Beleza Extraordinária

Cabelos mistos: 5 dicas de como cuidar dos fios com raiz oleosa e pontas secas

  • Descubra 5 dicas especiais para cuidar dos cabelos mistos!
Tela cheia
Previous Next
Descubra 5 dicas especiais para cuidar dos cabelos mistos!

Manter a harmonia dos cabelos mistos, hoje em dia, não é uma tarefa tão complicada assim. Com o avanço no mundo dos cosméticos, as mulheres que têm raiz oleosa e pontas ressecadas já podem apostar em shampoos e condicionadores que resolvam os dois problemas de uma vez, controlando a oleosidade excessiva ao mesmo tempo que hidrata os fios. No entanto, outros cuidados são essenciais para manter as madeixas mistas equilibradas e saudáveis, com a aparência perfeita. Confira 5 dicas e atualize rua rotina capilar! 

1 - Aposte em shampoos e condicionadores específicos


A tendência detox, que ganhou o coração das mulheres com rotina saudável, já ganhou uma extensão para os cabelos através de shampoos e condicionadores com essências verde detox e alga azul. Os cabelos mistos possuem excesso das glândulas sebáceas, mas que não chegam até as pontinhas do cabelo e, por isso, estes componentes são super leves e perfeitos para purificar o couro cabeludo, equilibrando os dois problemas. Por ser transparente, o shampoo age profundamente na raiz, enquanto o condicionador cremoso tem poder de dar uma super hidratação em pontas secas e espigadas - muito comum em madeixas que passam por alisamentos ou coloração. 

2 - Lave o cabelo dia sim ou dia não

Diferente do que muitas mulheres com cabelos oleosos pensam, lavar demais os fios não vai acabar com a oleosidade excessiva da raiz. O que pode acontecer é o efeito contrário, já que o organismo vai entender que precisa produzir mais glândulas sebáceas naquela região, além de deixar as pontas ainda mais ressecadas. Por isso, o mais indicado para os cabelos mistos é intercalar as lavagens, ou seja, lavar dia sim, dia não. Desse modo, haverá um equilíbrio entre a raiz com oleosidade normal e as pontas hidratadas. Se a raiz aguentar mais de um dia sem receber shampoo, também vale dar um intervalo de dois dias, já que dará tempo de as pontas receberam a oleosidade natural do cabelo. Lembre-se de terminar a lavagem com um jato de ágria fria, que fechará as cutículas, além de intensificar o brilho natural dos cabelos.

3 - Invista em um pré-shampoo ou shampoo anti-resíduos uma vez por semana

Todo cabelo, em algum momento, precisará de uma limpeza profunda para retirar impurezas e resquícios de produtos que acabam pesando os fios. As donas de cabelos mistos também podem apostar sem medo no pré-shampoo anti-resíduos, que vai limpar toda oleosidade da raiz e abrir a cutícula dos fios para que o shampoo, o condicionador, creme para pentear ou máscara sejam absorvidos com mais facilidade, potencializando a hidratação. A dica é usar o pré-shampoo uma vez por semana ou a cada dia 15 dias - o que vai depender da intensidade da oleosidade do cabelo.

4 - Não abra mão de hidratação ou de produtos a base de óleo

Quem tem cabelo misto ou oleoso costuma ter receio em inserir produtos na rotina além do shampoo e condicionador, que podem agravar o aspecto pesado e oleoso das madeixas. No entanto, esta preocupação é um mito, já que a máscara de hidratação, por exemplo, só irá agir do comprimento para as pontas, repondo nutrientes e hidratando as áreas ressecadas. Já o óleo de silicone e o leave-in, indicados para a hora da finalização, vão agir nas pontinhas, protegendo as cutículas de ações externas e selando as prováveis pontas duplas. A dica é optar por fórmulas leves, que não vão pesar ao longo do dia.

5 - Não exagere no secador e na chapinha

Uma dica superimportante para as donas de cabelo mistos - que geralmente são ondulados e alisados - é evitar sair de casa com os fios molhados para que a ação do vento não acarrete no tão indesejado frizz. Ao mesmo tempo, é preciso moderar o uso do secador e da chapinha, que podem agilizar o ressecamento das pontas. Nestes casos, a dica é deixar os cabelos secarem naturalmente e, se não der tempo antes de um compromisso importante, use protetores térmicos nos fios antes de ligar o secador, para que as fibras capilares fiquem bem protegidas das altas temperaturas. Além disso, procure manter o secador a cerca de 10 centímetros de distância do cabelo.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais