Beleza Extraordinária

Cachos na academia: como cuidar dos cabelos crespos e cacheados antes e depois do treino

  • Descubra as dicas de como cuidar dos cabelos cacheados e crespos antes e depois da academia! (Foto: Instagram @beautybylee)
  • Antes de ir para a academia, a dica é aplicar uma mistura de água com creme para pentear ou condicionador para proteger os cabelos cacheados e crespos do ressecamento que a transpiração pode causar (Foto: Instagram @olaj_arel)
  • Na hora de malhar, a trança boxeadora é um ótimo penteado para evitar frizz nos cabelos cacheados e transpiração excessiva na área da nuca (Foto: Instagram @freshlengths)
Tela cheia
Previous Next
Descubra as dicas de como cuidar dos cabelos cacheados e crespos antes e depois da academia! (Foto: Instagram @beautybylee)
  • Descubra as dicas de como cuidar dos cabelos cacheados e crespos antes e depois da academia! (Foto: Instagram @beautybylee)
  • Antes de ir para a academia, a dica é aplicar uma mistura de água com creme para pentear ou condicionador para proteger os cabelos cacheados e crespos do ressecamento que a transpiração pode causar (Foto: Instagram @olaj_arel)
  • Na hora de malhar, a trança boxeadora é um ótimo penteado para evitar frizz nos cabelos cacheados e transpiração excessiva na área da nuca (Foto: Instagram @freshlengths)

Como ir para a academia e cuidar dos cabelos cacheados e crespos é uma dúvida comum entre as mulheres. O motivo? Esse tipo de fio, que é naturalmente mais seco, não pode ser lavado todos os dias, já que pode ficar ainda mais ressecado, áspero e com frizz. Sendo assim, como deixar os cachos perfeitos depois dos exercícios e qual a maneira certa de conciliar transpiração com os cuidados das madeixas? Confira as dicas do que fazer antes e depois da malhação! 

Antes da academia: Hidrate com óleo, creme para pentear e condicionador

Hidrate: Se começar o treino sem aplicar algum produto que deixe o cabelo úmido e hidratado durante o treino, o risco de o cabelo crespo ou cacheado ficar mais frisado e ressecado é maior. Isso porque o sal contido na transpiração pode ressecar ainda mais os cabelos, e por isso, antes de prendê-los, você pode borrifar um pouco de água misturada ao creme de pentear ou condicionador, "amassando" levemente as mechas para que absorvam a misturinha. Nunca deixe os fios molhados, a dica é deixá-los sempre úmidos. 

Óleo capilar ou leave-in: Se não tiver um borrifador, não tem problema - invista no óleo capilar ou no leave-in, já que ambos também criam uma barreira de proteção contra o suor nos cabelos, além de hidratá-los. Aplique algumas gotinhas nos cabelos secos, da raiz às pontas, e siga para o penteado.

Se tiver que lavar: Se tiver que lavar o cabelo no mesmo dia que for para a academia, a dica é apostar no co-wash. A técnica usa o condicionador ao invés do shampoo para lavar os fios, ou seja, limpa sem remover a oleosidade natural dos fios. A ideia é que o shampoo não resseque o cabelo no dia do treino, porque pode ser que os fios acabem ficando ressecados com a malhação, principalmente se for ao ar livre. A dica é usar um condicionador para cabelos lisos ou oleosos, para que os cabelos cacheados e crespos não fiquem tão pesados. 

Faça penteados altos: Depois de blindar os fios do ressecamento, aposte em penteados altos para evitar que a transpiração da nuca encoste nos cabelos. Faça rabos de cavalo ou coque abacaxi, utilizando prendedores de elástico que não deixem os fios marcados. Você também pode fazer uma trança embutida, que pode ajudar a modelar os fios ao soltar. 

Tranças: As tranças são opções para quem tem cabelos cacheados e deseja um efeito ondulado nos cabelos após sair da academia. Vale apostar nas tranças duplas tradicionais ou trança única comum, que são as mais práticas de serem feitas. As mais habilidosas podem apostar nas boxeadoras, que podem servir para compor o look do restante do dia.  

Depois da academia: Umedeça os cabelos e aplique jato frio

Nunca passe água: esqueça o hábito de passar um pouquinho de água nos cabelos para baixar o frizz. Isso só vai piorar o aspecto frisado! A dica é usar a mesma misturinha de antes: água com creme para pentear ou condicionador para umedecer os fios de forma saudável. Quando eles secarem, ficarão mais modelados e macios.  

Jato frio: não vai lavar mas também não quer umedecer os cabelos? Aplique um jato frio de secador para acabar com a transpiração no couro cabeludo. Além disso, o secador pode servir para outros fins, como ondular o cabelo que ficou trançado durante o treino, por exemplo. Basta soltar o penteado, aplicar o jato frio e estilizar as madeixas com os dedos. 

Lave normalmente: você pode lavar os cabelos com seu shampoo e condicionador comuns após a academia. A dica é aproveitar para hidratar os fios, usando uma máscara de hidratação ainda no banho. Depois do shampoo, aplique a máscara para cabelos cacheados ou secos e deixe agir por cerca de 5 minutinhos. Depois, é só remover e aplicar o condicionador.

Umectação: Escolha um dia ou dois na semana para fazer umectação, ou seja, para nutrir os fios. Isso porque, mesmo com todos os cuidados antes da malhação, você pode sentir os fios crespos e cacheados levemente mais seco aos poucos. A técnica, que é feita com óleo capilar em todo o comprimento dos fios, vai entregar mais brilho e agir contra o frizz e a opacidade.

Dica extra: aposte em exercícios leves quando não for dia de lavar o cabelo. Assim, você transpira menos e os cachos duram por mais tempo. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais