Cabelos mistos: 5 dicas de como cuidar dos fios com raiz oleosa e pontas secas

Manter a harmonia dos cabelos mistos, hoje em dia, não é uma tarefa tão complicada assim. Com o avanço no mundo dos cosméticos, as mulheres que têm raiz oleosa e pontas ressecadas já podem apostar em shampoos e condicionadores que resolvam os dois problemas de uma vez, controlando a oleosidade excessiva ao mesmo tempo que hidrata os fios. No entanto, outros cuidados são essenciais para manter as madeixas mistas equilibradas e saudáveis, com a aparência perfeita. Confira 5 dicas e atualize rua rotina capilar! 

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelos-mistos-5-dicas-de-como-cuidar-dos-fios-com-raiz-oleosa-e-pontas-secas" }

1 - Aposte em shampoos e condicionadores específicos

A tendência detox, que ganhou o coração das mulheres com rotina saudável, já ganhou uma extensão para os cabelos através de shampoos e condicionadores com essências verde detox e alga azul. Os cabelos mistos possuem excesso das glândulas sebáceas, mas que não chegam até as pontinhas do cabelo e, por isso, estes componentes são super leves e perfeitos para purificar o couro cabeludo, equilibrando os dois problemas. Por ser transparente, o shampoo age profundamente na raiz, enquanto o condicionador cremoso tem poder de dar uma super hidratação em pontas secas e espigadas - muito comum em madeixas que passam por alisamentos ou coloração. 

2 - Lave o cabelo dia sim ou dia não

Diferente do que muitas mulheres com cabelos oleosos pensam, lavar demais os fios não vai acabar com a oleosidade excessiva da raiz. O que pode acontecer é o efeito contrário, já que o organismo vai entender que precisa produzir mais glândulas sebáceas naquela região, além de deixar as pontas ainda mais ressecadas. Por isso, o mais indicado para os cabelos mistos é intercalar as lavagens, ou seja, lavar dia sim, dia não. Desse modo, haverá um equilíbrio entre a raiz com oleosidade normal e as pontas hidratadas. Se a raiz aguentar mais de um dia sem receber shampoo, também vale dar um intervalo de dois dias, já que dará tempo de as pontas receberam a oleosidade natural do cabelo. Lembre-se de terminar a lavagem com um jato de ágria fria, que fechará as cutículas, além de intensificar o brilho natural dos cabelos.

3 - Invista em um pré-shampoo ou shampoo anti-resíduos uma vez por semana

Todo cabelo, em algum momento, precisará de uma limpeza profunda para retirar impurezas e resquícios de produtos que acabam pesando os fios. As donas de cabelos mistos também podem apostar sem medo no pré-shampoo anti-resíduos, que vai limpar toda oleosidade da raiz e abrir a cutícula dos fios para que o shampoo, o condicionador, creme para pentear ou máscara sejam absorvidos com mais facilidade, potencializando a hidratação. A dica é usar o pré-shampoo uma vez por semana ou a cada dia 15 dias - o que vai depender da intensidade da oleosidade do cabelo.

4 - Não abra mão de hidratação ou de produtos a base de óleo

Quem tem cabelo misto ou oleoso costuma ter receio em inserir produtos na rotina além do shampoo e condicionador, que podem agravar o aspecto pesado e oleoso das madeixas. No entanto, esta preocupação é um mito, já que a máscara de hidratação, por exemplo, só irá agir do comprimento para as pontas, repondo nutrientes e hidratando as áreas ressecadas. Já o óleo de silicone e o leave-in, indicados para a hora da finalização, vão agir nas pontinhas, protegendo as cutículas de ações externas e selando as prováveis pontas duplas. A dica é optar por fórmulas leves, que não vão pesar ao longo do dia.

5 - Não exagere no secador e na chapinha

Uma dica superimportante para as donas de cabelo mistos - que geralmente são ondulados e alisados - é evitar sair de casa com os fios molhados para que a ação do vento não acarrete no tão indesejado frizz. Ao mesmo tempo, é preciso moderar o uso do secador e da chapinha, que podem agilizar o ressecamento das pontas. Nestes casos, a dica é deixar os cabelos secarem naturalmente e, se não der tempo antes de um compromisso importante, use protetores térmicos nos fios antes de ligar o secador, para que as fibras capilares fiquem bem protegidas das altas temperaturas. Além disso, procure manter o secador a cerca de 10 centímetros de distância do cabelo.

Matéria publicada em 19 de março de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelos-mistos-5-dicas-de-como-cuidar-dos-fios-com-raiz-oleosa-e-pontas-secas" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/cabelos-com-frizz-como-combater-a-raiz-arrepiada-com-oleo-capilar-e-ainda-ganhar-fios-hidratados", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"cabelos-com-frizz-como-combater-a-raiz-arrepiada-com-oleo-capilar-e-ainda-ganhar-fios-hidratados", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/carol-92-122/92/mulher-mexendo-em-seus-cabelos-cacheados.jpg?rev=0aa9ffdf2e774634a6cba356a10b1756", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-04-15T14:47:45+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:16:41+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/lavar-os-cabelos-com-shampoo-duas-vezes-durante-o-banho-e-necessario-entenda", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"lavar-os-cabelos-com-shampoo-duas-vezes-durante-o-banho-e-necessario-entenda", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/396-418/402/mulher-passando-pente-em-seu-cabelo-(1).jpg?rev=b17dd820ec4d49a28eea29d3d93ed8a1", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-11-18T14:30:35+00:00", "dateModified": "2022-01-06T02:59:32+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/cabelos-mistos-5-dicas-de-como-cuidar-dos-fios-com-raiz-oleosa-e-pontas-secas", "name": "cabelos-mistos-5-dicas-de-como-cuidar-dos-fios-com-raiz-oleosa-e-pontas-secas" } } ] }