Beleza Extraordinária

Cacheadas e platinadas! Saiba os cuidados necessários para apostar na cor e continuar com fios bonitos e hidratados

  • Cabelos cacheados podem apostar no platinado e apresentar fios saudáveis: basta caprichar nos cuidados pós-coloração
Tela cheia
Previous Next
Cabelos cacheados podem apostar no platinado e apresentar fios saudáveis: basta caprichar nos cuidados pós-coloração

A cor da vez é o platinado - além de várias famosas radicalizarem os fios e apostarem na cor, não é difícil encontrar o loiro acizentado entre as mais antenadas no dia a dia. Mas, para as donas de fios cacheados e crespos, investir no tom ainda é motivo de dúvidas: além da falsa ideia de que os cabelos com ondas não combinam com a cor, ainda há o medo da estrutura mais sensível das madeixas acabar sendo prejudicada com a descoloração. Para acabar de vez com as dúvidas e encorajar quem quer arriscar a mudança, separamos dicas especiais da colorista Viviane Siqueira para mostrar que crespas e cacheadas podem, sim, ser platinadas - e ainda, exibir fios tratados e saudáveis. Confira!

Cacheadas podem, sim, ter cabelos platinados!

Ao contrário do que muita gente acredita, as cacheadas também podem ter cabelos platinados! Mas, de acordo com a colorista Viviane Siqueira, antes mesmo de começar a considerar a descoloração, é preciso ter em mente que a rotina de cuidados será bem mais intensa:  "o mais importante é ter a consciência de que sua vida não será como antes. O cabelo exigirá muito mais cuidado", alerta.

O processo é exatamente o mesmo feito pelas donas de madeixas lisas, porém, como a textura dos fios podem influenciar no resultado, é importante ficar de olho no tempo de ação do produto para cada tipo de cabelo, seguindo as instruções da caixinha. Por se tratar de um processo mais intensivo, antes de iniciar o procedimento de descoloração também é fundamental fazer um teste de mecha para verificar a elasticidade do fio. Se a resposta não for positiva, é preciso investir em tratamentos de reconstrução e hidratação  - por, no mínimo, dez dias antes das descolorações - para que o cabelo fique mais forte e receba a massa que precisa para suportar o processo sem ficar danificado. 

Descoloração pode alterar o formato dos cachos

Além do teste de mecha, é preciso considerar que, com a descoloração, os cabelos cacheados e crespos podem perder um pouco de definição e apresentar cachos mais largos - desde a primeira aplicação da tinta ou de forma gradual: " em muitos casos, o processo abre um pouco os cachos; mas, devidamente tratado, o cabelo recupera a elasticidade e volta ao normal", explica a colorista Viviane Siqueira. Sendo assim, não é preciso entrar em desespero e desistir de vez do platinado por causa disso: basta investir em um tratamento contínuo e intenso para amenizar o problema e recuperar a definição. 

Reconstruir e nutrir a fibra capilar é indispensável na pós-coloração

Um dos maiores problemas na hora de remover os pigmentos de cor dos fios é a inevitável retirada de alguns nutrientes, o que pode acabar causando um maior ressecamento. Por isso, quem quer ser platinada, deve ter em mente que os cuidados precisam ser diários para que os cabelos apresentem a nova cor com um aspecto saudável e bonito.

Segundo Viviane, a nutrição e a reconstrução são os tratamentos mais importantes nessa etapa: a primeira por recuperar a estrutura do cabelo e devolver a queratina que ele acaba perdendo durante o processo; já a segunda, por devolver a oleosidade natural e os lipídios que as madeixas precisam para ficarem mais brilhosas, sem frizz e livres de quebra. "Reconstruir a fibra é indispensável! E, alternando com nutrição, é a combinação perfeita para devolver a saúde dos fios", esclarece Viviane. 

Proteção com filtro solar  e rotina de retoques mantém o brilho acinzentado nos fios

Para manter o brilho acizentado - mesmo com a exposição a fatores externos, como sol, vento e piscina, por exemplo - o segredo é proteger os cabelos com leave-in que contenha fator de proteção solar, investir em shampoo/máscara matizadora com pigmentos roxos e manter fielmente a rotina de retoques - que, no geral, costuma ser realizada de 15 em 15 dias.  Na hora de escolher a coloração, também importante priorizar produtos que já tenham pigmentos que controlem o efeito amarelado/alaranjado. 

Segundo colorista, modelador de cachos valoriza as cacheadas platinadas

Depois de decidir passar pelo processo de descoloração e fazer os tratamentos necessários para manter o cabelo bonito e saudável, pode aparecer a dúvida sobre que estilo de penteado mais valoriza o novo look. De acordo com Viviane Siqueira, uma boa opção é investir nos fios completamente soltos e finalizados com modelador de cachos para deixar o brilho acinzentado com bastante destaque: "O creme de pentear modelador de cachos dá um up nos cabelos soltos", afirma. 

Além disso, para as fãs de bastante volume, outra dica importante é realçar esse efeito natural dos fios cacheados e crespos com a ajuda de um pente garfo - o que garantirá um look ainda mais poderoso com os fios acinzentados. 

Nova coloração para tirar o platinado só pode ser feita após duas semanas

Se, mesmo com todas as dicas e cuidados, você acabar percebendo que o platinado não é para você, a colorista alerta que é preciso esperar, no mínimo, duas semanas antes de passar por um novo processo de coloração. Além disso, é preciso dar ainda mais atenção à rotina de tratamentos para que o cabelo não acabe se enfraquecendo após os dois procedimentos: "o ideal é estar certa do platinado para não ter essa necessidade de refazer um trabalho. Mas, se isso acontecer, o ideal é esperar por umas duas semanas e, depois do segundo procedimento, manter a rotina de tratamentos pós-química semanalmente", esclarece a profissional. 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação