Beleza Extraordinária

Cabelos longos na gravidez e no pós parto: como cuidar dos fios com as mudanças de texturas dessas fases e evitar o corte

  • Veja como cuidar dos cabelos longos durante e após a gravidez para evitar o corte (Foto: Instagram @sarahangius)
  • Proteger as pontas dos cabelos longos pode te ajudar a evitar o corte (Foto: Instagram @sazan)
  • Manter os cabelos longos durante a gravidez é possível, mas mudanças drásticas devem ser acompanhadas por um médico, ok? (Foto: Instagram @lipstickncurls)
Tela cheia
Previous Next
Veja como cuidar dos cabelos longos durante e após a gravidez para evitar o corte (Foto: Instagram @sarahangius)
  • Veja como cuidar dos cabelos longos durante e após a gravidez para evitar o corte (Foto: Instagram @sarahangius)
  • Proteger as pontas dos cabelos longos pode te ajudar a evitar o corte (Foto: Instagram @sazan)
  • Manter os cabelos longos durante a gravidez é possível, mas mudanças drásticas devem ser acompanhadas por um médico, ok? (Foto: Instagram @lipstickncurls)

Durante a gravidez e primeiros meses do bebê, pode parecer um desafio lidar com as novidades da maternidade e cabelos longos ao mesmo tempo. Além das mudanças de textura provocadas pelos hormônios, a queda capilar também pode se intensificar nesse período. Por isso, muitas futuras mães escutam de parentes e amigos que precisarão dizer adeus às madeixas longas. Mas será que isso é mesmo necessário?

Se você é adepta dos cabelos bem longos e não quer ter que abrir mão do visual quando o bebê chegar, essa matéria vai te ajudar muito. A gente já dá um spoiler: com alguns cuidados práticos no dia a dia, dá sim para conciliar os cuidados com os fios e com o recém nascido. Vale lembrar que se as mudanças capilares forem muito drásticas, vale a pena conversar com o seu obstetra para entender o que está acontecendo, ok? Vem conferir essas dicas!

1. Aproveite a gravidez para cuidar da saúde dos fios

Depois que o bebê nascer, é natural que você tenha um pouco menos de tempo para se dedicar aos cabelos longos. Mas isso não significa que você precise descuidar das madeixas. Aproveite a gravidez para tratar seu cabelo e garantir que ele esteja forte e saudável. Assim, você não vai precisar dedicar tanto tempo aos tratamentos capilares no período pós-parto.

2. Aposte em um shampoo fortalecedor para evitar a queda e quebra

Usar uma linha de shampoo e condicionador com ingredientes fortalecedores, como o óleo de rícino, é uma forma rápida e fácil de manter os cabelos longos. Afinal, esse tipo de produto ajuda a reduzir a quebra e a queda dos fios, questões comuns em grávidas e mulheres com bebês recém nascidos por causa das mudanças hormonais do corpo. Assim, você tem um problema a menos para se preocupar nesse momento tão atarefado.

3. Mantenha uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas

Talvez você já tenha ouvido falar que a alimentação influencia muito na saúde do cabelo. Pois essa é uma das principais dicas para manter os fios longos bonitos e saudáveis durante e após a gravidez. Nesse período, é normal que as mulheres estejam mais atentas à alimentação equilibrada, então aproveite para incluir nutrientes como as vitaminas A, C e E e garantir madeixas mais fortes. 

4. Aproveite a hora do banho para fazer hidratações

A gente sabe que a vida com um recém nascido é uma correria interminável e, muitas vezes, pode faltar tempo mesmo para tarefas simples, como hidratar o cabelo. Para facilitar a tarefa, você pode apostar em hidratações no banho. Fazer isso é muito rápido e fácil: você só preciso substituir o condicionador por uma máscara de tratamento uma vez por semana, deixar agir por 5 minutos e enxaguar normalmente. A dica é aplicar o produto no início do banho, deixar agir e enxaguar no final.

5. Que tal deixar as ferramentas de calor um pouco de lado?

As ferramentas de calor, como secador e chapinha, fazem parte da rotina de muitas mulheres. Se, por um lado, elas podem ser muito práticas, por outro, contribuem para o ressecamento dos fios. Que tal deixar seu cabelo longo secar naturalmente e evitar os danos causados pelo calor? E, é claro, quando for necessário secar as madeixas com secador, não se esqueça de usar um protetor térmico

6. Proteja as pontinhas para adiar um pouco mais o corte

Uma das principais reclamações, quando se trata de cabelos longos, são as pontinhas ressecadas e as pontas duplas. Mas, se você quer adiar um pouco o próximo corte e manter o visual Rapunzel, a dica é proteger as pontas. Aplique um pouco de óleo capilar após cada lavagem: você só precisa de 1 minuto e evita que as pontas do cabelo fiquem ressecadas e porosas.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação