Beleza Extraordinária

Cabelos ressecados: conheça o ritual para restaurar a maciez dos fios

  • Os óleos capilares específicos para cabelos ressecados ajudam a recuperar fios danificados
Tela cheia
Previous Next
Os óleos capilares específicos para cabelos ressecados ajudam a recuperar fios danificados

Um dos problemas capilares mais comuns entre as mulheres é o ressecamento capilar. Isso acontece quando a estrutura da haste capilar – responsável pela proteção do fio - é danificada, e assim, o cabelo fica propenso a perder o brilho natural. Alguns dos fatores que comprometem a luminosidade dos cabelos são o excesso de sol, poluição, tintas e alisamentos - que levam à perda de umidade do fio e, consequentemente à falta de brilho. Outro dano que contribui para o aspecto opaco das madeixas é lavá-las com água muito quente, o que faz com que as cutículas do cabelo se abram e não permitam a reflexão da luz.

Óleo específico para recuperar cabelos ressecados

O óleo capilar é um dos maiores aliados das mulheres modernas, pois tem o poder de hidratar os cabelos com apenas algumas gotas. Além disso, o produto também nutre e repara a camada externa e a estrutura do fio a partir de seus princípios ativos como minerais, vitaminas A, D e E, entre outros. Além disso, desempenha ação protetora contra as principais agressões que provocam o ressecamento dos cabelos, como o vento, secador, escovação intensa e até os raios solares. Por obter várias funções, a L'Oréal Paris lançou um óleo à base de flores preciosas, específico para recuperar os cabelos ressecados. O resultado são cabelos intensamente nutridos, brilhosos e com toque macio.

Shampoos e condicionadores específicos

Na hora de lavar os cabelos, outro cuidado deve ser levado em conta. Os cabelos ressecados por conta de tratamentos químicos, como tintura e alisamentos, ficam mais alcalinos que o normal. Isso faz com que as escamas dilatem e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição. Por isso, o recomendado é investir em produtos que contenham pH mais ácido (entre quatro e meio e cinco e meio), ou um shampoo neutro.

Para o condicionador, deve-se levar em consideração a localização do ressecamento nos fios. Alguns são mais secos nas pontas e oleosos na raiz, outros somente nas pontas e há também os que se tornam ressecados por inteiro. O ideal é que o condicionador escolhido respeite as características de cada cabelo.

Outras alternativas para recuperar o brilho

Alguns outros cuidados eficazes, porém mais trabalhosos, podem recuperar o brilho das madeixas. Hidratar os fios durante o banho com uma máscara específica para este fim ou produtos à base de proteína hidrolisada, ceramidas ou colágeno, devolvem a umidade perdida e ajudam a restaurar os cabelos. Aplicar produtos pré-sacagem com função de proteção térmica também funciona como blindagem contra o vento quente do secador.

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!