Beleza Extraordinária

Ceramidas nutre e dá mais brilho aos fios ressecados

  • Ceramidas é um lipídio encontrado nas escamas da fibra capilar e que em tratamentos potencializam a hidratação da cabeleira
Tela cheia
Previous Next
Ceramidas é um lipídio encontrado nas escamas da fibra capilar e que em tratamentos potencializam a hidratação da cabeleira

Entre a moda de substâncias que prometem transformar os fios e que aparecem e somem das prateleiras, existem produtos que há anos tratam os cabelos das mulheres. A ceramidas é uma delas. Um lipídio encontrado nas escamas da fibra capilar e que, em tratamentos, potencializa a hidratação da cabeleira.

As ceramidas funcionam como um cimento que mantém a integridade dos fios

O farmacêutico e professor de farmacotécnica e cosmetologia, Lásaro Stephanelli explica que a substância funciona como uma espécie de cimento nos fios: "a ceramida aumenta a coesão das cutículas ao córtex capilar e das cutículas entre si, mantendo a integridade dos fios". Os produtos com esse princípio dão mais brilho, combatem a porosidade, ajudam no efeito anti-frizz e ainda nutrem as madeixas.

Com a agressão sofrida por químicas, colorações e até mesmo shampoos e condicionadores, o cabelo perde sua ceramida natural e fica ressecado e quebradiço. Será preciso repor a substância com a ajuda de produtos com o lipídio na formulação. A substância funciona como uma película que retém água e nutrientes e diminui danos como os provocados pelos raios UV.

Ceramidas potencializadas

Nos últimos meses, apareceram no mercado diferentes tipos do lipídio, como a "bio-ceramidas", que segundo Lásaro Stephanelli, não tem diferenças estruturais, mas sim associações entre aminoácidos e vitaminas para promover um conjunto de ação entre os componentes que potencializam os resultados nos cabelos. O ideal é que o tratamento seja feito em conjunto com shampoos e condicionadores específicos, além de outros produtos como ampolas e óleos capilares.

Produtos favoritos
Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!