Beleza Extraordinária

Cachos com volume: descubra o melhor corte e finalização para deixar o cabelo cacheado e crespo mais volumoso!

  • Quer deixar os cachos mais volumosos? Confira as dicas de corte e finalização(Foto: Instagram @iamthedaisha)
  • Não exagerar na quantidade do creme de pentear também facilita o volume nos cachos (Foto: Instagram @brialarine)
  • O corte em camadas é a opção perfeita para quem deixar os cachos mais volumosos (Foto: Instagram @brittanysky)
Tela cheia
Previous Next
Quer deixar os cachos mais volumosos? Confira as dicas de corte e finalização(Foto: Instagram @iamthedaisha)
  • Quer deixar os cachos mais volumosos? Confira as dicas de corte e finalização(Foto: Instagram @iamthedaisha)
  • Não exagerar na quantidade do creme de pentear também facilita o volume nos cachos (Foto: Instagram @brialarine)
  • O corte em camadas é a opção perfeita para quem deixar os cachos mais volumosos (Foto: Instagram @brittanysky)

Já se foi o tempo em que a maioria das cacheadas e crespas vivia em busca de truques para reduzir o volume: desde que o número de adeptas do cabelo natural aumentou, muitas perderam o medo de valorizar o efeito volumoso nos fios! Mas, para conseguir esse visual, é preciso seguir algumas dicas e ficar atenta a detalhes que fazem toda a diferença - como o corte, jeito de finalizar e a escolha do leave-in, por exemplo. Saiba mais detalhes!

Corte em camadas é a melhor opção para deixar os cachos volumosos

Para conseguir cachos volumosos, é preciso investir no corte certo: aquele que combina com sua personalidade e que oferece um balanço natural! Para distribuir o volume, conseguir mais movimento e evitar o efeito chapado ou "pirâmide", a melhor opção é deixar os fios em camadas

Esse estilo de corte é um dos mais indicados para as cacheadas e crespas por dar ao cabelo um volume uniforme, além de também aumentar a definição por realçar as ondulações naturais do fio. Mas para ter certeza de que o visual vai ficar exatamente como você deseja, o ideal é pedir um corte a seco, que oferece a possibilidade de ver o comprimento e o caimento do cabelo enquanto ele é cortado. 

Quem prefere deixar o cabelo comprido também pode apostar nas camadas: o corte muda o visual dos fios sem prejudicar o comprimento; apenas adiciona várias camadas para impedir que o peso das pontas longas comprometa o volume. 

Cuidados específicos na hora da finalização fazem toda a diferença

Além de investir no corte em camadas, também é importante fazer a finalização que ajude a conseguir mais volume nos fios. Veja as dicas para não errar na hora do procedimento:

1 - Finalize com produtos que não pesem no seu tipo de fio: Na hora de escolher o finalizador ideal, o segredo é apostar nos que conseguem definir o cabelo sem pesar. Por isso, prefira os que contam com uma fórmula específica para o seu tipo de textura! Os bem enrolados e crespos, por exemplo, costumam ficar ótimos com um leave-in mais consistente e rico em óleos; já os ondulados e de cachos mais abertos funcionam melhor com cremes mais leves e menos oleosos.  

2 - Não exagere na quantidade do creme de pentear: O leave-in é indispensável nos cabelos cacheados e crespos para garantir definição e um bom "day after". Mas, se for aplicado de maneira exagerada, ele acaba prejudicando a aparência dos cachos, deixando-os sem balanço e sem nenhum volume. Por isso, quando estiver finalizando o cabelo, a dica é sempre  aplicar pouco produto e, depois, ir retocando apenas nas partes em que sentir necessidade. 

3 - Quebre a película do creme quando o cabelo estiver seco: Alguns finalizadores acabam deixando os fios rígidos, com o mesmo aspecto durinho do gel. Como isso faz com que o cabelo perca bastante volume e fique com uma aparência artificial, o truque é o seguinte: quando as madeixas estiverem completamente secas, deposite um pouco de óleo capilar nas mãos e amasse as pontas do cabelo de baixo para cima para quebrar a película enrijecida e conseguir mais balanço.

4 - Solte a raiz com os dedos e balance os cachos: Além de quebrar o aspecto durinho do creme, outra dica importante para ajudar a dar volume é deixar o cabelo bem leve. Para fazer isso, é só seguir um truque simples: primeiro, coloque os dedos por dentro dos fios e vá puxando a raiz para impedir que ela fique muito grudada no couro cabeludo; depois, jogue as madeixas de um lado para o outro para ajudar a soltar os cachos e, ainda, diminuir o fator encolhimento. 

Pente garfo e difusor garantem ainda mais volume nos fios

Você já fez o corte, seguiu todas essas dicas e, ainda assim, não está com o volume do jeito que deseja? Então, o ideal é contar com a ajuda do pente garfo e do difusor para arrematar a finalização! Veja como usar a dupla: 

1 - Aplique creme de pentear em todo o comprimento do cabelo e finalize da maneira que preferir. Se quiser aliar volume e definição, a dica é investir na fitagem; mas, se preferir um look mais despojado, finalize no próprio chuveiro ou aplique o produto despropositadamente no cabelo dividido em seções; 

2 - Seque e modele o cabelo com o difusor, jogando o jato de ar de baixo para cima para garantir mais volume.

3 - Depois, quando os fios estiverem completamente secos, pegue o pente garfo para finalizar. O procedimento é simples: coloque o acessório na raiz em posição horizontal e vá puxando os fios de baixo para o alto até conseguir o efeito que deseja. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!