Beleza Extraordinária

Clima quente: sabia que os cabelos crescem mais no verão?

  • O verão fazer o cabelo ganhar alguns centímetros a mais. O sol e o calor ajudam a aumentar a extensão dos fios graças a hormônios que aceleram a produção no bulbo capilar
Tela cheia
Previous Next
O verão fazer o cabelo ganhar alguns centímetros a mais. O sol e o calor ajudam a aumentar a extensão dos fios graças a hormônios que aceleram a produção no bulbo capilar

O verão pode fazer muito mais do que ajudar no bronzeado. A estação mais quente do ano favorece o crescimento dos cabelos porque o metabolismo acelera no calor, para manter o corpo funcionando nas altas temperaturas, o que melhora a circulação nos vasos sanguíneos no couro cabeludo e deixa as madeixas mais fortes e saudáveis. Além do estímulo, a energia solar pode ser um aliado no processo de ganhar alguns centímetros de cabelo. Hormônios como a prolactina e a melatonina acelaram a função do bulbo ao serem expostos ao sol, o que faz o fio crescer mais do que esperado, por volta de 0,05 centímetros extras.

Raios solares estimulam o crescimento do cabelo

A dermatologista Carolina Stano confirma que, longe de ser um mito, existe sim a influência dos hormônios no verão, o que pode acelerar o crescimento na estação, ao contrário do que acontece em temporadas frias, que têm incidência solar mais fraca. "Nos meses frios, os sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. O resultado disso é que, além dos fios caírem mais rápido, também nascem mais devagar", explicou a profissional do Instituto da Pelle.

Quem mora em cidades frias não precisa se preocupar em ficar ao sol durante o verão, que, em excesso, pode atrapalhar a saúde dos fios e ainda desbotar a cor das madeixas. De acordo com a dermatologista, o Brasil tem uma incidência de luz solar bastante intensa ao longo de todo ano e o organismo acaba se adaptando às condições climáticas do local, chegando a um equilíbrio.

Invista em cuidados e produtos para ajudar no crescimento

Apesar do incentivo do clima, é possível aproveitar a estação e dar uma turbinada no crescimento com a ajuda de alguns hábitos e produtos. Além dos cuidados com a saúde, que passam por uma alimentação regulada e o consumo frequente de água, evite agressões que enfraqueçam os fios. Fuja de agentes externos como sol e poluição e procedimentos químicos, como alisamentos, e aposte em hidratações para manter os cabelos saudáveis. Produtos a base de ativos fortalecedores como a arginina são indicados, porque esse ativo fortalece e diminui a queda e a quebra dos fios, além de estimular a circulação no couro cabeludo.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema