Beleza Extraordinária

Ceramidas, proteínas e micro-queratina: conheça os benefícios das substâncias do shampoo para as madeixas no verão

  • Ceramidas, proteínas e micro-queratina: conheça os benefícios das substâncias do shampoo para as madeixas no verão
Tela cheia
Previous Next
Ceramidas, proteínas e micro-queratina: conheça os benefícios das substâncias do shampoo para as madeixas no verão

Com as altas temperaturas do verão, é comum aumentar também a exposição ao sol, ao cloro, à água salgada e ao vento, famosos "vilões" para as madeixas. Curtir a estação mais quente do ano sem nenhum dano para a beleza exige alguns cuidados especiais. "No verão as nossas fibras capilares ficam mais expostas às radiações ultra violeta. Isso provoca ressecamento, com consequente perda de brilho e elasticidade. O cabelo pouco hidratado deixa a fibra mais endurecida. A radiação quebra as pontes de dissulfeto, por oxidação do enxofre, e então danifica sua estrutura normal e causa esses danos citados anteriormente", alertou o mestre em fármaco e cosmetologia Rogerio Kreidel.

A cada temporada, substâncias novas surgem prometendo transformar os fios na estação do calor mas alguns componentes já conhecidos das mulheres, como as ceramidas, as proteínas e a micro-queratina continuam fazendo sucesso e podem ser encontradas até mesmo em produtos usados no dia-a-dia, como o shampoo.

Ceramidas ajudam a blindar os fios na estação mais quente do ano

As ceramidas são lipídios encontrados nas fibras capilares e que contribuem para a hidratação dos fios. Elas servem como uma espécie de cimento capilar, blindando as madeixas. A substância ajuda a selar os fios e a reconstruir as fibras capilares, impedindo que agentes externos, como o sol e o cloro, afetem os cabelos."A ceramida é muito utilizada em produtos capilares, pois é uma substância natural, que já existe no cabelo e pele, então ela tem ótimos resultados e compatibilidade", explicou o cosmetologista.

Conhecidos antigos das mulheres, os produtos que contém ceramidas em sua fórmula dão mais brilho, combatem a porosidade, ajudam no efeito anti-frizz e ainda nutrem os cabelos."A aplicação de ceramidas diminui a perda de lipídios hidrossolúveis, diminuindo assim os danos provocados pelo raios UV. Além de auxiliar o balanço dos cabelos, conferindo brilho e nutrição aos fios, pois diminuem a perda de água transepidermal", explicou o farmacêutico e professor de farmacotécnica e cosmetologia, Lásaro Stephanelli.

Proteínas auxiliam no fortalecimento da fibra capilar

A queratina é a principal proteína formadora dos nossos cabelos e unhas e é constituída por 18 aminoácidos que interagem entre si, onde se destacam a cisteína e a cistina. Ela representa 90% do fio e por isso é usada em diversos tratamentos capilares. A queratina funciona como uma proteção e preenchimento das falhas ocasionadas por agentes externos, como os raios UVB. "Processos químicos e exposição ao sol e calor podem promover a perda da queratina do fio, através de escamas abertas na camada cuticular. Por esse motivo, no verão os cabelos tendem a ficar mais ressecados e ásperos. A reposição de queratina ajuda no restabelecimento da saúde e densidade do fio", explicou a dermatologista Carolina Stano, do Instituto da Pelle.

Mas além dos tratamentos com a famosa queratina, outras proteínas podem ter ações benéficas para as madeixas na estação mais quente do ano. "Como o cabelo tem a tendência de se danificar mais facilmente no verão, as proteínas são alternativas importantes para ajudar na reconstrução e fortalecimento das fibras", alertou Rogerio Kreidel.

O colágeno, por exemplo, tem a função de manter as células unidas. Nas madeixas, a proteína ajuda a fortalecer os fios, fazendo-os crescerem mais rápido e ainda desacelerando a queda. A proteína da pérola, ativo responsável pelo brilho e a resistência das pérolas preciosas, por sua vez, tem como função fortalecer e hidratar as madeixas da raiz às pontas de forma equilibrada.

Micro-queratina penetra em falhas do cabelo

Cientistas estão sempre buscando novas fórmulas para manter as madeixas sempre bonitas. A aposta da vez é a micro-queratina. A substância penetra em falhas ou micro fissuras dos cabelos sem pesar. Por isso não causa saturação e nem fios endurecidos. Além de trazer todos os benefícios já conhecidos da proteína, deixando as madeixas mais brilhosas e resistentes, ela funciona como uma espécie de blindagem dos fios.

"A queratina é uma proteína de grande e de alto peso molecular, por isso a indústria cosmética desenvolveu uma técnica para 'quebrar' esta molécula através de processos químicos, o que facilita a absorção, possibilitando um efeito mais imediato e efetivo", explicou o farmacêutico e professor de farmacotécnica e cosmetologia, Lásaro Stephanelli.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais