Beleza Extraordinária

Cabelos loiros para morenas e negras: tonalidades que mais combinam com a pele escura

  • O loiro mel é dos melhores tons de loiro para morenas e negras; conheça mais nuances que harmonizam com a pele mais escura! (Foto: Instagram @curlsandcouture)
  • Para mulheres negras de pele escura, o loiro escuro é uma nuance que faz um belo contraste com a pele, deixando o look ousado e moderno na medida certa (Foto: Instagram @jackieaina)
  • O loiro platinado com a raiz esfumada traz naturalidade para mulheres de pele morena (Foto: Instagram @goldenn_xo)
  • Além de entrar em perfeita harmonia com a pele morena, a nuance loiro mel destaca os olhos castanhos (Foto: Instagram @curlsandcouture)
  • O loiro nude é uma das melhores tonalidades de cabelos loiros para morenas e negras (Foto: Instagram @sonjdradeluxe)
Tela cheia
Previous Next
O loiro mel é dos melhores tons de loiro para morenas e negras; conheça mais nuances que harmonizam com a pele mais escura! (Foto: Instagram @curlsandcouture)
  • O loiro mel é dos melhores tons de loiro para morenas e negras; conheça mais nuances que harmonizam com a pele mais escura! (Foto: Instagram @curlsandcouture)
  • Para mulheres negras de pele escura, o loiro escuro é uma nuance que faz um belo contraste com a pele, deixando o look ousado e moderno na medida certa (Foto: Instagram @jackieaina)
  • O loiro platinado com a raiz esfumada traz naturalidade para mulheres de pele morena (Foto: Instagram @goldenn_xo)
  • Além de entrar em perfeita harmonia com a pele morena, a nuance loiro mel destaca os olhos castanhos (Foto: Instagram @curlsandcouture)
  • O loiro nude é uma das melhores tonalidades de cabelos loiros para morenas e negras (Foto: Instagram @sonjdradeluxe)

Os cabelos loiros são queridinhos das mulheres brasileiras. Do loiro escuro ao loiro platinado, as diversas nuances e tonalidades dessa coloração agradam a mulheres de todos os gostos, personalidades e também de todos os tons de pele, inclusive as mais bronzeadas e escuras. Quando se fala de cabelos loiros para morenas e negras, o segredo está na harmonização da tonalidade escolhida com a cor da pele.

Todas nós temos um subtom de pele - ou temperatura de pele - que deve ser o ponto de partida para escolher a cor mais indicada para o seu cabelo. Não só para transformar os fios, mas também para ressaltar e valorizar os traços do seu rosto e sua cor.

Quem já teve cabelos claros, sabe que o loiro é uma coloração democrática quando a escolha de tons é acertada. Mas quem nunca experimentou as colorações loiras pode ter dúvidas quanto a qual nuance escolher. Se esse é o seu caso, confira as dicas abaixo e saiba como realizar o sonho das madeixas douradas de acordo com a sua cor e subtom de pele.

Conhecer o subtom de pele é o primeiro passo para escolher os melhores tons de loiros para morenas e negras

As possibilidades são diversas quando se trata de cabelos loiros. Para não se perder em meio à tantas opções, a dica é se atentar para as nuances da coloração e seu subtom de pele, que pode ser frio ou quente, para saber se eles combinam.

Descobrir o seu subtom é bem simples: peles com subtom quente tem o fundo amarelado e ficam melhores com acessórios dourados. Além disso, pessoas com essa temperatura de pele geralmente têm veias esverdeadas. Por outro lado, as peles de subtom frio tem o fundo rosado, ficam melhores com acessórios prateados e tem veias azuladas.

Entre os tons de loiros, há os loiros frios, que são mais claros e sóbrios, e os loiros quentes, que são mais vivos e iluminados. Os loiros frios harmonizam melhor com peles de subtom frio, mais claras e rosadas. Já os loiros quentes, entram em harmonia com peles de subtom quente, mais amareladas e escuras. 

Mas isso não quer dizer que uma pessoa com tom de pele quente não pode utilizar tons de loiros frios e vice-versa. Quando se trata de coloração o importante é se sentir bem e confortável com a nuance escolhida. E alguns truques na hora de pintar os cabelos, como esfumar a raiz, podem fazer qualquer tonalidade de loiro funcionar. 

O loiro mel é uma das melhores nuances de cabelos loiros para mulheres morenas e negras com subtom de pele quente

O loiro mel é uma das nuances mais democráticas quando se fala de cabelos loiros e cai muito bem em peles bronzeadas e escuras com subtom quente e amarelado. O segredo da versatilidade dessa tonalidade está no fato de que ela está entre o castanho claro e o loiro escuro, o que proporciona um efeito iluminado e sensual, mas sem perder a naturalidade.

Além do contraste equilibrado que ilumina as peles mais morenas, esse tom de loiro é uma das cores de cabelo que realçam os olhos castanhos. Por esse motivo, esse tonalidade se tornou uma das queridinhas das morenas e negras.

Com a chegada do verão, o loiro mel dourado é uma ótima opção de cor para a estação e para quem quer começar o ano de cara nova. As madeixas douradas são uma das tendências de cores de cabelo para o verão, já que além de valorizar as peles bronzeadas, o loiro e as cores vivas têm tudo a ver com a estação mais quente do ano.

Por se tratar de uma coloração não muito clara, é possível alcançar o loiro mel em casa, se o seu cabelo for castanho claro ou médio. Se o seu cabelo for colorido ou muito escuro, é recomendado fazer a descoloração dos fios para alcançar a tonalidade.

Loiro escuro é opção clássica e sóbria para todos os tons de pele

O loiro escuro é uma das opções de tons de loiros para morenas e negras que estejam em busca de uma tonalidade mais clássica e sutil. Fruto da mistura do castanho com o loiro, essa tonalidade favorece os mais diversos tons de pele, das mais claras às mais escuras. 

Por ser mais sóbrio e discreto, é perfeito para quem busca um contraste mais equilibrado e mais naturalidade ao fazer a transformação. Quem tem subtom de pele quente, pode explorar o loiro escuro acinzentado; já as mulheres com subtom de pele frio, podem apostar na tonalidade mais natural.

Outro ponto positivo do cabelo loiro escuro para morenas e negras é que ele pode ser facilmente atingido em casa, caso você tenha cabelos naturais ou cores de base mais claras, como o castanho claro ou loiros claros. Caso tenha cabelos coloridos de preto ou castanho escuro, será necessário descolorir os fios para atingir o loiro escuro, já que as colorações feitas para uso em casa clareiam de 2 a 3 tons em cabelos naturais.

Morenas e negras podem apostar no loiro platinado para um look moderno e marcante

Para as morenas e negras que procuram uma nuance mais marcante, o cabelo loiro platinado é uma opção bastante recomendada. Essa tonalidade é para quem busca o equilíbrio entre um visual ousado e elegante ao mesmo tempo.

Esse loiro favorece as peles com subtons mais frios, mas isso não quer dizer o platinado não é uma opção de cabelo loiro para morenas e negras com subtom de pele quente. O que fará mesmo a diferença no resultado final é a forma de aplicação: da raiz às pontas ou com a raiz esfumada, para equilibrar o contraste entre a tom de pele e o tom da coloração.

Essa técnica consiste em colorir a raiz com um tom mais escuro, fazendo uma transição mais suave para a coloração do comprimento e pontas. Dessa forma, além de suavizar o contraste entre a coloração e o tom de pele, o esfumado na raiz também aumenta o tempo entre uma manutenção e outra. Aqui no Beleza Extraordinária há um passo a passo de como esfumar a raiz do cabelo em casa.

Além disso, é importante ter em mente que o processo para atingir o loiro platinado varia de acordo com cada textura de cabelo. No caso de morenas e negras com cabelos cacheados, alguns cuidados específicos com os fios, como caprichar nas hidratações e reconstruções, são necessários antes de descolorir e também depois do procedimento.

O loiro nude é uma das nuances mais democráticas e versáteis de cabelos loiros para morenas e negras

Coloração que surgiu nos últimos anos, o loiro nude é uma das tonalidades mais versáteis de cabelos loiros para morenas e negras. Isso acontece porque ele varia para acompanhar cada tom de pele e criar o visual monocromático. Em mulheres de pele negra, o cabelo loiro nude será mais escuro, com um fundo levemente marrom. Já nas mulheres de pele bronzeada, a cor pode se aproximar de um tom mais dourado.

Uma das principais características dessa nuance é o ar vintage e moderno ao mesmo tempo, já que os looks monocromáticos estão super em alta, nas roupas, nos cabelos e até nas maquiagens. Assim, é muito indicado para quem busca um visual clássico sem perder originalidade e a personalidade.

Mais uma vantagem do cabelo loiro nude é a que o tempo de retoque da raiz pode ser maior - fica a seu critério - já que a cor é formada pela mistura de tons quentes e frios que vão se misturar ao cabelo natural, formando um suave degradê a medida que a raiz for crescendo.

Cabelos loiros precisam de cuidados diários para a manutenção da saúde dos fios e duração da cor

Tão importante quanto a escolha da cor são os cuidados com os cabelos loiros no dia a dia, com produtos adequados para a manutenção pós coloração, a fim de evitar o ressecamento e o amarelamento dos fios. Para isso, aposte em uma rotina de cuidados capilares para cabelos coloridos, incluindo máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

Outro fator essencial na manutenção dos loiros são os retoques de raiz, que devem ser feitos de um a três meses após a coloração ou de acordo com a velocidade de crescimento do seu cabelo. Lembre-se também de seguir as instruções da embalagem do fabricante da coloração para melhores resultados.

Com os retoques feitos de forma correta e tratamentos capilares em dia, você garante um cabelo loiro saudável e bonito por mais tempo.

Redação: Amanda Cardoso 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação