Beleza Extraordinária

Cabelos pretos: por que eles precisam de mais brilho e como alcançá-lo?

  • Aprenda a devolver o brilho para os seus cabelos pretos sem sair de casa
Tela cheia
Previous Next
Aprenda a devolver o brilho para os seus cabelos pretos sem sair de casa

As donas de madeixas pretas já devem ter notado que, mesmo que a cor esteja em dia, o visual fica detonado quando falta brilho. O colorista Adriano Liziario explica por que as madeixas escuras necessitam tanto de luminosidade e dá conselhos para recuperar a aparência saudável em casa. Siga as dicas e volte a ter madeixas impecáveis.

Por que os cabelos pretos precisam tanto de brilho?

Segundo o colorista Adriano Liziario, cabelos pretos passam por maiores problemas em relação à opacidade. "Como o preto é uma cor intensa e chapada, a luminosidade externa deveria bater nele e refletir de volta em forma de brilho", conta. Quando isso não acontece, os fios dessa tonalidade ficam com aparência de maltratados, o que já não acontece com outras cores de cabelo: "é normal ver loiros matificados e isso não influencia na aparência saudável daquele cabelo", lembra o profissional.

Manutenção da luminosidade começa nos cuidados diários

Adriano revela que uma das melhores formas de conseguir brilho é usar de 15 em 15 dias uma máscara de tratamento específica para aumentar a luminosidade dos fios. Para quem tem fios pretos como resultado de uma coloração, o profissional aconselha a usar shampoo e condicionador para cabelos tingidos: "eles evitam o desgaste, têm menos sódio e são mais suaves", revela.

Banho de brilho é a maior arma contra a opacidade

Uma das melhores medidas para recuperar a luminosidade dos cabelos pretos, segundo Adriano, é o chamado banho de brilho. O processo é feito com um tonalizante que vai envolver a superfície do fio e que pode ser usado em duas variações: o preto, que além de renovar o brilho ainda pode contornar o desbotamento; e o sem pigmento, ideal para madeixas naturalmente escuras ou que ainda estejam com a cor em perfeito estado.

Faça a manutenção protegendo as madeixas dos danos externos

Para manter o brilho que acabou de ganhar com o tonalizante, vale proteger o fio para que a opacidade não volte. Além de usar protetores térmicos antes de usar o secador ou chapinha, também vale blindar os fios contra as agressões externas: "os leave-ins com óleos essenciais e FPS criam uma camada protetora e evitam que o vento, a poluição e o sol danifiquem o cabelo", explica.

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha