Beleza Extraordinária

Cabelos pretos desbotam com mais facilidade no verão? Como manter a cor brilhante nos dias mais quentes do ano

  • Cabelos pretos desbotam com mais facilidade no verão por conta de diversos fatores
  • O cabelo preto tingido pode perder brilho e ficar com a cor desgastada no verão
  •  Vale montar uma rotina de cuidados para preservar o cabelo preto e manter a cor viva e luminosa no verão
Tela cheia
Previous Next
Cabelos pretos desbotam com mais facilidade no verão por conta de diversos fatores
  • Cabelos pretos desbotam com mais facilidade no verão por conta de diversos fatores
  • O cabelo preto tingido pode perder brilho e ficar com a cor desgastada no verão
  •  Vale montar uma rotina de cuidados para preservar o cabelo preto e manter a cor viva e luminosa no verão

Basta o verão chegar que a preocupação com a saúde dos fios redobra. Além do ressecamento e do aspecto espigado frequentemente causado pelo excesso de cloro de piscina ou água salgada do mar, outro problema que deixa grande parte das mulheres apreensivas durante o verão é o desbotamento da coloração do cabelo. A radiação ultravioleta acelera a oxidação da cor e pode desgastar até mesmo os pigmentos naturais do cabelo. Quem tem os fios coloridos, então, pode sofrer ainda mais com a exposição ao sol. E não são apenas os tons mais claros, como loiro e ruivo, que podem ficar comprometidos na estação mais quente. Os cabelos pretos desbotam com mais facilidade no verão. Veja como cuidar das suas madeixas para evitar que isso aconteça:

Por que os cabelos pretos desbotam com mais facilidade no verão?

As altas temperaturas características do verão podem ser grandes inimigas do cabelo preto. A verdade é que, assim como a maioria dos fios coloridos, os cabelos pretos desbotam com facilidade ao entrar em contato com o calor extremo dos dias de sol. Isso acontece porque as cutículas ficam mais abertas e expostas à radiação ultravioleta, fazendo com que os pigmentos percam intensidade e ganhem um perfil puxado para o avermelhado ou alaranjado. 

Além do desbotamento, o cabelo preto também pode sofrer muito com o ressecamento na estação, já que os raios UV também atuam retirando água e nutrientes das madeixas. Por isso, é essencial criar um cronograma capilar de tratamentos para devolver os nutrientes necessários e deixar os fios bonitos e saudáveis no verão.

Como blindar o cabelo preto da exposição solar e preservar a cor por mais tempo

Para manter o cabelo preto brilhante e com a cor intensa mesmo nos dias mais quentes do ano, vale a pena seguir uma série de cuidados. Assim como a pele precisa de proteção solar para evitar os danos causados pelo calor, os fios também se beneficiam muito dessa etapa na rotina de beleza. 

Vale investir em um bomleave-in com fator de proteção solar par manter o cabelo preto blindado da ação do sol. Vale buscar por fórmulas ricas em ingredientes hidratantes para preservar a aparência brilhante e macia das mechas mesmo nos dias de maior exposição ao calor. O ideal é reaplicar o protetor a cada duas horas ou sempre que entrar no mar ou na piscina.

Dicas extras para preservar a cor brilhante do cabelo preto o ano inteiro

Além da proteção solar, o cabelo preto também pode passar por uma série de rituais que ajudam a preservar o brilho. O primeiro deles é incluir a hidratação capilar na sua rotina semanal: além de devolver água à fibra, as máscaras de tratamento também conseguem potencializar a aparência luminosa e radiante dos fios.

Quem tem o cabelo preto tingido não deve abrir mão do shampoo e condicionador específicos para fios coloridos, já que eles oferecem proteção antioxidante e nutrição na medida certa. Também vale a pena intercalar as lavagens no dia a dia e dar preferência à água fria ou morna durante o banho, já que as temperaturas altas podem ressecar e desbotar ainda mais o cabelo preto.

Banho de brilho com tonalizante: aproveite para experimentar o cabelo preto azulado

Se o cabelo preto ficou opaco durante o verão, que tal apostar no banho de brilho para recuperar a luminosidade intensa dos fios? O tratamento é feito através da aplicação de um tonalizante que envolve a superfície do fio e devolve a capacidade do cabelo de refletir a luz, criando um resultado natural que renova por completo a aparência do cabelo preto.

Você também pode aproveitar a oportunidade para experimentar uma nova nuance: o cabelo preto azulado. Perfeito para criar um visual elegante e sofisticado, ele é mais frio e tem reflexos acinzentados que abrem para o azul quando estão expostos à claridade. Apesar de ser uma ótima cor para renovar o visual para o verão, não se esqueça de seguir os mesmos cuidados, ok? Proteção solar faz toda diferença para um cabelo preto azulado mais saudável e brilhante. 

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação