Beleza Extraordinária

Cabelos secos ou extrassecos? Descubra o tratamento ideal para seus fios

  • Cabelos secos ou extrasecos precisam de cuidados com óleos específicios para tratar e nutrir os fios
Tela cheia
Previous Next
Cabelos secos ou extrasecos precisam de cuidados com óleos específicios para tratar e nutrir os fios

Somente as mulheres que têm cabelos secos ou extrassecos sabem como é difícil mantê-los sempre bonitos e saudáveis. Mas engana-se quem pensa que o problema é apenas descuido. As glândulas sebáceas do couro cabeludo de quem apresenta essas características capilares produzem pouca oleosidade, uma quantidade que não é suficiente para percorrer toda a extensão dos fios. Por isso, as madeixas se tornam desnutridas e exigem sempre uma atenção a mais. A boa notícia é que com alguns cuidados e produtos específicos é possível recuperar a saúde até mesmo dos fios mais secos, tornando-os bonitos e hidratados no dia a dia.

Saiba como identificar se seu cabelo é seco

Diferente dos cabelos ressecados, os fios secos são uma característica que pode ocorrer por motivos diversos. "Existe uma glândula nos fios chamada glândula Sebácea, que produz o sebo natural e protetor dos fios, ela é uma substância oleosa (lípidos) e que em alguns casos, existem pessoas que produzem menos essas glândulas, tornando os cabelos mais secos", explicou a cabeleireira Juliana Fernandes. As glândulas sebáceas produzem naturalmente menos oleosidade, fazendo com que os fios fiquem desnutridos, opacos e rebeldes. Fatores ambientes podem agravar ainda mais os danos aos cabelos que já apresentam essas características. "O cabelo seco tem as cutículas capilares abertas e desprotegidas. Fatores ambientais como poluição, vento e sol costumam agravar ainda mais esse quadro. Já o extraseco costuma ficar assim em função de agressões químicas com produtos e uso exagerado da chapinha e do secador", explicou a cabeleireira Marcia Ozório, do Studio Marcia Ozório.

Óleos naturais ajudam a devolver a nutrição dos fios

Os óleos naturais são uma ótima forma de recuperar a saúde dos fios e mantê-los sempre saudáveis, já que são formulados com ingredientes ativos com alto poder de nutrição. Para aquelas que sofrem com os cabelos secos, mas exibem fios finos, o mais indicado é apostar em produtos que equilibrem a nutrição necessária com a leveza natural dos cabelos, mantendo-os com o movimento e brilho desejados. "Se for um cabelo seco natural sem químicas, é recomendado usar produtos de Nutrição, usar produtos que contem a Geléia Real é ótimo, ela tem um poder nutritivo rico em Vitamina C e Cálcio, essa proteína tem um alto poder de nutrição e ação antioxidante", ensinou a especialista Juliana Fernandes.

Já aquelas que têm cabelos muito secos, volumosos e indisciplinados precisam de uma atenção ainda maior com os fios. Nesses casos, vale apostar em produtos altamente nutritivos, além de constantes processos de cauterização que vão ajudar a devolver o brilho e maciez dos cabelos. "Um cabelo extremamente seco, precisa de um cuidado maior, é indicado o uso de produtos reconstrutores que atingem a zona C do cabelo, que tenham uma reparação e hidratação com ação antioxidantes, super indicado para cabelos extra secos", explicou a cabeleireira Juliana Fernandes.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais