Beleza Extraordinária

Cabelos protegidos da chuva: descubra como deixar os fios à prova de umidade em dias frios

  • Com cuidados específicos, é possível blindar os cabelos contra os efeitos da umidade
Tela cheia
Previous Next
Com cuidados específicos, é possível blindar os cabelos contra os efeitos da umidade

O outono acaba de começar e, junto com os meses mais frios do ano, chega também a preocupação com as madeixas, que frequentemente são prejudicados pelo clima chuvoso da época. No entanto, antes mesmo de precisar reverter os danos causados pelo excesso de umidade, é possível blindar os fios através de pequenos cuidados para que eles passem intactos pela temporada.

Os cabelos são formados por três camadas e é a parte exterior que tem a função de combater os danos externos. Enquanto as cutículas estão fechadas, o interior está protegido, mas, assim que elas se abrem, a umidade consegue entrar e acaba por inchar o fio. Entre os reações prejudiciais, está o frizz, aquele efeito arrepiado, que dá a impressão de que os fios estão elétricos, o excesso de volume e a opacidade.

Umidade facilita danos aos cabelos


Pesquisas já comprovaram que os cabelos ficam mais suscetíveis a danos devido a umidade. A circulação de água saindo e entrando do interior dos fios gera um estresse, facilitando sua quebra durante a escovação ou ao prendê-los. "O excesso de umidade ainda favorece a proliferação de fungos e bactérias, pois o cabelo demora mais tempo para secar completamente", comenta o hairstylist Adalto Couto, do Salão Fino Capelli.

Para prevenir o efeito arrepiado, é preciso evitar esta flutuação de água de fora para dentro do interior dos cabelos e vice-versa. "Invista em produtos antifrizz para blindar os fios contra a umidade", sugere a hairstylist Márcia Ozorio, do Studio Márcia Ozorio. Também é importante manter as madeixas hidratadas, pois, quando elas estão ressecadas, absorvem a umidade do meio ambiente mais facilmente.

Cuidados previnem efeitos da umidade


É preciso ter um cuidado ainda maior com os cabelos cacheados, que costumam ser mais ressecados. "Isto acontece porque a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar ao comprimento e às pontas devido aos obstáculos das ondulações", explica Adalto. Evite tocar excessivamente nos fios, já que a ação pode aumentar o frizz, e não esqueça do leave-in, que deixa as madeixas mais hidratadas.

Aproveite a época mais fresca do ano para lavar os cabelos com menos frequência, a cada dois dias e não diariamente, já que o shampoo poderia ressecá-los. "Sempre dê preferência a um shampoo sem sulfato", recomenda Márcia, ressaltando que a substância abre as cutículas, causando frizz. Complemente a lavagem com um condicionador rico em proteínas para fortalecer os fios.
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais