Beleza Extraordinária

Colágeno para pele? Entenda a função do componente no creme antirrugas

  • O creme antirrugas com colágeno garante mais firmeza e elasticidade à pele (Foto: Shutterstock)
  • Confira a matéria para entender como o colágeno age na pele! (Foto: Pixelformula)
  • O colágeno consegue amenizar marcas de expressão que já estão evidentes - como o "bigode chinês", por exemplo (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
O creme antirrugas com colágeno garante mais firmeza e elasticidade à pele (Foto: Shutterstock)
  • O creme antirrugas com colágeno garante mais firmeza e elasticidade à pele (Foto: Shutterstock)
  • Confira a matéria para entender como o colágeno age na pele! (Foto: Pixelformula)
  • O colágeno consegue amenizar marcas de expressão que já estão evidentes - como o "bigode chinês", por exemplo (Foto: Shutterstock)

O colágeno é uma das substâncias mais comentadas quando se fala em tratamento para rejuvenescimento da pele. Presente em muitos produtos anti-idade, ele é um componente indispensável para impedir o avanço das indesejadas marcas de expressão - além de também exercer outras funções, como ajudar no emagrecimento e proteger os ossos, por exemplo. Mas, mesmo com todo esse destaque, você sabe dizer como ele realmente age nos cremes antirrugas? Confira a matéria para entender melhor! 

Colágeno atua na formação das fibras e combate a flacidez 

Se você já começou a se preocupar com tratamentos anti-idade, certamente, já ouviu falar que a melhor opção é apostar nos cremes que contam com colágeno em sua fórmula. O motivo para isso é o fato dessa substância agir diretamente na formação das fibras que garantem a elasticidade e firmeza da pele - diminuindo, assim, as chances de flacidez. 

Embora seja produzido naturalmente pelo organismo e se concentre dentro das fibras da pele, o colágeno precisa ser reposto com a ajuda de produtos específicos porque sua produção cai, gradativamente, com o passar do tempo. Em geral, isso acontece a partir dos 25/30 anos; por isso, quem não quer correr risco de lidar com rugas e marcas de expressão deve aproveitar esse período para começar a procurar cremes que sejam feitos à base de colágeno ou que estimulem a síntese desse componente na célula.

Componente consegue minimizar 'pés de galinha' e 'bigode chinês'

Para garantir que a pele fique sempre jovem e bonita, o recomendado é começar a usar os cremes antirrugas antes mesmo dos primeiros sinais de envelhecimento. No entanto, quem acabou se descuidando e já exibe algumas marcas evidentes - como os "pés de galinha" e "bigode chinês" - também pode recorrer a esse tipo de produto para amenizar esses sinais.

Agindo diretamente nessas áreas, o creme antirrugas com colágeno ou com substâncias que estimulam sua produção - como a Vitamina C ou E - consegue suavizar as marcas evidentes ao redor dos olhos e nas laterais da boca por redefinir o rosto e aumentar a firmeza da pele. 

Massagem facial potencializa a ação do creme antirrugas

Além de apostar no creme antirrugas certo, também é importante fazer uma massagem facial para estimular os músculos e a circulação sanguínea - o que, como consequência, também contribui para o aumento da produção de colágeno.

Para garantir resultado, o ideal é fazer o procedimento todos os dias logo após a aplicação do creme. É bem simples: usando os próprios dedos, faça movimentos circulares largos da área abaixo dos olhos ao maxilar; em seguida, vá para a "zona t" e siga a direção de dentro para fora. Por fim, não esqueça de fazer o mesmo na pele do colo e do pescoço para também evitar as rugas que comprometem essa região. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação