Beleza Extraordinária

Cobertura total: dicas para cabelos grossos absorverem melhor a tinta

  • Cabelos grossos podem precisar de ajuda extra na hora da coloração
Tela cheia
Previous Next
Cabelos grossos podem precisar de ajuda extra na hora da coloração

Cabelos grossos costumam ter o caimento pesado se forem lisos ou volume excessivo caso os fios forem cacheados. Além da dificuldade de domá-los, as madeixas espessas podem ser trabalhosas quando o assunto é mudar sua cor. Um dos problemas mais comuns deste tipo de fio é apresentar uma coloração mal executada, já que são mais resistentes a absorver pigmentos. A dica para conseguir uma cobertura uniforme está em uma antiga tática, que precisa ser feita alguns minutos antes da aplicação da tinta: a mordaçagem.

Dicas para absorver a coloração mais facilmente

Técnica muito usada em cabelos brancos, que também costumam ser grossos, a mordaçagem consiste na aplicação de água oxigenada para abrir a cutícula e deixar o fio poroso, facilitando a entrada da tinta. Segundo o colorista Anthony Souza, o processo é ideal para quem tem cabelos mais espessos, já que eles enfrentam dificuldades de absorção na hora coloração. Para o profissional, o ideal é usar oxigenadas de 10 ou 20 volumes. "Os oxidantes acima disso, de 30 ou 40, causam danos maiores ao cabelo", explicou.

Depois de aplicar o produto com um algodão e esperar o cabelo secar, naturalmente ou com a ajuda de um secador, a tintura pode ser aplicada. "Não é preciso se preocupar com o fechamento da cutícula porque a própria tinta depositada no cabelo já começa a preencher o fio e o deixa selado após 30 minutos", afirmou o profissional.

Passe livre para a hidratação

Para recuperar os fios de todo esse processo, uma rotina constante de hidratações feitas pelo menos uma vez na semana já melhora o aspecto das madeixas. Como cabelos grossos recebem bem qualquer ativo hidratante, os fios que estiverem muito danificados podem ter o procedimento ampliado para uma vez a cada quatro dias: "Esse tipo de cabelo tem a vantagem de não ficar com aparência pesada devido a tantas hidratações ou com aspecto oleoso, ao contrário dos finos que têm a necessidade de buscar formulações mais leves"

Aprenda a lidar com o cabelo grosso

Com os fios já domados por causa da hidratação, o ideal é aproveitar o volume desse tipo de cabelo para penteados mais ousados. Não dispense o leave-in no dia-a-dia para garantir que as madeixas fiquem no lugar e experimente cortes repicados ou com fios assimétricos - assim, a espessura e o caimento do cabelo serão aliados, não inimigos.

Temas relacionados
Água micelar:

como remover a maquiagem com o produto?