Beleza Extraordinária

Cabelos oleosos ficam ressecados? Como lidar?

  • Cabelos oleosos também podem sofrer com o ressecamento. Para evitar esse problema, invista em hidratações e óleos capilares
Tela cheia
Previous Next
Cabelos oleosos também podem sofrer com o ressecamento. Para evitar esse problema, invista em hidratações e óleos capilares

Um problema comum que atinge muitas mulheres é a oleosidade nos cabelos. O excesso de óleo nos fios na maioria dos casos está associado à alta produção das glândulas sebáceas ou a maus hábitos no dia-a-dia, como lavar os cabelos com água muito quente e aplicar condicionador diretamente na raiz. Engana-se quem pensa que cabelos oleosos estão livres do ressecamento, já que naturalmente os cabelos mistos possuem a raiz mais oleosa e as pontas secas. Esse fenômeno acontece quando a estrutura da fibra capilar – responsável pela proteção do fio - é danificada, o que deixa o cabelo propenso a perder o brilho natural. Portanto, assim como a raiz oleosa precisa de adstringência, as pontas necessitam de hidratação, o que na prática significa jamais abrir mão da máscara capilar.

Recupe o brilho e maciez dos fios com hidratações

De acordo com a hairstylist Claudia Polidoro, do Werner Batafogo, não há diferença no tratamento dos fios ressecados quando o assunto é o tipo de cabelo, exceto pela aplicação: "quem tem cabelo oleoso deve ter cuidado para não aplicar máscara na raiz", alerta. Tanto para os oleosos, mistos, secos ou normais, a fórmula eficaz para recuperar a maciez é fazer hidratações intensivas, que possuem a função de repor a água e os nutrientes perdidos por conta dos procedimentos químicos - alguns dos fatores que levam ao aspecto ressecado. Segundo a profissional, a oleosidade natural do cabelo estimula a hidratação dos fios, por isso, a prática deve ter um intervalo de 15 dias entre os tratamentos.

Uma das vantagens, é que o cuidado pode ser realizado em casa. Antes de começar, o ideal é lavar os fios com shampoo de limpeza profunda para eliminar os resíduos que um shampoo comum não é capaz retirar e, em seguida, fazer uma segunda lavagem com o shampoo específico para seu tipo de cabelo de uso diário. Esse processo irá equilibrar a oleosidade dos fios sem deixá-los opacos.

Cuidado especial com as pontas

Uma tendência natural é que os cabelos muito longos tenham as extremidades mais ressecadas por conta da sensibilidade adquirida pelo desgaste físico e químico, fazendo com que as cutículas fiquem danificadas e os fios carentes de queratina, ceramidas e lipídios. Para evitar que as pontas se ramifiquem e duplifiquem, aplique cremes sem enxágue, como o leave-in e não esqueça dos séruns e reparadores de silicone. Estes produtos formam uma película protetora, que minimiza o efeito das agressões e evita as pontas duplas.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais