Beleza Extraordinária

Cabelos muito danificados ou coloridos podem ser tratados com ampolas capilares?

  • Ampolas conseguem recuperar fios detonados, mas precisam ser reconstrutoras para conseguir resultados satisfatórios
Tela cheia
Previous Next
Ampolas conseguem recuperar fios detonados, mas precisam ser reconstrutoras para conseguir resultados satisfatórios

As ampolas capilares cuidam dos cabelos em poucos minutos e melhoram a textura, aparência e brilho das madeixas. Apesar do efeito rápido, a dúvida que pode surgir entre muitas mulheres é: como um produto que fica pouco tempo nas mechas consegue recuperar os fios mais detonados e deixá-los saudáveis? A cabeleireira Alessandra Lassa conta que é possível recuperar os fios apenas com ampolas, mas é preciso escolher o tipo certo para trazer de volta a vida aos cabelos mais ressecados. "Ampolas de reconstrução conseguem recuperar os fios sozinhas. Em cabelos que estão muito danificados, ela pode não resolver na primeira aplicação mas na segunda ou terceira já mostra uma diferença enorme", explicou.

Ampolas reconstrutoras podem trazer os cabelos danificados de volta à vida

Essa força de recuperar fios secos e quebrados vem da fórmula, que segundo o farmacêutico e professor de farmacotécnica e cosmetologia, Lásaro Stephanelli, é mais concentrada que em máscaras de hidratação. "As ampolas de tratamento capilar apresentam em sua formulação substâncias específicas para cada tipo de cabelo e geralmente são mais concentrados quando comparados a outros produtos, o que garante sua função em doses únicas", explicou.

O motivo para escolher ampolas reconstrutoras é que, além dos poderes hidratantes, elas têm um conjunto de vitaminas e aminoácidos que recuperam a estrutura da fibra capilar. Essas substâncias repõem as proteínas (formadas por uma sequência de aminoácidos) que corrigem as pequenas fissuras no fio, criadas pelos processos químicos e uso frequente de escova e chapinha, além de dar mais rigidez e consistência ao tecido que forma a estrutura do cabelo.

Tratamentos diferentes: cabelo detonado x fios porosos

Nem sempre é necessário investir em um tratamento mais profundo. Alessandra ensina que primeiro passo é preciso descobrir o tipo de dano do cabelo, pois às vezes não é necessário usar um produto mais potente: "para identificar o fio poroso do muito danificado, é só observar características como maciez e textura. Às vezes o cabelo pode parecer detonado mas, na verdade, só precisa de uma hidratação mais potente, que é conseguida com ampolas tradicionais. Os mais danificados apresentam características mais difíceis de lidar, como o efeito elástico e mechas rebeldes".

Para quem quer investir em ampolas hidratantes, a profissional ensina que é preciso fazer um tratamento mais potente e depois partir para o cuidado com substâncias que deixam o cabelo mais saudável. "Como ampolas de hidratação não têm algumas substâncias, é preciso intercalar. Fazer um tratamento mais profundo, como a cauterização, que melhorará a fibra do cabelo e complementar o tratamento com ampolas hidratantes e com vitaminas", ensinou.

Ampolas para cabelos coloridos

As ampolas para madeixas coloridas devem ir além da hidratação, pois é preciso cuidar e manter a cor por mais tempo. Segundo Alessandra, esse tipo de produto age diretamente na cutícula do fio selando as substâncias na fibra e aumentando, assim, a fixação da tintura.

Essa característica também ajuda a combater a aparência ressecada porque ao fechar as escamadas do cabelo, a ampola consegue mantê-lo mais hidratado. A cabeleireira também explica que essa é a mesma característica das ampolas de hidratação, que fecham as escamas do fio, mantendo o cabelo sem aspecto ressecado e aumentando o brilho natural.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial