Os cabelos castanhos e longos são sempre um charme à parte no visual, sejam eles claros e uniformes, médios e iluminados ou escuros e profundos! Ainda assim, para que os fios fiquem sempre bem brilhosos e valorizados tanto em comprimento quanto em tonalidade, vale apostar nos cortes mais retos e nas luzes discretas - no tom compatível com a pele e as madeixas - para emoldurar o rosto da melhor forma possível. O que não faltam são ideias, dicas e truques para dar mais vida e aproveitar ao máximo o tom marrom nas mechas. Anote todos os segredos para um cabelo longo e castanho perfeito e aproveite!
Corte em camadas ajuda a destacar mais os fios castanhos no rosto
Uma das melhores maneiras de valorizar bastante os cabelos longos e mais escuros é apostar no corte com camadas. Esse tipo de estilização moldura bem o rosto, garante mais movimento e, de quebra, valoriza bastante a textura dos fios castanhos sem mexer no comprimento. No entanto, é sempre válido considerar o formato do rosto, o tipo de cabelo - se mais grosso ou fino, por exemplo - e, a partir disso, adaptar o corte conforme a necessidade do fio.
Dica: para dar ainda mais charme ao visual, uma dica bem interessante é apostar na franjinha curta e estilosa ou até mesmo na franja longa e mais clássica. Esses dois formatos, mesmo que bastante diferentes, são perfeitos para deixar o look em camadas mais jovem e cheio de atitude - além de estar super na moda!
O tom certo das luzes para cabelos castanhos deve ser analisado pela cor da pele e dos fios
Já quando o assunto é coloração, se a ideia é iluminar o visual sem abrir mão dos fios escuros, quem é leitora do Beleza Extraordinária já sabe: o que não faltam são opções de técnicas diferentes para renovar a aparência de forma discreta como no processo Dark Light ou mais ousada como no Tiger Eye - tudo sem perder a essência morena dos cabelos.
Ainda assim, vale lembrar que a cor usada para as luzes nos fios é que faz toda diferença no resultado final impecável, portanto, para escolher a que mais se adequa ao seu caso, é preciso analisar dois fatores: a cor natural que aparece na raiz dos fios e também o tom de pele. Morenas amareladas, por exemplo, podem investir em nuances mais douradas nos fios, enquanto morenas avermelhadas devem preferir tons claros mais queimados ou acinzentados.
Beach waves ajudam a valorizar o corte e coloração nas madeixas escuras
Por fim, vale destacar que a tendência do momento para garantir balanço e destaque às madeixas é investir nas ondas naturais e bem caprichadas, por isso, vale aprender a fazer as "beach waves" em casa e apostar nesse efeito tanto nos cabelos soltos quanto para penteados mais elaborados. Siga o passo a passo a seguir e aprenda como ter fios perfeitamente modelados sem nenhum trabalho:
1- Com os fios limpos e arrumados, comece o processo segurando o babyliss na diagonal;
2- Em seguida enrole a mecha com firmeza no aparelho;
3- Retire o babyliss dos cabelos sem deixar que a mecha se desfaça;
4- Puxe a ponta da mecha para baixo durante aproximadamente 3 segundos e solte;
5- Aplique o spray fixador para garantir que o efeito dure ainda mais e prontinho!
Redação: Raquel Carletto