tingir os cabelos brancos de vez. Esse tipo de partícula já foi inserida em cabelos humanos antes em pesquisas para desenvolver novos tipos de sensores. Por outro lado, cientistas descobriram que especificamente as nanopartículas de ouro mudam a cor da madeira.

De olho nisso, o cientista Shrutisagar Havali analisou que podia unir ambas características e inventar um novo tipo de pintura, agora relativa aos cabelos. Os pesquisadores sintetizaram as nanopartículas fluorescentes de ouro diretamente ao interior dos fios de cabelo, mergulhando-os em uma solução que continha seu nanomaterial. Os cabelos adquiriram uma coloração amarelada quando saíram do "banho de ouro", mas logo adquiriram uma coloração cinza escuro que se mantiveram após inúmeras lavagens.

A vantagem da nanotecnologia é que ela permite fazer isso de forma mais eficiente e, portanto, consumindo uma quantidade muito menor do caro "corante" dourado.

Eficaz em cabelos escuros

A técnica ainda inexistente no Brasil é indicada para mulheres morenas, já que os fios acabam ficando escuros - quase pretos- com o procedimento. O resultado final leva em média 15 dias para mostrar o efeito e a coloração dura mesmo depois das constantes lavagens.

Tradição na Grécia e Roma antigas

Na Grécia e Roma antigas, os mais vaidosos nobres já usavam cobre para mudar a tonalidade dos cabelos.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!