Chegou aos 40 anos? Confira 7 cuidados com a pele do rosto indispensáveis para evitar rugas e marcas de expressão

Quando uma mulher chega aos 40 anos, além de todas as mudanças no organismo, ela também deve redobrar a atenção com a pele se quiser manter o rosto viçoso e livre de rugas. É que, a partir dessa idade, a flacidez da derme aumenta e as marcas de expressão começam a ficar mais evidentes - principalmente, se ela chegou até aqui sem ter tanta preocupação com o protetor solar.

Por isso, para ajudar quem está nessa fase ou já quer ficar preparada, o Beleza Extraordinária preparou uma lista com 7 cuidados indispensáveis. Confira!

1. Mantenha a hidratação em dia 

Você sabia que a pele acaba perdendo sua hidratação natural com o passar do tempo? Por conta disso, até mesmo quem costuma sofrer com a oleosidade, pode acabar tendo que lidar com o aspecto seco ao longo dos anos.

No entanto, a boa notícia é que dá para evitar o problema redobrando os cuidados com a hidratação a partir dos 40! A dica é escolher um creme hidratante para chamar de seu e aplicar todos os dias pela manhã e antes de dormir. Para quem tem pele oleosa, o truque para não lidar com o efeito rebote é apostar em uma versão de textura mais levinha. 

2. Aposte na máscara de argila preta 

Outra dica para manter os cuidados da pele em dia é adicionar uma máscara de argila preta na sua rotina de beleza. Através de um ritual caseiro bem simples, essa versão do produto consegue suavizar as marcas de expressão por contar com uma ação anti-inflamatória que é capaz de absorver as toxinas liberadas pelo estresse - e que causam as temidas rugas e textura áspera.  

E o efeito rejuvenescedor não é a única vantagem: a máscara de argila preta também conta com uma função detox que consegue clarear as manchinhas superficiais da pele e até iluminar o rosto. 

3. Use um creme antirrugas com ácido hialurônico 

A partir dos 30 anos, o creme antirrugas já passa a ser um produto indicado para a rotina; mas é aos 40 que ele passa a ser ainda mais necessário. Dentre tantas versões disponíveis, a mais indicada para um cuidado completo é a fórmula com ácido hialurônico, justamente para intensificar a presença desse ativo na pele (que reduz naturalmente com o passar dos anos) e para renovar a hidratação e elasticidade facial.

Para garantir resultado, é importante aplicar o creme pela manhã e antes de dormir, massageando bastante com a pontinha dos dedos - por, mais ou menos, 10 segundos - para garantir a absorção do produto e estimular a circulação sanguínea. 

4. Invista em peelings para turbinar os tratamentos 

Além de trazer benefícios para quem está em tratamento contra a acne, o peeling também pode ser um ótimo aliado para manter a pele bonita e luminosa depois dos 40. Aliado à ação do creme antirrugas com efeito laser, ele ajuda a remover as manchas que comprometem o tom uniforme do rosto e, ainda, a estimular a produção de colágeno. 

Para saber a versão e a frequência mais indicada para o seu caso, o ideal é marcar uma consulta com um dermatologista e procurar um esteticista de confiança para dar início ao tratamento. 

5. Faça esfoliação regularmente 

Responsável pela eliminação de células mortas e desobstrução dos poros, a esfoliação também é uma importante aliada para combater as rugas. Com suas microesferas esfoliantes, ela ajuda a eliminar manchas e a amenizar as marcas de expressão por estimular a produção do colágeno através da massagem feita com a ponta dos dedos. 

Sendo assim, levando em conta a frequência indicada para o seu tipo de pele, não deixe de investir nesse tratamento para turbinar os cuidados de beleza aos 40! Para as donas de pele oleosa, o ideal é fazer o procedimento duas vezes na semana, enquanto quem a tem seca pode apostar nele de 15 em 15 dias. Para as peles normais e mistas, no entanto, uma única esfoliação semanal já é suficiente. 

6. Nunca saia de casa sem protetor solar

Se você não tinha o hábito de aplicar protetor solar, chegou a hora de passar a ter essa preocupação! É que a ação dos raios UVA e UVB pode acelerar a degradação do colágeno da pele por causar um estresse oxidativo - o que leva ao surgimento de manchas, rugas e até ressecamento. 

Por isso, mesmo quando o tempo estiver chuvoso ou nublado, tenha sempre o cuidado de aplicar o produto pela manhã e de retocá-lo ao longo do dia para que ele não seja removido junto com a transpiração. 

7. Fuja de situações de estresse 

Não é só o emocional que é comprometido pelo estresse: ele também é um dos inimigos de quem quer exibir uma pele saudável aos 40 anos! Quando a pressão do dia a dia te deixa constantemente preocupada e sem relaxar, a derme pode começar a apresentar rugas e linhas de expressão mais evidentes - e isso acontece porque há um aumento dos radicais livres e uma série de alterações hormonais. 

Para resolver o problema, além de manter os cuidados da pele em dia, é importante dar uma desacelerada na rotina, reservar um tempo para o lazer e procurar a ajuda de um terapeuta se o estresse chegar a níveis extremos. 

 

Matéria publicada em 04 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/chegou-aos-40-anos-confira-7-cuidados-com-a-pele-do-rosto-indispensaveis-para-evitar-rugas-e-marcas-de-expressao" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/chegou-aos-40-anos-confira-7-cuidados-com-a-pele-do-rosto-indispensaveis-para-evitar-rugas-e-marcas-de-expressao", "name": "chegou-aos-40-anos-confira-7-cuidados-com-a-pele-do-rosto-indispensaveis-para-evitar-rugas-e-marcas-de-expressao" } } ] }