Beleza Extraordinária

Cabelos ressecados: o que é, qual é a causa e como cuidar dos fios no tratamento caseiro

  • O que é um cabelo ressecado? Continue lendo a matéria e descubra! (Foto: Instagram @larissabruin)
Tela cheia
Previous Next
O que é um cabelo ressecado? Continue lendo a matéria e descubra! (Foto: Instagram @larissabruin)

Pontas duplas, frizz, rigidez, opacidade... as principais características de um cabelo ressecado são a descrição de um visual que está praticamente pedindo por socorro, né?

Por sorte, esse problema tem solução - e o cuidado com os produtos certos já é capaz de reverter a situação. Mas será que você sabe explicar o que é um cabelo ressecado ou por que os fios nessa condição ficam tão fragilizados?

Para saber exatamente como prevenir, entenda o que é o ressecamento e saiba quais são as diferenças entre os cabelos secos. Depois, veja as dicas para acabar com o problema de uma vez por todas!

O que é um cabelo ressecado? Entenda a diferença entre seco x ressecado

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Mais do que um cabelo sem brilho ou com pontas de aparência "espigada", o cabelo ressecado é aquele que sofreu alteração em sua haste e, com isso, perdeu água e nutrientes.

Essa, por sinal, é a grande diferença entre o cabelo seco e o cabelo ressecado: enquanto o seco precisa de hidratação por ter perdido apenas água, o ressecado precisa de hidratação e nutrição para repor a perda dupla.

O motivo da nutrição ser tão crucial para o combate do ressecamento é porque só ela é capaz de devolver as proteínas e lipídeos, ou seja, os nutrientes perdidos. Esses nutrientes são essenciais para os fios e, quando em falta no visual, deixam os cabelos opacos, rígidos e com pontas duplas - ou seja, ressecados.

Química e ferramentas de calor são principais causadores do ressecamento nos fios

É importante lembrar que qualquer cabelo pode ficar ressecado - seja ele oleoso, misto ou seco. O ressecamento não é característica permanente, mas uma condição que geralmente está ligada à procedimentos químicos (como coloração e alisamento), ou ao uso excessivo de ferramentas de calor como chapinha, babyliss e secador.

Esses dois principais causadores do efeito ressecado nas madeixas fazem com que as cutículas fiquem levemente abertas e mais ásperas, mas não alteram a estrutura do fio - por isso, é possível reverter esse problema facilmente desde que sejam seguidos os cuidados certos.

Como tirar o ressecamento do cabelo? 6 dicas e produtos indispensáveis

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

1. Diminuir a frequência do uso da chapinha e secador para dar um tempo de descanso aos fios até que eles se recuperem;

2. Optar pela lavagem dos cabelos com água morna - uma vez que a água quente, assim como a alta temperatura dos utensílios, pode abrir as cutículas.

3. Investir em shampoos e condicionadores com queratina vegetal e óleo de rícino, dois ingredientes que ajudam a nutrir e recuperar os fios ao mesmo tempo (e estão na composição da linha Elseve Longo dos Sonhos, de L'Oréal Paris);

4. Alternar o uso de máscaras de hidratação e nutrição para repor a água e os nutrientes nos fios;

5. Apostar no creme para pentear Anti-Corte para finalizar os cabelos e concentrar o tratamento no comprimento e pontas - que costumam ser as partes mais ressecadas;

6. Usar o leave-in nos fios antes de usar uma ferramenta de calor - e levar esse hábito para a rotina diária!

 

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais