Beleza Extraordinária

Chá faz bem pra saúde? Entenda como inserir a bebida da forma certa no dia a dia e aproveite todos os seus benefícios!

  • Saiba como aproveitar os benefícios do chá da melhor maneira com a ajuda das dicas da matéria (Foto: Instagram  @macvaltea)
  •  O chá é conhecido por ser uma bebida benéfica à saúde e versátil no dia a dia(Foto: Instagram @filozofiasmaku)
  •  O recomendado é beber, no máximo, 4 xícaras de chá por dia e aproveitar todos os seus benefícios (Foto: Instagram @kraseczka)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como aproveitar os benefícios do chá da melhor maneira com a ajuda das dicas da matéria (Foto: Instagram @macvaltea)
  • Saiba como aproveitar os benefícios do chá da melhor maneira com a ajuda das dicas da matéria (Foto: Instagram  @macvaltea)
  •  O chá é conhecido por ser uma bebida benéfica à saúde e versátil no dia a dia(Foto: Instagram @filozofiasmaku)
  •  O recomendado é beber, no máximo, 4 xícaras de chá por dia e aproveitar todos os seus benefícios (Foto: Instagram @kraseczka)

Camomila, hibisco, preto e verde são só alguns dos mais famosos: na verdade, o que não faltam são chás para todos os gostos e necessidades - mas, afinal de contas, quais seriam os seus reais benefícios para a saúde? Pesquisas realizadas em todo o mundo garantem que o hábito de consumir tipos diferentes da bebida é capaz de trazer ganhos bem específicos e importantes para o organismo, como a prevenção de doenças, diminuição da ansiedade, fortalecimento das artérias e até mesmo o aumento da queima calórica. Saiba mais sobre o assunto e descubra como inserir as variações do chá na rotina!

Chás ajudam a melhorar os sistemas fisiológicos e diminuem o risco de doenças cardíacas

Em geral, chás são ricos em antioxidantes e oferecem também ação anti-inflamatória. No entanto, cada erva, flor ou raiz específica, quando feita na forma de chá, oferece uma vantagem diferente para o corpo. O chá preto, por exemplo, é capaz de reduzir a pressão alta, enquanto o chá verde tem propriedades que ajudam a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeo, prevenindo o desenvolvimento de problemas no coração. Assim, para saber em qual tipo de chá investir, vale entender qual é a maior necessidade do seu corpo e procurar a ajuda de um especialista que indicará o tipo ideal para o seu caso.

Regras básicas para inserir o chá no dia a dia da melhor forma possível

Ainda que a ingestão diária da bebida seja recomendada pela maioria dos especialistas, é importante lembrar de consumi-la da maneira certa e sem excessos durante o dia, prestando atenção na quantidade, no horário e até mesmo na intensidade. 

Horário: existe um período do dia em que o chá será mais bem aproveitado pelo corpo. O recomendado pelos especialistas é ingerir a bebida fora do horário das refeições, cerca de 30 a 60 minutos depois - e o motivo é porque alguns dos seus componentes, como a cafeína, podem acabar inibindo a absorção de nutrientes dos alimentos. Além disso, é melhor evitar chás com propriedades estimulantes na parte da noite para fugir da insônia.

Dose: nada de exagerar na quantidade do chá preferido! Para conseguir aproveitar todos os benefícios sem sobrecarregar o organismo, a melhor saída é ingerir, no máximo, 500ml da bebida por dia - o que representaria, em média, 4 xícaras diárias.

Intensidade: na hora de fazer o próprio chá, além da quantidade recomendada de uso da erva, o gosto pessoal também conta para fazer uma bebida mais ou menos concentrada - no entanto, crianças e idosos, por segurança, precisam de atenção especial e devem tomar chás mais fracos e em menor quantidade.

Como fazer o chá da maneira certa na sua casa:

Aproveitar todas as propriedades do chá selecionado para a rotina não é tão difícil assim: o segredo é fazer a infusão da maneira certa e consumir a bebida pouco tempo após o preparo. Veja o passo a passo abaixo!

1- Primeiro, coloque um pouco de água no fogo e deixe ferver;

2- Assim que as primeiras bolhas começarem, adicione as flores, folhas ou sachê pronto do chá na água, tampe o recipiente e deixe a bebida descansando dessa forma de 3 a 5 minutos;

3- Feito isso, use um coador para separar os sólidos do líquido, ou apenas retire o sachê da bebida;

4- Beba a mistura ainda morna ou, então guarde o líquido em uma garra de vidro ou inox na geladeira e consuma o chá gelado.

Redação: Raquel Carletto

ver mais : Meu estilo de vida
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação