Beleza Extraordinária

Cabelos saudáveis: veja 10 dicas para restaurar a beleza dos fios no final do verão

  • Veja como restaurar os fios depois de um longo verão e entre no outono com cabelos sedosos e cheios de brilho!
Tela cheia
Previous Next
Veja como restaurar os fios depois de um longo verão e entre no outono com cabelos sedosos e cheios de brilho!

À medida que as estações do ano se vão alterando, é de extrema importância ir adaptando a rotina de cuidados com o cabelo às suas necessidades específicas. Fios secos e quebradiços são um mal comum no final de um verão escaldante, mas há alguns truques que podem não só reverter os danos como preparar os cabelos para o outono que se aproxima, deixando-os brilhosos, fortes, e super saudáveis. Veja 10 dicas para recuperar os fios!

1 - Elimine as pontas secas com cortes regulares

Os primeiros sinais de danos dos fios aparecem nas pontas, que ficam extremamente secas quando expostas às mais variadas agressões. No final do verão, a maioria das mulheres sofre deste mal, e para o eliminar, nada melhor que um bom corte. Quem prefere manter o comprimento dos fios, a melhor forma de disfarçar o problema é usando bastante óleo finalizador, que além de cobrir o aspecto ressecado, ainda hidrata em profundidade. 

2 - Invista em uma limpeza profunda dos fios

Para preparar os fios para tratamentos de hidratação intensa, o primeiro passo é limpá-los em profundidade, removendo todo o resíduo de produtos e impurezas acumulado ao longo dos meses mais quentes. Para isso, invista em um shampoo anti-resíduos durante dois dias seguidos, e no segundo dia, aplique uma máscara de tratamento intensiva para recuperar o brilho e hidratação dos fios. 

3 - Proteja os cabelos contra os raios UV mesmo nos dias menos quentes

É comum pensar que, quando o sol não está forte, não há necessidade de proteção. Assim como na pele, os raios UV são nocivos aos fios mesmo quando o céu está encoberto ou quando não está muito calor. Por isso deve sempre aplicar um spray capilar com filtro UV nos seus cabelos todos os dias, e especialmente se pretende se expor ao sol.

4 - Lavagens menos frequentes preservam a saúde dos fios

Para evitar ressecar ainda mais os cabelos, nos últimos dias de verão prefira intervalar um pouco mais as lavagens. A água do chuveiro combinada com o shampoo frequente pode retirar os óleos naturais essenciais à saúde dos fios. Para quem tem cabelos oleosos ou mistos, o shampoo seco pode ser uma boa ate

5 - Couro cabeludo também merece atenção e cuidado

Mesmo para quem tem cabelos oleosos, é muito importante nutrir a pele do couro cabeludo. Massage algumas gotas de óleo específico para a região para que o seu cabelo possa crescer saudável e, além disso, ao hidratar a zona, vai equilibrar os níveis de oleosidade do seu cabelo.

6 - Aposte em produtos com queratina para reparar os danos causados pelo verão

Para recuperar a saúde dos fios no final de um longo verão quente, uma boa opção é a de apostar em usar uma linha capilar enriquecida com queratina. Aposte no creme de pentear e na máscara de tratamento para um efeito mais profundo, e alterne com o seu shampoo e condicionador específicos para o verão, uma vez que queratina em excesso pode fragilizar os fios. 

7 - Aproveite para deixar a chapinha e o babyliss de lado 

O calor de ferramentas como a chapinha ou o secador também provocam grandes danos aos cabelos, se não forem usados com precaução. Durante os últimos dias do verão, aproveite o calor para deixar estes utensílios de lado, abusando da criatividade na hora de fazer os seus penteados.

8 - Preste atenção aos níveis de pH da água de seu chuveiro

É também muito importante ter em atenção os níveis de pH e cloro na água com que lava os fios, já que estes fatores também influenciam na sáude dos seus fios. Se for o caso, invista em um filtro específico para tornar a água do seu chuveiro mais suave e menos agressiva tanto para os cabelos quanto para a pele. 

9 - Consulte um bom colorista para reavivar o tom de seus fios

Com todas as agressões do sol, mar e piscina, os cabelos coloridos que não forem bem tratados ao longo do verão, podem acabar a temporada com um tom diferente ou desbotado. Visite um bom colorista ou o seu cabeleireiro de confiança e tente dar uma repaginada na cor, para começar a nova estação com o pé direito. 

10 - Chapéus e lenços são super modernos e ajudam a prevenir mais danos

No fim do verão, ainda vale proteger os fios e o couro cabeludo dos raios solares, e uma excelente forma de o fazer é apostando em acessórios ultra modernos como chapéus, lenços e bandanas. Escolha um que se identifique com o seu estilo e arrase com cabelos protegidos!

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais