Beleza Extraordinária

Caspa no cabelo masculino: 5 dicas para acabar de vez com o problema

  • Os homens costumam ter mais caspas que as mulheres porque o couro cabeludo produz mais óleo (Foto: Instagram @justusf_hansen)
  • Confira dicas para eliminar a caspa dos fios masculinos! (Foto: Instagram @iamsimonebredariol)
  • Entre os cuidados necessários para ficar livre da caspa, está o uso de um shampoo específico para tratar o problema (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Os homens costumam ter mais caspas que as mulheres porque o couro cabeludo produz mais óleo (Foto: Instagram @justusf_hansen)
  • Os homens costumam ter mais caspas que as mulheres porque o couro cabeludo produz mais óleo (Foto: Instagram @justusf_hansen)
  • Confira dicas para eliminar a caspa dos fios masculinos! (Foto: Instagram @iamsimonebredariol)
  • Entre os cuidados necessários para ficar livre da caspa, está o uso de um shampoo específico para tratar o problema (Foto: Shutterstock)

A caspa é um problema que afeta homens e mulheres, mas é ainda mais comum nos fios masculinos por conta da maior oleosidade no couro cabeludo. A princípio, o incômodo fica apenas na coceira e no aspecto esbranquiçado nos cabelos e na roupa; mas, se não for bem tratado, pode evoluir e até causar queda capilar. Pensando nisso, para ajudar aqueles que não sabem o que fazer para se livrarem desses floquinhos brancos, o Beleza Extraordinária reuniu 5 dicas infalíveis. Confira mais detalhes! 

1. Lave os cabelos com água morna ou fria

Você sabia que a água quente pode facilitar o aparecimento da caspa? É que, por estimular ainda mais a produção de sebo no couro cabeludo masculino, ela aumenta a oleosidade - que, consequentemente, pode vir acompanhada dos temidos pontinhos brancos.  Sendo assim, sempre que for lavar os fios, deixe o chuveiro gelado ou, pelo menos, em temperatura morna. 

2. Seque bem os fios antes de dormir

Outro cuidado simples e que faz toda a diferença é deixar os cabelos bem secos antes da hora de dormir. Se você perceber que os fios ainda estão úmidos quando for se deitar, tire toda a umidade com uma toalha ou conte com a ajuda de um secador se tiver um comprimento maior. O motivo? O hábito de dormir com o cabelo molhado pode aumentar a seborreia e causar a descamação do couro cabeludo. Não são apenas as mulheres que precisam ter esse cuidado, ok?

3. Aposte em shampoos próprios para caspa

Para os homens que já estão sofrendo com o surgimento da caspa, um cuidado indispensável para tratar o problema é apostar em shampoos específicos para isso. Por contarem com uma ação mais profunda, eles tratam diretamente o couro cabeludo para eliminar o excesso de oleosidade e os pontos brancos que comprometem o look. 

Para aqueles que têm os fios mais ressecados, o ideal é alternar esse shampoo com algum de fórmula mais suave e apostar nas versões que prometem limpar e hidratar ao mesmo tempo para evitar o aspecto seco. 

4. Tenha cuidado com o uso frequente de acessórios que abafam o cabelo 

Você é de usar muito boné, chapéu ou boina? Então, é muito importante redobrar os cuidados! É que, por abafarem os fios, esses acessórios também podem causar descamação no couro cabeludo por causa da mistura de sebo com suor. Isso não significa que você não pode usar nenhum deles, mas é bom deixar o cabelo respirar por alguns dias e usar um shampoo de limpeza profunda de duas a três vezes na semana. 

5. Evite usar condicionador, finalizador e máscara muito perto do couro cabeludo

Muitos homens têm dúvida sobre a necessidade de usar condicionador nos fios por não entenderem a necessidade. Mas, conforme é explicado nessa matéria aqui, o produto é, sim, indispensável na rotina do público masculino por selar as cutículas que foram abertas pelo shampoo e preservar o aspecto hidratado. 

No entanto, para que ele não acabe sendo um vilão no tratamento contra a caspa e piore o problema, é importante ter o cuidado de aplicá-lo muito rente a raiz para que a produção de oleosidade não aumente e nem haja acúmulo de produto no couro cabeludo. Essa regra também vale para as máscaras de tratamento e finalizadores em geral, como mousse ou gel. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação