Beleza Extraordinária

Cabelos oleosos no verão: 7 dicas de como controlar a oleosidade excessiva nos dias de calor

  • Cabelos oleosos no verão têm jeito, sim! Leia a matéria e veja as dicas (Foto: Instagram @tiffanydbrown)
Tela cheia
Previous Next
Cabelos oleosos no verão têm jeito, sim! Leia a matéria e veja as dicas (Foto: Instagram @tiffanydbrown)

Não dá para negar que o drama de quem tem cabelo oleoso no verão fica ainda mais intenso. Com os dias bem quentes, a pele e o couro cabeludo são estimulados a produzir mais oleosidade, e o resultado acaba sendo um visual pesado e difícil de lidar no dia a dia. Se identificou com o problema? Então, a gente pode te ajudar a driblar esse cenário!

Continue lendo a matéria e veja 7 dicas que ajudam a controlar, amenizar ou disfarçar a oleosidade nos fios - com elas em mente vai ser bem mais fácil aproveitar a temporada com o visual o mais impecável possível!

1. Aposte em um shampoo mais leve e transparente para a lavagem

Na hora de lavar os fios, o seu melhor aliado é o shampoo transparente reequilibrante - justamente por ser mais leve/limpante e menos hidratante ou pesado. Além disso, por ter essa função de equilibrar o visual, ele vai ajudar a evitar o look de raiz oleosa e pontas ressecadas, distribuindo melhor o brilho pelos cabelos. Nada mais justo para fugir das pontas espigadas e duplas, né?

2. Evite ao máximo o contato do couro cabeludo com condicionador e creme

Já quando for usar o condicionador, evite ao máximo que ele entre em contato com o couro cabeludo - e essa regra vale também para máscaras de tratamento, creme de pentear, leave-in ou óleo capilar. Todos esses produtos são mais pesados e podem se acumular na raiz, gerando mais oleosidade nas madeixas.

3. Só lave os fios todos os dias se for mesmo necessário

Lavar os cabelos todos os dias não lá recomendado, afinal, limpar demais o couro cabeludo pode causar o efeito rebote e, consequentemente, mais oleosidade nos fios. De todo jeito, deixar acumular sebo e resíduos também não é indicado, por isso, se o seu caso pede lavagens diárias, faça isso com os produtos certos, como o shampoo transparente citado lá em cima. 

4. Nunca faça penteados ou durma com os cabelos ainda molhados

Prender as madeixas úmidas ou deitar para dormir logo depois de lavar as madeixas pode ser bem mais prejudicial do que parece! Esse hábito facilita a proliferação de fungos, prejudica o couro cabeludo e pode levar até à quebra dos fios. Melhor evitar, né?

5. Experimente usar o shampoo seco para ganhar um dia extra sem oleosidade

Já ouviu falar no shampoo seco? Ele é um ótimo aliado para os momentos em que a oleosidade começar a prejudicar o visual, deixando os fios mais secos e com aspecto mais bonito. Se o seu cabelo é daqueles que fica oleoso já no dia seguinte da lavagem, esse produtinho pode ser uma boa alternativa de ganhar um dia extra com o look dos fios mais levinho.

6. Lave os cabelos com água fria sempre que puder

Se você não abre mão dos banhos quentes mesmo no calor, é importante lembrar que a alta temperatura pode piorar a oleosidade dos fios - uma vez que estimula a produção das glândulas sebáceas no couro cabeludo. Para evitar esse problema, experimente usar a água morna para fria (ou totalmente fria) na hora do banho.

7. Tente deixar o cabelo secar naturalmente e evite o uso do secador

Seguindo a lógica, assim como a alta temperatura da água, a alta temperatura do secador em contato com o couro cabeludo não é uma ótima ideia para quem tem madeixas oleosas. Dê preferência para deixar que os cabelos sequem naturalmente e evite ao máximo as ferramentas de calor - pelo menos durante o verão!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação